Em pauta!

sábado, maio 17, 2008

Nostalgia com a primeira versão de "Kanon"!

Os personagens principais de "Kanon" com os traços da Toei Animation, no ano de 2002.

É muito provável que você já conheça, ou pelo menos ouviu falar, do anime "Kanon". Este título foi exibido no Japão entre outubro de 2006 e março de 2007, contando com 24 episódios, muito drama e emoção.

Com certeza, já deve ter ouvido falar também de que este anime é conhecido por "Kanon 2006", e também como "Kanon remake" e até por "Kanon 2".

Se você está querendo saber o porquê mais detalhado disto, talvez o texto à seguir lhe ajude bastante.

No ano de 2002, a Toei lança o anime "Kanon"

O passado de Yuichi é revisto, e as suas memórias voltam pouco à pouco.

O anime "Kanon" conta a estória do jovem Yuichi, que por razão do trabalho de seus pais acaba mudando-se para uma cidade do norte japonês. Nesta cidade ele passa a viver com a sua tia Akiko, e sua prima Nayuki.

Quando criança, Yuichi costumava ali passar as suas férias escolares. Divertia-se bastante com a Nayuki e acabou fazendo algumas amizades nesta época, em especial com uma garotinha chamada Ayu.

Na última ocasião em que esteve nesta cidade, algo de muito ruim aconteceu, pois o próprio Yuichi não se lembra de mais nada. Deve ser acrescentado à este fato que longos sete anos se passaram e que, agora o rapaz já adolescente, volta à esta cidade pelas razões expostas anteriormente.

A Shiori tem jeito muito especial de ser. Mas possui uma grave doença, que aparentemente não tem cura.

Voltando ao tempo presente, o Yuichi começa a freqüentar a mesma escola de sua prima Nayuki, estando inclusive na mesma sala que ela. A jovem Kaori ( melhor amiga da Nayuki ) e o alegre Kitagawa logo fazem amizade com o Yuichi. Uma pequena e meiga garota chamada Shiori também aparece na escola, mas apenas em seus intervalos.

Entretanto, é com a aparição da misteriosa Makoto, e da revelação surpreendente que uma garota chamada Mai faz ao Yuichi na escola, é que o anime ganha um rumo definido.

Todo o drama e sua amplitude no anime

A Makoto é cheia de energia, mas existe apenas com um propósito: estar ao lado do Yuichi uma vez mais...

Toda a estória de "Kanon" se passa sobre o modo como Yuichi reage com as garotas, tendo em vista os problemas peculiares de cada uma. Além disso, o próprio Yuichi passa a ter contas para ajustar com o passado de sete anos, trancafiado em sua memória.

A Makoto aparece "do nada" e resolve atormentar a vida do Yuichi, dizendo que irá se vingar dele. No entanto, ela quer apenas a mesma atenção que recebeu do próprio Yuichi muitos anos atrás. Mas ela não era humana na época em que recebeu a referida atenção do rapaz...

A pequena Shiori tem uma doença incurável, que poderá levá-la à morte. E isso gera um desconforto de sua irmã mais velha, que rejeita a Shiori, mas por não aceitar o que ocorre com ela.

A Mai derrotando mais uma "criatura do mal".

A Mai é mal vista na escola e tem fama de encrenqueira, mesmo não sendo nada disso. Isto se deve ao segredo que ela esconde de todos, inclusive de sua melhor e única amiga, a Saiyuri. Mas a Mai não suspeita que sua amiga saiba do seu segredo, e nem que o próprio Yuichi já teve contato com ela mesma...

A Nayuki guarda um carinho imenso pelo seu primo Yuichi. Por vezes ela tenta fazer com que o rapaz se lembre de sua infância com ela nesta cidade. Mas na última vez em que o Yuichi passou as suas férias ali, algo não muito bom ocorreu entre os dois.

A pequena Ayu conheceu o Yuichi por acaso. Ela tinha acabado de perder sua mãe. Os dois eram grandes amigos, mas um grave acidente com a Ayu colocou tudo à perder. O rapaz não se recorda dela direito, mas ela aparece em sua frente no tempo presente, e seus sentimentos começam a se reaquecer...

Objetivamente

A pequena Ayu e o Yuichi possuem grandes lembranças juntos...

O anime, feito em 2002 sob as asas da Toei Animation, possui traços simples, mesmo quando comparado aos animes da mesma época. Seus efeitos sonoros são bons, encaixando-se apropriadamente no anime em sua evolução. A estória desenvolve-se por 13 capítulos, tendo uma conclusão bastante satisfatória com um OVA, chamado "Kazahana".

Comparando os dados do parágrafo acima com as mesmas características apresentadas em "Kanon 2006", o segundo prevalece com certa tranqüilidade. O remake é possuidor de um dos traços mais belos já vistos, e de uma trilha sonora ótima. Além disso, os capítulos foram aumentados para 24, onde todos os "arcos" ( as estórias de cada uma das cinco garotas principais ) ganharam em evolução e consistência.

Agora você deve estar se perguntando: "Vale a pena assistir ao anime 'Kanon' em sua primeira versão!?". A resposta é um claro sim.

A razão deste "sim" é simples. Embora você deva saber como o anime evolui na "versão 2006", bate uma certa curiosidade em saber como que a mesma estória foi tratada com apenas 13 episódios na versão original. Além disso, algumas diferenças de apresentação e participação de personagens também se fazem presentes, instigando um pouco mais a curiosidade.

Com isso, o anime "Kanon" em sua versão original de 2002 é recomendado!

[ made in NETOIN! ]

4 comentários:

  1. :D ola! amigo, passei para dá um oi v(^^)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Como deixei um comentário [passar em branco] por quase doze anos?
      Imensas desculpas de minha parte.

      Eu deveria era tomar juízo, pois isso que fiz (de não responder ao seu comentário quando deveria) é errado demais.

      Até mais!

      Excluir
  2. Esse anime é bom ? Vale a pena tô no epp 7 mais até agr não achei nada de tão interessante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Sim, para mim este anime é bom. Aliás, a verão remake dele feita pelo Kyoto Animation, Kanon 2006, é muito melhor e está entre os melhores animes que já vi.

      Contudo, se estás no episódio #7 e, em sua opinião, nada de muito interessante ocorreu, o melhor conselho que dou é colocar o anime [em pausa/on hold], pois talvez não seja o momento de assisti-lo. Ou ainda, de maneira mais drástica, drope-o caso julgue mais adequado, caso não esteja gostando mesmo e/ou se sinta forçado a o assistir.

      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!