Em pauta!

domingo, julho 05, 2009

Emocionando-se com "Ef - A Tale of Memories"...

O logo do anime.

Quando se trata de animes japoneses cujas estórias esbanjam drama com grande qualidade, vários títulos podem vir à cabeça de forma rápida e precisa. Entretanto, poucos são os títulos que realmente podem empolgar, ou então fazer com quem os assiste querer participar ativamente de suas estórias.

O anime do qual será agora tratado possui três arcos repletos de carisma e dos mais diversos sentimentos, onde algumas ações dos personagens deste título podem colocar frente à frente diferentes sentimentos, pontos de vista, e até razões para se viver.

Caro visitante, esteja neste momento convidado à saber um pouco mais sobre o anime "Ef - A Tale of Memories".

Um grupo espetacular...

Hiro e Miyako.

O grupo de personagens que se faz aparecer neste anime é, disparadamente, um dos mais carismáticos que se pode ter notícia dentro do universo da animação japonesa. Seus anseios, conflitos e realidades apresentam-se de uma forma intensa e vívida.

Um rapaz chamado Asou Renji, em um certo dia, estava caminhando por uma linha de trem já fora de uso quando chegou à uma estação. Nesta estação, tão abandonada quanto à linha citada, estava uma jovem sentada em um banco, apenas admirando a paisagem, sendo o seu nome Shindou Chihiro.

Chihiro possui uma irmã gêmea, sendo esta a Shindou Kei, que possui um comportamento bem diferente de sua irmã. Kei está sempre cuidando de um rapaz chamado Hirono Hiro, que em plena adolescência trabalha como desenhista de mangás.

A misteriosa Amamiya Yuko.

Entretanto, a vida do Hiro começa a sofrer muitas mudanças com o aparecimento de uma garota de nome Miyamura Miyako, que possui uma certa fama na escola local. O melhor amigo de Hiro, de nome Tsutsumi Kyousuke, é obcecado por filmagens e vê na jovem Kei a sua fonte de inspiração.

Há ainda dois personagens muito interessantes. Um deles é o tutor da Chihiro, sendo o seu nome Himura Yu. E toda a fonte de consciência está presente em Amamiya Yuko, sendo esta uma jovem muito enigmática.

Além destes personagens citados, outros aparecem para contribuir com as tramas do anime. Podem ser citados o músico e excêntrico Kuze Shuichi ( amigo da mãe de Renji ), e a extrovertida Hayama Mizuki ( a melhor amiga da Kei ).

Uma estória das mais fascinantes

Renji e Chihiro.

O grupo de personagens apresentado acima se faz presente em três arcos, onde dois deles são ligados de foram direta, enquanto que o outro pega o sentimento amor como seu alicerce.

Como anteriormente mencionado, Renji e Chihiro se conhecem ao acaso. O rapaz possui um grande senso de responsabilidade ( por mais que às vezes possa parecer o contrário ), e ao encontrar a Chihiro começou à desenvolver um grande carinho por esta jovem.

Contudo, a Chihiro possui um grave problema, sendo este uma seqüela de um acidente sofrido quando ela era uma criança: ela não consegue manter a sua memória intacta e ativa por mais do que treze horas ( além do fato de ter perdido a visão do seu olho direito ), ou seja, passado este período de tempo, gradativamente ela vai esquecendo-se dos eventos anteriores.

Esta é a razão do Yui manter a Chihiro distante do contato direto com outras pessoas. Esta é também a razão da jovem apegar-se à um diário e nele escrever tudo que ocorreu no dia presente, para que no dia seguinte ela possa "recordar" de tais eventos. E esta é a razão do Renji ter se apaixonado pela Chihiro, ao ponto de desenvolver ( além do amor ) um grande sentimento de zelo pela jovem.

Shindou Kei.

A irmã gêmea da Chihiro leva uma vida normal. Shindou Kei é uma amante da prática esportiva, como o basquete. Além de sua paixão pelo esporte, um grande carinho dela pelo Hiro é guardado à sete chaves desde a época de infância. A Kei praticamente mima o rapaz com os seus cuidados diários, sempre o alertando para as suas responsabilidades como estudante.

