Em pauta!

sexta-feira, dezembro 08, 2017

[Informação] Tóquio'2020 e a escolha de seus mascotes


O ciclo olímpico pede passagem...

Em 2016, o Netoin! fez alguns textos especiais sobre as Olimpíadas (relembre aqui), que estavam ocorrendo em solo brasileiro, mais precisamente na cidade do Rio de Janeiro. Naquela ocasião, os posts foram conduzidos pelo mascote Netotin, que de tempos em tempos aparece por aqui para aprontar alguma coisa. E se há um ponto no qual os Jogos (olímpicos e paralímpicos) deixaram muitas saudades para a minha pessoa, sem dúvida o mesmo está diretamente relacionado aos seus mascotes.

Fazia muito tempo desde a última vez na qual este humilde blogueiro sentiu-se bem ao ver os mascotes dos Jogos em ação. Neste século, infelizmente, tal sentimento ainda não havia sido alcançado, ao menos não até ver a dupla Vinícius e Tom aprontando das suas. Verdade seja dita, estes dois simpáticos mascotes podem ser considerados os melhores do movimento olímpico deste século (ao menos em um ponto de vista bem pessoal), pois souberam representar bem algumas características da fauna e da flora brasileira, além de terem tido uma participação elogiável durante as competições.

Agora, os olhares do mundo se voltarão para o arquipélago nipônico, o Japão, cuja capital (Tóquio) sediará os eventos olímpicos e paralímpicos em 2020. E o tema não poderia ser outro pois, como se faz presente no enunciado deste post, os mascotes para Tóquio'2020 estão para serem oficialmente escolhidos, nobre visitante.


Pouco tempo após o término dos Jogos do Rio'2016 (veja aqui), o Comitê dos Jogos Tóquio'2020 havia anunciado que alguns de seus conhecidos personagens dos animes e mangás tinham sido escolhidos como sendo seus embaixadores (acesse o post referente aqui). Visando uma aproximação com o público geral (não apenas os japoneses no caso), o Comitê para 2020 iniciou muito bem os seus trabalhos para tanto. Contudo, e ao contrário do que várias pessoas imaginavam, tais personagens não seriam os mascotes de Tóquio'2020, fato este que agora ganhou real forma e consciência.

Após uma cuidadosa busca, resultante do total de 2042 trabalhos enviados para o Comitê dos Jogos Tóquio'2020, chegou-se aos três finalistas. Na verdade, são seis mascotes divididos em três duplas, onde cada integrante representa os movimentos olímpico e paralímpico. Cada um destes trabalhos foi feito com esmero, o que é notório logo à primeira vista. E para este humilde blogueiro, este será um pleito difícil para se chegar à dupla vencedora (muito embora já exista uma torcida especial aqui).

Nenhuma das três duplas de mascotes possuem nomes oficiais. Isto leva a crer que, em teoria, os mesmos serão escolhidos em um molde similar ao ocorrido na Rio'2016. Porém, todos os seis personagens possuem seus carismas próprios e únicos, mostrando características do Japão como um todo, desde suas tradições mais antigas até a sua modernidade mundialmente conhecida. Enfaticamente, o trio de duplas vem à possuir diferenças singulares entre seus variantes olímpicos e paralímpicos, mas isto não diminui o respeito mútuo ali inserido, entre os mesmos. E este, nobre visitante, é um dado mais do que fundamental para o pleito em si.


A parte mais interessante disto está em quem votará na escolha da dupla vencedora. Esta responsabilidade recairá às crianças japonesas, estudantes do período elemental (seria o período de ensino primário no Brasil), entre os dias 11 de dezembro de 2017 e 22 de fevereiro de 2018. Após a data de finalização, o site oficial dos Jogos de 2020 mostrará ao mundo qual foi a dupla vencedora.

Os japoneses, que já sediaram tanto os Jogos de Verão como também os de Inverno, mostrarão pela segunda vez em sua capital o potencial que este povo tem de organizar um evento desta magnitude. Se em 1964 a ideia estava em mostrar o crescimento e ressurgimento de uma nação fortemente abalada após a Segunda Guerra Mundial, desta vez o ideal por detrás destes Jogos, para 2020, será outro.

Nobre visitante, sinta-se convidado à acompanhar a escolha da dupla de mascotes que representará Tóquio'2020 para o mundo todo. E desde agora, que os personagens que tens como preferidos possam ter melhor sorte no pleito.

Aguardar é preciso...


Sobre os mascotes, no site oficial dos Jogos Tóquio'2020
clique aqui para acessar (em inglês)

Vídeos de apresentação das duplas candidatas à mascotes de Tóquio'2020 (via YouTube)
#01 / #02 / #03

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ #netoin11anos ]


Conheça o autor do Netoin!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!