Em pauta!

domingo, julho 08, 2012

Anuncia-se Sailor Moon para 2013, e junto vem algumas observações...

Tsukino Usagi e sua recepção calorosa na face.

Recentemente, os fãs de animação japonesa por todo o globo terrestre foram surpreendidos por uma notícia, na qual não se fazia esperar ( ao menos, em tese ). A mesma pegou carona em um evento, que se destinava à comemorar o aniversário de um dos animes mais lembrados da história: Sailor Moon.

A história das guerreiras lunares, que tinha como alicerce uma jovem bobinha e desligada ( porém possuidora de um grande coração e de muitos sentimentos ) estreou na televisão japonesa em 1992. Levava consigo a assinatura de Naoko Takeuchi, a responsável pela série cujo mangá se mostrou mais adulto que a animação. Tal característica não entra como um demérito para o anime, pois ele sabia entreter e divertia na medida com competência. Foi uma questão de tempo para que a saga de Usagi e amigas ganhasse o mundo com uma velocidade avassaladora chegando, inclusive, ao solo brasileiro em 1996 por intermédio da extinta Rede Manchete de Televisão.

Sendo assim, vinte anos se fizeram passar e aquele gosto de saudosismo não saiu dos corações daqueles que assistiram, gostaram e que possuam pela obra Sailor Moon ( como um todo ) um grande carinho e admiração. Um reconhecimento válido até por parte de quem não goste da série em si, uma vez que negar todo o seu sucesso não é algo muito correto de se fazer.

Com base nesta introdução, é chegado o momento de se avaliar a notícia que se fez entoar no anteriormente citado evento. A informação à ser passada é de que Sailor Moon ganhará um anime em 2013. Desnecessário enfatizar o quanto esta notícia atingiu o cenário dos fãs de animes, em especial daqueles que apreciam Sailor Moon. Ao mesmo tempo, tal anúncio fez reaparecer uma questão sobre a atualidade do mercado de animes.

Questões de avaliação...

Algo tende à acontecer?

Este blogueiro, inegavelmente, recebeu com bons olhos o anúncio da nova animação de Sailor Moon, cuja previsão de lançamento está marcada para o verão nipônico de 2013 ( veja maiores detalhes no site Anime News Network, ao clicar aqui ). A obra, à princípio, deverá ter o seu enredo seguindo as linhas bem fiéis as do mangá deste título que, em si, possui uma atmosfera muito mais sinistra e séria do que a versão animada original, de 1992.

Deve-se ressaltar, contudo, que não há uma unanimidade sobre tal informe. Há quem enxergue o ressurgimento de Sailor Moon como um tipo de prova para a falta de criatividade atual. Também existe quem ache que a nova animação não poderá ser considerada um remake ( como Dragon Ball Kai e Hunter X Hunter ), uma vez que se tratará de algo novo em comparação ao original.

Em tempo: Sailor Moon é um anime antigo, podendo ser considerado datado ( em razão disto ) para muitos, mas isto não pode servir de pretexto para subjugar a obra em si. Entretanto, pode servir de base para que a nova animação possa ser tratada como uma incógnita, uma vez que se estará investindo em algo já demasiadamente conhecido, mesmo recebendo os tratamentos mais atuais da indústria da animação.

Entender estes pontos de vista, entre tantos outros, não é complicado e chega a ser uma tarefa até prazerosa de se fazer. O porque desta afirmação está justamente em saber o que as pessoas anseiam em ver, hoje em dia. Além disto, ponderar sobre a efetividade de se trazer à tona uma obra de duas décadas atrás realça ainda mais a questão. Para este blogueiro, há um poder de valia muito interessante no retorno de Sailor Moon, mas isto não significa que o mesmo fosse necessário. Se dá o benefício da dúvida justamente em razão da nova animação seguir o mangá da obra.

Usagi após a sua transformação: quem será o inimigo agora?

O retorno de séries antigas não é uma novidade. Com base nesta afirmativa, é um erro Sailor Moon ser tratada como um tipo de exceção. Existem exemplos positivos como o de Casshern Sins que, vindo à tona na última temporada de 2008, mostrou que a iniciativa da Tatsunoko acabou sendo muito positiva e bem-vinda. Também se pode citar Kanon 2006, que deu a obra um tratamento magnífico em diversos sentidos, fazendo dela uma versão bem melhorada do Kanon original de 2002. É obvio que existem as oportunidades desperdiçadas, podendo servir de exemplo o anime MUNTO, da primeira temporada de 2009.

Mas não se pode negar que, buscar o retorno de séries anteriormente consagradas ( como a que está servindo de tema neste post ) faz com que entre em questionamento a dita criatividade na indústria de animes atual. O ressurgimento de animes mais antigos parece ( enfatizando a palavra "parece" ) querer desestabilizar isso, onde novas obras não ganham espaço por diferentes razões. Algo mais próximo do "fale do que é da moda, caso contrário não terás chance". Apenas uma alusão exemplificativa...

De modo mais direto, este blogueiro não acredita fielmente em uma falta de criatividade, mas sim que existem ciclos à serem observados. Você pode discordar ( e isto é muito válido ) mas sempre existirá quem receberá amigavelmente o relançamento ( seja ele um upgrade ou um remake, por exemplo ) de uma obra mais datada, ou que tenha tido uma má repercussão em sua aparição inaugural e/ou original. Nem sempre se acerta, mas é o chamado risco que se corre.

Amigo visitante, qual é a visão que tens do retorno de Sailor Moon?
O mesmo se adéqua, de alguma forma, às questões citadas neste texto?

Ate a próxima!

[ made in NETOIN! ]

O autor do NETOIN! é...
Carlírio NetoCarlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

4 comentários:

  1. Remakes de anime antigos de grande sucesso são uma otima oportunidade para os publico novo assistirem e conhecerem essas series, eu por exemplo nunca vi Sailor Moon com certeza verei essa nova serie.

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente? Eu preferia que não fizessem. Existem sim exceções de séries antigas que retornam fazendo sucesso, mas são raríssimas, e de tão escassas, dá medo de não conseguirem atingir um objetivo maior e acabarem "estragando
    " o anime.

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de dizer no comentário acima, belo post, muito bem escrito! Parabéns.


    outbreakingminds.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Saudações


    Ronaldesmiling, devemos ponderar quea nova animação de Sailor Moon buscará seguir o enredo traçado pelo mangá. Originalmente, o anime consegue ser bem diferente de sua publicação. Isto poderá ser um entrave para alguns, seguindo a premissa de sua opinião. Mas devo concordo que o retorno de animes mais antigos podem servir bem pela causa que citaste.

    Sandy Thaís, você não deixa de ter razão em sua opinião. Poderá ocorrer algo não muito bem-vindo no retorno de Sailor Moon, restando apenas aguardarmos para ver o que acontecerá. Fico contente que tenhas gostado do texto, humildemente.

    Duas opiniões tão distintas e, ao mesmo tempo, tão corretas em suas definições. Fico demasiadamente contente em ver isso. Agradeço pelos comentários de ambos, e fiquem sempre à vontade para fazê-lo.


    Até mais!

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!