Entretanto, o Hiro não demonstra o que realmente sente com tal situação. E quando surge em sua vida a jovem Miyako, muito de sua personalidade se transforma. A Miyako vê um grande potencial no Hiro ( tal como a Kei vê ), porém ela prefere que o rapaz decida as coisas por si mesmo. Desnecessário enfatizar que as formas de ver a situação, alinhada a má fama que a Miyako tem na escola, farão com que ela e a Kei travem interessantes disputas...

Interessante notar que, além de tudo, a Miyako possui um forte medo dentro de si. Medo de algo que ela não demonstra para ninguém...

O jovem Kyousuke.

O melhor amigo do Hiro, após muito tempo, vê na Kei a fonte de inspiração que tanto procurava para as suas filmagens. Por mais que ela se mostrasse contra, isso não abalou em nada a satisfação do Kyousuke. Mas, em virtude da situação da Kei ( sobre a Miyako e o Hiro ), o Kyousoke poderá ter acabar batendo de frente com os seus próprios anseios...

A jovem Kei ainda sofre, além de tudo, por causa da Chihiro. Isto se deve ao acidente ocorrido com a sua irmã quando as duas ainda eram crianças, que acabou fazendo com que elas vivessem em cidades diferentes. A própria Chihiro, muito embora goste de estar ao lado do Renji, sabe que certos sentimentos não podem ser correspondidos para - ou por - alguém como ela ( isso no ponto de vista da própria Chihiro ).

Duas faces...

Como se pôde notar, "Ef - A Tale of Memories" guarda muita emoção. Interessante notar o modo como o qual as estórias se entrelaçam uma à outra. As aparições repentinas da Yuko, com as suas falas de auxílio, também demonstram esta idéia.

Não há distorções. Os três arcos apresentam-se de várias formas durante o anime, onde alguns destaques são dados na medida em que as suas estórias vão se afunilando. Este anime dá uma bela aula sobre "o como fazer" e sobre "o como mostrar" uma estória.

Objetivamente

Impossível não se emocionar com a estória do Renji e da Chihiro...

O anime "Ef - A Tale of Memories" foi exibido na última temporada de 2007, e desde então é considerado um marco. Não apenas pela sua estória, como também pela sua animação, primorosa e bela. Poucos são os animes, mesmo entre os mais atuais, que chegaram à tal parâmetro de apresentação visual.

Além de seus traços e cenários, a trilha sonora executa muito bem o seu papel. Se os efeitos sonoros não nada tão futurístico quanto à animação ( embora sejam muito bons ), as músicas em si são um espetáculo à parte, onde o tema de abertura e os temas de encerramento dão as ordens, estando estes muito bem acompanhados por vários solos de piano e outros instrumentais, proporcionando um verdadeiro espetáculo auditivo.

Por estas razões citadas, "Ef - A Tale of Memories" é um anime que faz por merecer a sua atenção. Tendo a oportunidade, não deixe de assisti-lo, pois este anime é mais do que recomendado!

[ made in NETOIN! ]

------------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse o sie de "Ef - A Tale of Memories", clicando aqui.

10 comentários:

  1. eu sinceramente achei esse anime péssimo, rsrs. mas é so opiniao msm. gostei contudo das referencias à clannad, os dangos no cartao telefonico e tudo mais -- oq me faz pensar o quanto a Key/ Visual arts mudou o mundo dos animes e visuais novels la no japao.

    acho que eu salvo de ef somente o roteiro e o arco da menina com perda de memoria. o resto foi um shoujo q considero um pouco forçado. dou uma nota 7,5. sabe uma coisa engraçada? ter uma praia bem ao fundo, ou uma estação ferroviaria abandonada nos momentos mais 'dramaticos', rsr.

    abraços!

    http://afontegeek.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Para mim, ef é indício de como um drama anime pode ser bem feito, polido em sua história e deveras bem suprido com seu elenco. As três histórias de amor contadas neste anime, em especial a do Renji com a Chihiro, velem qualquer tipo de ingresso...

