Em pauta!

sexta-feira, maio 02, 2008

Um título calmo e muito bom: "Yotsunoha"!

A Nono possui uma semelhança muito grande com uma conhecida personagem entre os brasileiros...

O universo dos animes que misturam características como o drama e o romance é repleto de surpresas. Às vezes algo trágico acontece, em certas ocasiões um amor é correspondido, em outras nem tudo ocorre como deveria...

Imagine então o que pode acontecer em uma série de OVA, com dois episódios de cerca de 35 minutos cada, em que o drama e o romance se misturam harmoniosamente. Pois bem, o título do qual será tratado, que segue estas características, chama-se "Yotsunoha".

Uma estória simples e bem trabalhada...

Os personagens quando crianças. Da esquerda para a direita: Nono, Makoto, Matsuri e Yuzuki.

Uma cápsula do tempo, enterrada embaixo de uma árvore da escola por um grupo de amigos, é o ponto de partida para este anime. O grupo marcou de se encontrar ali novamente, três anos depois...

O tema central deste anime é a amizade. Tal como verificado, trata-se de uma amizade de infância cultivada por quatro jovens. Cada jovem com uma personalidade própria e distinta.

O grupo de amigos é formado pela Nekomiya Nono, uma adolescente que não mudou quase nada em três anos, detentora de uma voz e de um corpo de criança, porém responsável e amável com aqueles que a rodeiam. Yuki Makoto é o rapaz deste meio, brincalhão e às vezes dando uma de "hentai". Como o cérebro do grupo temos a Amachi Matsuri, muito séria e estudiosa, que tende a esconder seus verdadeiros sentimentos. E a quarta integrante chama-se Iuzuki Iori, meio bobinha e com dotes físicos bem evoluídos.

A Yuzuki ( Yuzu-nee, como é chamada ) não é apenas bobinha, como também é uma grande amiga...

Após três anos, o grupo de amigos voltou a se encontrar, na mesma escola onde uma vez estudaram juntos. Não por acaso, muitas coisas ficaram em aberto neste período, e que agora teriam a chance de serem finalizadas.

Contudo, o anime começa aqui a perder um segmento inicial de simples estória escolar, para ganhar rumos mais profundos.

As verdades escondidas, e os sentimentos revelados

Uma garota ansiava por algo que não ocorreu...

O anime mostra, durante os dois episódios, vários tipos de sentimentos que estavam escondidos durante todo este tempo, e que manifestaram-se em formas variadas.

Como esperado, um sentimento amoroso estava escondido desde a época de infância pela Nono. Sentimentos estes que ela se nega a liberar por não confiar em si mesma.

A Matsuri possui fortes ressentimentos de seus amigos, em especial do Makoto. Ela não suporta o fato de eles não quererem acompanhá-la na Gekka ( uma escola de muito prestígio ), além do fato de em certa oportunidade ter dito e ouvido o que não queria para o Makoto...

Apesar de forte, a Matsuri possui sentimentos.

O próprio Makoto possui seus distúrbios. Um deles concentrados em uma garota na qual ele não prometeu o que ela desejava, que era se tornar sua amiga de infância. O nome da garota era Yuki, e jamais voltou a dar notícias. Além disso, ele tinha um modo despeitado de lidar com as coisas, magoando a Matsuri em uma dessas ocasiões.

A Yuzuki quer apenas que todos se entendam, que os ressentimentos acabem. Muito sentimental ( e aparentemente dependente dos outros ), ela não quer que ninguém fique triste.

Entre o presente do reencontro e o passado na antiga escola, "Yotsunoha" mostra um drama prolongado e ramificado. O anime agrada por não ficar preso em um acontecimento, e também por dar um prosseguimento dentro da normalidade para as questões nele mostradas.

Objetivamente...

Nekomiya Nono: muitos se apaixonarão por seu jeito meigo e cuidadoso de ser.

Este anime flui de uma maneira agradável e bem realística. Não é detentor de uma trilha sonora arrasadora ou de cenários e traços estupendos, mas mostra um resultado muito bom de se ouvir e de se ver para o seu propósito.

Seus personagens são tratados com muito cuidado. Os personagens secundários também possuem algum destaque.

O título "Yotsunoha" pode ser aquilo que você procura. Um drama e romance colegial sob medida e muito interessante. Recomendado!

[ made in NETOIN! ]

2 comentários:

  1. lembra a Sakura mesmo,valeu pela dica,comecei a baixar...muito bom o seu blog,acompanho faz um tempo.

    ResponderExcluir
  2. Ah vá hehehe, é um anime bem simpático, apesar da premissa simples. O fato de Yotsunoha ser baseado em um eroge fica bem evidente em algumas situações hehe, apesar de que isso não é regra. A seiyuu da Nono, a Yui Sakakibara fez um dublagem não muito legal, com aquela voz anazalada, tava chato demais, mas com o tempo me acostumei e virou meio que uma característica (não muito legal) da personagem.

    Yotsunoha realmente me cativou, não pelos cenários, traços dos personagens ou trilha sonora (como você sabiamente mencionou), mas sim pq o drama dos amigos realmente me tocou. Principalmente esse "trauma" (?) da Nono em relação ao seu corpinho de criança. Alis, o plot desse anime lembra e muito Ano Hi Mita Hana no Namae o Boku-tachi wa Mada Shiranai (hahaha obviamente eu dei um control + v marotão xD. Enfim, pra um OVA de dois episódios, ficou tudo muito bacana. Mas não é um anime pra todos, só pros mais sentimentais mesmo hehehe <3

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!