Em pauta!

terça-feira, janeiro 29, 2019

[Especial] Vem aí o top de 2018!


Antes tarde do que nunca...

O Netoin! prepara os acordes da casa para o já tradicional post de destaques do ano no âmbito animístico japonês, nobre visitante. Mesmo atrasado, tendo para tanto razões além dos limites deste humilde blog, a versão de 2018 está pronta para lhe ser devidamente apresentada.

Dito isto, este post vem aqui esclarecer para você quais serão as regras deste ano para o pleito acerca dos animes de 2018. Ao todo, sessenta e quatro animes estarão legíveis para esta simbólica premiação. Em termos gerais, o ano em pauta teve o mesmo grau de "qualidade pessoal" nos animes exibidos quanto nos doze meses que lhe antecederam. Não se trata do simples limiar entre os ditos "bom" e "ruim", todavia.

Além disto, uma pequena análise sobre 2018 lhe será apresentada, tendo o cunho pessoal devidamente inflamado, amparado por tudo aquilo que o ano em pauta representou no que tange aos animes nele exibidos.

Tenha uma boa leitura...

As regras necessárias

Hataraku Saibou.

O primeiro ponto de atenção estão nas regras que o Netoin! adota para fazer tal tipo de post anual. É necessário saber delas, o que lhe proporcionará uma abrangência maior de compreensão, visitante. A primeira a se destacar é que somente animes que foram vistos pela minha pessoa poderão se fazer presentes no pleito oficial do blog. Com isso, evita-se que obras não visualizadas acabem ganhando menções que poderiam soar injustas, independente das mesmas de serem positivas ou negativas.

Em um segundo escalão, os animes de início em outubro'2017 (ou em algum momento do citado ano) e que terminaram em 2018 poderão aparecer em qualquer ponto deste especial anual. Seguem-se, para tanto, os seguintes animes: Mahoutsukai no Yome, Osomatsu-san 2nd Season e Sangatsu no Lion 2nd Season.

A terceira pauta é uma causa oposta à anterior, pois os animes que começaram em 2018 e que prosseguirão na temporada de janeiro'2019 (ou adiante) serão elegíveis apenas para o pleito do próximo ano. Neste caso, os animes que concorrerão apenas em 2019 são: Kiratto Pri-chanSword Art Online: Alicization e Toaru Majutsu no Index III.
* Observação: a única exceção a esta regra está nos animes da série Pretty Cure.

Como quarta menção entra um ponto a ser destacado, sendo este o fato dos títulos que tiveram duas temporadas sendo exibidas em 2018, desde que tenham apresentado início e fim no ano corrente, serão ranqueados como um anime apenas. Para o presente pleito, a obra a ser inserida em tal regra é Satsuriku no Tenshi (que contou com uma série televisiva e sua finalização em ONA).

Por fim, se seguirão agora os nomes dos animes que, de acordo com as quatro normativas impostas mais acima, poderão acabar aparecendo neste post especial. Os mesmos estarão perfilados, mais abaixo, de acordo com as temporadas em que foram exibidos.

* janeiro'2018: 25-sai no Joshikousei, Cardcaptor Sakura: Clear Card-hen, Citrus, Darling in the FranXX, Devilman: Crybaby, Fate/Extra: Last Encore, Grancrest Senki, Hugtto! Precure, Ito Junji: Collection, Karakai Jouzu no Takagi-san, Koi wa Ameagari no You ni, Mahoutsukai no Yome, Miira no Kaikata, Osomatsu-san 2nd Season, Ramen Daisuki Koizumi-sa, Ryuuou no Oshigoto!Sangatsu no Lion 2nd Season, Sora yori mo Tooi Basho, Toji no MikoViolet EvergardenYowamushi Pedal: Glory Line e Yuru Camp.
* em azul: animes pertinentes à segunda regra.
* total de animes elegíveis: vinte e dois (22), contemplando toda a listagem presente.

* abril'2018: Cardcaptor Sakura: Clear Card-henCutie Honey Universe, Darling in the FranXXFumikiri Jikan, Grancrest Senki, Hinamatsuri, Hugtto! Precure, Kiratto Pri-chan, Mahou Shoujo Ore, Mahou Shoujo Site, Megalo Box, Shokugeki no Souma: San no Sara - Toutsuki Ressha-hen, Sword Art Online Alternative: Gun Gale Online, Tada-kun wa Koi wo Shinai, Toji no Miko, Uma Musume: Pretty Derby, Wotaku ni Koi wa Muzukashii e Yowamushi Pedal: Glory Line.
* em azul: animes que continuaram da temporada anterior.
* total de animes elegíveis: doze (12), excetuando os que já estavam em exibição desde a temporada anterior.