      Hum...
      Não vejo o anime "forçado", em nenhum ponto. Para mim, ele "pecou" unicamente na animação, extremamente estática e de pouca fluidez. No mais, é um anime que indico com facilidade, e um belo sorriso no rosto, para qualquer pessoa que queira assistir um drama anime de qualidade.

      E quanto ao cartão com dangos, é legal sim a dedução com Clannad, mas na realidade não ocorre tal referência à dita obra em nenhum instante... Ao menos, não diretamente.


      Até mais!

      Excluir
  2. Dropei esse anime umas duas vezes.

    Deve ser porque não sou muito ambientado com histórias de romance. Entretanto, fui atraído pelo drama dessa história, e logo após retornar a vê-lo pela segunda vez, gostei do que vi. Apesar da animação estática como você disse, o anime conseguiu desenvolver um bom drama com pouco tempo, isso ainda mesclando romance e focando duas histórias diferentes, porém relacionadas. Não diria que superou aquilo que chamo de "a trinca de ouro da key/kyoani", denominados: 'Clannad, Air e Kanon", mas é sim uma boa indicação, para aqueles que já estejam acostumados com o gênero, claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Realmente, o gosto pessoal que tenho por obras assim foi um fator preponderante, rapaz. Contudo, já na época (2007) a obra foi muito bem avaliada em um contexto geral.

      Mas, obviamente, concorrer com Clannad foi demasiado pesado para ef.


      Até mais!

      Excluir
  3. Achei muito bom o meu unico conselho é coloca lo na netflix...

    ResponderExcluir
  4. Começei a ver o anime por indicação do site, mas olha ta dificil conseguir seguir com ele.

    Pra mim animes como Kanon e Clannad são hors concour do genero, Clannad eu cheguei a larga na primeira vez, mas dps que dei mais uma chance viro um dos melhores animes que ja assisti. Amnbos ja assisti pelo menos umas 3 vzs.

    E desde em tão procuro por animes tao emocionantes quanto, porem EF nao ta dando, não sei se é pela animação ou a história q me parece mt arrastada, estou atualmente no ep. 6 tentando criar coragem de seguir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Serei bem direto, nobre: se tu procuras uma animação similar a kanon, Clannad ou a algum anime de 2014 em diante neste quesito, Ef não lhe proporcionará isto. Os cenários são bonitos, o uso de cores é fantástico, porém a animação é quase inexistente, sendo mais fixa de movimentos mínimos.

      Em virtude desta animação, Ef usa mais dos diálogos e de situações no decorrer da história, para dar o devido prosseguimento para a obra.

      Digo sem medo: se estás no episódio #6, e não se sente à vontade, o melhor é pausar para continuar em outro momento no futuro, ou - infelizmente - parar de vez. Acredito que estas são as alternativas plausíveis.

      Obviamente, eu poderia falar muito mais do anime para tentar lhe convencer a continuar a assisti-lo, mas neste caso eu estaria lhe forçando e isso não é algo muito justo de se fazer.

      Posso te dizer que, até hoje, ef~a tale of memories está no meu top'10 de animes preferidos, por toda a vida. Mesmo com o fato de sua animação ser meio inexistente e sua história ser pautada em longos diálogos.

      Fico contente que tenhas visto/assistido Kanon e Clannad por indicação do Netoin!. Isto me deixa feliz. Porém, tal como tu fez com Clannad, talvez seja necessário fazer com Ef.

      Até mais!

      Excluir
    2. fico feliz com a resposta, e realmente até tentei ver mais 1 episodio, é não da pra mim.

      Desde que tive o prazer de ver esses dois animes, o gênero virou o principal pra mim, porem é difícil achar obras realmente boas. Fico até agradecido se tiver recomendações.

      Excluir
    3. Saudações

      No que tange a indicações, lhe sugiro olhar nas abas [Animes de drama] e também de [Reviews], nobre. Certamente haverão animes nelas listados que poderão ser do seu interesse.

      Aqui, neste momento (podendo estar em tais páginas ou não), posso lhe citar estes animes: True Tears (de 2008); Sangatsu no Lion (S1 2016 e S2 2017); Tokyo Magnitude 8.0 (2011); Plastic Memories (2015); e Usagi Drop (2011).

      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!