Em pauta!

terça-feira, dezembro 25, 2018

[Fim de Temporada] Gaikotsu Shotenin Honda-san


Aventuras do cotidiano no trabalho...

O ano de 2018 foi, para este humilde blogueiro, de mesma intensidade animística aos doze meses de 2017. A discrepância, basicamente, inexistiu. O total de animes vistos, a serem separados entre bons e ruins, foi bem próximo. Com base nisto tudo, esta seção do Netoin! haveria de fazer uma análise sincera e objetiva de uma obra que tenha cativado, com maestria, ao longo de sua exibição. Não apenas o anime escolhido se encaixa perfeitamente nisto, como (e principalmente) tal título se manteve sempre assim, sem um mínimo de declínio na sua qualidade.

Esta honraria caberia a alguns títulos bem específicos. Mas a escolha acabou sendo de um anime recém encerrado que, como alicerce central de seu enredo, buscou contar um pouco do dia-a-dia de quem trabalha em uma livraria. Dentro deste contexto, cada episódio trouxe duas temáticas, e todas elas souberam abranger muito (se não todos) os mais diversos tópicos do cotidiano neste local. E tudo isto foi narrado sob a perspectiva de um dos seus colaboradores, conhecido pelo singelo nome de Honda.

Com isto, chega-se ao nome do anime, que é Gaikotsu Shotenin Honda-san (no português aproximado seria algo como Vendedor de Livros com Cara de Caveira Honda-san). Obviamente, isto vai de encontro com o visual do simpático protagonista que é, efetivamente, uma caveira ambulante. Aliás, cabe aqui ressaltar que cada colaborador da livraria retratada neste anime se apresentou de uma maneira bem diferenciada, cujos nomes estiveram bem próximos disto também.

Honda-san, o simpático protagonista do anime.

Basicamente, Gaikotsu Shotenin Honda-san buscou ser simples em sua narrativa, com explanações básicas sobre a ambientação nele retratada. E isto funcionou muito bem, principalmente graças a dois fatores bem importantes, presentes na obra ao longo de sua exibição. O primeiro deles foi como cada personagem incorporou perfeitamente a sua função dentro da livraria contando, inclusive, com os esterótipos ligados às suas atividades mais corriqueiras. Por sua vez, o segundo fator esteve ligado a duração de cada episódio deste anime, tendo este sido de apenas onze minutos e que acabou funcionando muito bem (sendo uma adaptação de web mangá, também esta ideia foi a mais acertada possível).

Diversas situações, das mais comuns até àquelas conhecidas como bem raras, tiveram espaço em Honda-san. Entre tais, os maiores destaques se deram com o atendimento ao cliente, sob varias óticas (e diferentes tipos de pessoas a serem atendidas). Um dos destaques foi quando o Honda teve de atender a um estrangeiro, e este era brasileiro (em uma situação difícil para o protagonista, cuja finalização acabou sendo a melhor possível). Nem tudo foi apenas de bons momentos, pois a clientela mais exigente e/ou estressada também teve vez no anime.

Quando se fala aqui do cotidiano no trabalho, obviamente os acertos e desentendimentos entre os colaboradores também foi pauta em vários momentos deste anime. As situações mais simples, tanto quanto as mais inusitadas e complicadas, acabaram servindo de tópico. Vários personagens se destacaram nisto, como a Armour (chefe de uma das seções da livraria), o Kamibukuro (um dos colegas de trabalho do Honda) e a Pest Mask (uma das líderes do lugar), dentre todos os integrantes deste elenco que soube demonstrar grande poder de carisma.

A interação interna é importante.

Tecnicamente, Gaikotsu Shotenin Honda-san pode ser definido como um anime de conceito visual bem básico, sem nenhum atrativo que o faça digno de grande recordação. Entretanto, esta obra foi bem trabalhada em seu visual, o que abrange a ambientação, uso de cores e desenho dos personagens. Mesmo animes simples nesta área podem ser mal apresentados e/ou trabalhados mas, no caso de Honda-san, tudo acabou soando muito bem aos olhos do telespectador.

Cabe aqui ressaltar que o mesmo tratamento básico ocorreu com a parte acústica deste anime. Mas, neste ponto, Honda-san foi extremamente simples. Sonoramente, nada teve destaque significativo nesta obra. Entretanto, a sua sequência de abertura é (para este humilde blogueiro) uma das melhores da última temporada animística de 2018. A música utilizada combinou harmoniosamente com o visual e sua animação na opening deste anime, categorizando e demonstrando de maneira eficaz aquilo que a obra visava mostrar.

De maneira geral, este anime acabou adentrando no grupo de melhores na sua temporada, por parte do Netoin!. Foi o resultado da simplicidade e dos conceitos mais básicos à serviço do bom entretenimento, feito com capricho e muita seriedade na plenitude de sua execução. Gaikotsu Shotenin Honda-san não marcou época e, honestamente, dificilmente será lembrando pelo fandom animístico por anos à fio. Contudo, a obra nem precisa disto tudo.

Eis a história do Honda-san...

Momentos
Clique nas imagens para vê-las em tamanho real...


"As variantes do atendimento diário..."


"Um estrangeiro (brasileiro no caso) apareceu..."


"Treinamentos em sala. Uns gostam, outros temem..."


"Atenção total também no momento da refeição..."


"Ah... Os colegas de trabalho..."


"O cotidiano do estoque para a loja..."


"Faz parte do cotidiano..."


"O agradecimento do estrangeiro (brasileiro no caso) para Honda-san..."


Gaikotsu Shotenin Honda-san
Origem: webmangá  /  Estúdio: DLE
Temporada: outubro'2018  /  Total de episódios: 12

* avaliação final: 8.0 pontos de 10.0 possíveis *


"Trabalhar na época natalina é assim..."

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ #netoin12anos ]


Conheça o autor do Netoin!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!