* julho'2018: Asobi Asobase, Back Street Girls: Gokudolls, Banana Fish, Chio-chan no Tsuugakuro, Free!: Dive to the Future, Grand Blue, Hanebado!, Happy Sugar Life, Harukana Receive, Hataraku SaibouHugtto! Precure, Island, Kiratto Pri-chan, Planet With, Satsuriku no Tenshi, Shichisei no Subaru, Shingeki no Kyojin Season 3rd Season, Shoujo Kageki Revue Starlight e Tsukumogami Kashimasu.
* em azul: animes que continuaram da temporada anterior.
* total de animes elegíveis: dezesseis (16), excetuando os que já estavam em exibição desde a temporada anterior.

* outubro'2018: Banana Fish, Gaikotsu Shotenin Honda-san, Goblin Slayer, Hashiri Tsuzukete Yokattatte, Himote House, Hugtto! Precure, Irozuku Sekai no Ashita kara, Ken En Ken: Aoki Kagayaki, Kiratto Pri-chan, Merc Storia: Mukiryoku no Shounen to Bin no Naka no ShoujoOre ga Suki nano wa Imouto dakedo Imouto ja NaiSatsuriku no Tenshi (ONA)Seishun Buta Yarou wa Bunny Girl Senpai no Yume wo MinaiShingeki no Kyojin 3rd SeasonSora to Umi no Aida, SSSS.GridmanSword Art Online: Alicization, Toaru Majutsu no Index III, Tsukumogami KashimasuUchi no Maid ga Uzasugiru!Yagate Kimi ni Naru e Zombieland Saga.
* em azul: animes que continuaram da temporada anterior.
* em marrom: anime pertencente a quarta regra.
* em vermelho: animes pertinentes à terceira regra (não concorrerão ao pleito de 2018, mas sim para o de 2019).
* total de animes elegíveis: catorze (14), excetuando os que já estavam em exibição desde a temporada anterior, além das obras pertinentes à terceira e /ou quarta regras.

Total de animes elegíveis no pleito de 2018: sessenta e quatro (64)

Yagate Kimi ni Naru.

As regras já estão explanadas, nobre visitante, na medida que os nomes de todos os animes elegíveis também são conhecidos neste momento. Entretanto, note que houve uma diminuição agressiva no total de animes vistos, entre os anos de 2016 (noventa e quatro obras), 2017 (sessenta e sete) e 2018 (sessenta e quatro). Inúmeros fatores levaram à isto que, de momento, não são exatamente convenientes de serem aqui citados.

Tal como ocorrera em 2017, os animes estarão alocados em agrupamentos de acordo com as suas posições finais, seguindo as instruções deste blog. Assim sendo, você terá três listas (cada uma com dez obras citadas), sendo elas as de bronze (do 21º ao 30º), de prata (do 11º ao 20º) e de ouro (do 1º ao 10º).

Repetindo o ocorrido no ano anterior, os posts de piores e melhores do ano serem reduzidos em um só (ao contrário do que foi feito entre 2014 e 2016). Além disto, tal texto estará bem mais convidativo para a sua apreciação, nobre visitante.

Reveja os pleitos anteriores do Netoin! aqui
2010  /  2011  /  2012  /  2013

Considerações gerais sobre 2018

Gaikotsu Shotenin Honda-san.

As quatro temporadas animísticas de 2018 não foram totalmente acima da média, mas também não deixaram rigorosamente à desejar. Obviamente, algumas obras se destacaram amplamente sobre outras, tanto na esfera positiva como também na negativa. Lançando isto para o ano como um todo, a minha pessoa prefere lançar 2018 como tipicamente normal na área animística.

Tendo o parágrafo acima como base, é possível vislumbrar (de imediato) cerca de sete animes que realmente marcaram para este humilde blogueiro. A maioria deles sendo do gênero slice-of-life. Aliás, este é um ponto de grande destaque, visitante. Isto porque, verdade seja aqui enfatizada, 2018 foi o ano no qual os animes slice-of-life brilharam imensamente. A leva de obras pertinentes às histórias do cotidiano foi simplesmente digna de nota, com muitos títulos que podem ingressar (com facilidade) no top'10 do ano com muito merecimento.

Entretanto, é necessário aqui recordar um pouco de 2017 e enfatizar o quanto que 2018 teve, por assim exclamar, um nível de qualidade bem similar ao de seu ano antecessor. E se a comparação for com 2016, ambos perdem (e com certa diferença a ser considerada). Nobre visitante, tenha a certeza de que o próximo post, com os destaques gerais do ano, lhe darão uma conotação sobre o porque de minha pessoa assim pensar.

Esteja, desde agora, com o convite em mãos para deixar registrada vossa opinião sobre 2018 nos animes, tanto no campo de comentários do blog como também através do e-mail oficial da casa [blognetoin@gmail.com].

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in Netoin! ]


Conheça o autor do Netoin!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!