Em pauta!

terça-feira, dezembro 09, 2008

Curtas em geral - parte #9: mini-matsuri e chamada em blog parceiro...

A Praça do Japão: mais um mini-matsuri em Curitiba.

Fim de semana na Praça do Japão
...


Nos dias 6 e 7 de dezembro foi realizado mais um mini-matsuri em Curitiba. Continha também uma pequena feira com produtos e comida japonesas. Talvez por este fato, muitos nominaram este mini-matsuri como um "Bazar de Natal".

Deve-se ressaltar que este humilde blogueiro compareceu ao evento apenas no sábado dia 6. Portanto, talvez alguma coisa tenha passado desapercebida...

Diferentemente de outros mini-matsuris, este contou com um público menor. A programação deste evento seguiu o certo tradicionalismo existente: com animekê, com ParaPara Dance e Matsuri Dance.

No sábado ( 06/12 ) o calor era quase insuportável...

No entanto, quem foi à Praça do Japão procurou se divertir. Mesmo com o calor à certa altura contando como um ponto contra, haviam alguns cosplayers que, como de praxe, faziam alusões aos animes mais conhecidos do momento ( lê-se: "Bleach", "Naruto Shippuuden" e "One Piece" ).

Os estandes da feirinha procuravam fazer a sua parte. Estavam lá os estandes de vendas de bottons e outros itens. Se alimentar também não era problema, pois lá estava o pessoal pronto para servir os presentes com alguns pratos da culinária japonesa.

A feirinha, ao fundo.

A única coisa na qual vale uma advertência mais séria é sobre o comportamento de algumas pessoas ( ou para melhor entendimento, a minoria ). Faz pouco tempo que a Praça do Japão foi reaberta ao público, valendo o mesmo para a realização de eventos neste local. E as pessoas em questão continuam jogando lixo onde não deveria, fora outras pequenas coisas...

À rigor ( e aparentemente ) foi um mini-matsuri calmo e tranqüilo, ao menos no período em que este humilde blogueiro lá esteve.

Chamada de notícia no "Tadaima!"...

Imagem do blog "Tadaima!".

Ainda em se tratando do último mini-matsuri realizado ( e mais acima comentado ), o blog parceiro "Tadaima!" fez uma chamada contendo um texto de jornal.

O impresso em questão é o "Jornal do Batel", e nele há um texto sobre a reclamação dos residentes do bairro sobre os eventos recém realizados na Praça do Japão. Infelizmente, o autor do texto apenas escreveu sobre os relatos de alguns residentes da região, e aparentemente ( apenas aparentemente ) não ouviu ninguém da realização do mini-matsuri.

Entretanto, como diz na frase abaixo da imagem do jornal presente no "Tadaima!": a população da região não é contra os jovens, mas sim contra o que é chamado de uso indevido da Praça do Japão.

Uma bela imagem da Praça do Japão.

Para este humilde blogueiro, para tudo deve-se haver um consenso. Como o próprio autor da matéria do jornal descreveu, foi feito um contato com órgão competente da prefeitura de Curitiba, tendo a resposta de que não permitir a realização dos eventos seria impossível.

Não seria essa a hora do pessoal que freqüenta os mini-matsuris ( lembrando que não é para todos, mas sim para quem vai apenas para bagunçar ) pensar um pouco melhor à respeito!?

[ made in NETOIN! ]

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Para ver o texto do blog parceiro "Tadaima!", clique aqui.
Para acessar o site do "Jornal do Batel", clique aqui.

2 comentários:

  1. Mesmo sendo um mini-matsuri é muito legal essas coisas sobre o japão né?
    Como aqui em sampa tem a comunidade japonesa, foi maior...
    Sobre o meu álbum, não tia me lembrado das conf. de privacidade, mas eu acho q agora tá liberado... ^^

    ResponderExcluir
  2. Sábado foi bem tranquilo, eu estava bem feliz até, mas domingo aconteceram algumas confusões (tipo um cara puxando briga com um pedaço de pau na mão) e consumo xagerado de bebidas. Mas legal passar aqui e ver que tem mais gente tentando conscientizar o pessoal, talvez assim cheguemos a alguma lugar, né? =D

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!