Em pauta!

sexta-feira, janeiro 04, 2019

[Volta ao Passado] Assim iniciou-se Cross Ange...


-   Este post pode conter detalhes do enredo (spoilers), visitante.   -

Um mundo de paz e prosperidade...

Em outubro de 2014, a Sunrise aparecia com o seu mais novo título de anime com mechas, drama, romance, lutas, desavenças, e todas as demais características que costumam fazer parte de suas obras. De fato, Cross Ange Tenshi to Ryuu no Rondo (ou simplesmente Cross Ange) soube reunir cada característica já citada, com direito a várias outras, do início ao final de sua exibição. Diga-se de passagem, o seu episódio foi bem meticuloso em tal aspecto, uma vez que conseguiu tanto atiçar a curiosidade do famdom sobre a sua história, como também fez muitas pessoas largarem o anime ali mesmo (em razão de uma certa cena ao seu final).

Pode-se dizer que, na tangente de episódio que inicia os trabalhos de um anime, Cross Ange soube fazer a devida introdução ao universo ali mostrado, além de ter deixado em clara evidência que seu esqueleto seria suportado por algo à mais do que uma "simples" guerra do bem contra o mal (pois permearia em muitos momentos a normativa do certo ante o errado, por exemplo). O epicentro disto tudo estava na figura da Princesa Angelise, a primeira na linha sucessória do Império de Misurugi, em uma Terra que transpirava paz e modernidade por todos os seus poros, sendo tal mundo regido e abençoado por um estranho poder nomeado como Luz de Mana.

Angelise era bem vista por todos ao seu redor, desde o ambiente real até (e principalmente) entre toda a sociedade local. Sua beleza, alinhada à força de suas palavras, inteligência e bondade, fazem de sua figura um ícone e modelo de perfeição humana a ser seguido em Misurugi. Ao menos assim se fazia presumir, pois o seu irmão Julio parecia ter algo de diferente no semblante sobre tudo isso, diferentemente da pequena Sylvia. A bem da verdade, o citado rapaz possuía algo de ciúme quanto a sua irmã e, sabendo de um grande segredo que poderia abalar todo o Império, ele aguardou o momento mais oportuno possível para levar adiante a sua ação.

 Angelise, a Princesa do Império de Misurugi. Amada por todos...

 Ange, a norma, que deve lutar pela própria sobrevivência...

No dia em que a Angelise seria batizada pela Luz de Mana, Julio contou para todos ao grande evento que sua irmã era uma Norma. No universo de Cross Ange, existiam pessoas do sexo feminino que, ao nascerem, não podiam usar o sagrado poder de Mana. Devido a isto, estas mesmas pessoas eram vistas pelo restante da sociedade como monstros anti-sociais, que não podiam conviver com os "humanos normais" e que acabavam parando em um tipo de quarentena eterna, recebendo o nome de Norma. A própria Angelise acabou sendo vitimada por uma Lei criada pelo seu próprio mundo, que em teoria era belo, pacífico e sem problemas. A ação que a Princesa teve, ao ver uma Norma pela primeira vez em sua vida, agora refletiu-se em sua existência como pessoa.

Dito isto, a Angelise deixou de ser um ícone. Poucos minutos antes da declaração de seu irmão Julio, todos a amavam. A sociedade inteira de Misurugi via na Princesa o início de um futuro ainda mais perfeito para todos. Amizades se perderam, direitos como humana viraram apenas história, sua mãe (a Rainha) morreu ao defendê-la e o seu pai (o Rei) acabou preso por enganar todo o povo do Império. Sendo agora vista como uma Norma, ela foi relegada aos confins da Terra. Em um lugar chamado Arzenal, ela começou uma nova vida com direito a muita luta, desentendimentos, banho de sangue e, sobretudo, onde ela iniciaria uma busca pela real verdade acerca do próprio mundo (embora este último ponto não fosse imediato). Foi em tal local, logo na sua chegada, que Angelise recebeu um "novo batismo" (que na verdade foi um rito sexualmente pesado, sendo esta a cena que fez muitos desistirem do anime à época) e um novo nome sendo, a partir de então, chamada de Ange.

A Ange tinha dezesseis anos quando todos descobriram que ela era uma Norma. A própria nunca fez ideia de que não podia usar a Luz de Mana pois, segundo o seu pai, a realeza não tinha de usar o poder sagrado. Como seus pais sabiam que sua filha  seria renegada pela sociedade por não poder usar o Mana, desde pequena a Princesa era então cuidada pela Momoka, sua serviçal particular (que desenvolveu um grande carinho por ela). Mais tarde, Cross Ange faria questão de mostrar os reais intuitos do Julio contra sua irmã, além de dar ênfase a crueldade nas ações da Sylvia e mostrar o quanto aquela Terra era falsa, sob os mais diversos aspectos.

Um mundo hipócrita e cruel...

Momentos...
Clique nas imagens para vê-las em tamanho real...



"A Terra regida sob o poder da Luz de Mana..."



"O tratamento a uma Norma, o desespero de uma mãe..."



"A Princesa nem imagina o destino que a aguarda..."



"Um grande anúncio está para ser feito..."


"Angelise, na verdade, é uma Norma..."



"Reações diversas ao anúncio do Júlio sobre sua irmã, a Angelise..."



"A 'nova vida' que está por se iniciar..."


Cross Ange Tenshi to Ryuu no Rondo
Origem: obra original  /  Estúdio: Sunrise
Temporada: outubro'2014  /  Total de episódios: 25

* Episódio #1 - "A princesa caída" *


"O que sobrou de uma era em Misurugi..."

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ #netoin12anos ]


Conheça o autor do Netoin!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!