Em pauta!

segunda-feira, dezembro 03, 2012

Curtas em geral - parte #173: mochis e uma garota em Tamako Market

Tamako Market: surrealidade inicial à serviço da curiosidade...

A presente temporada de animes ainda não se fez encerrar no Japão, mas está bem próxima de seu final. De igual forma, as especulações acerca dos títulos para janeiro'2013 já começaram semanas atrás, e a desconfiança tem sido a palavra de ordem por parte de muitos amigos da blogosfera e entre os visitantes deste humilde blog.

Entre as obras com nomes conhecidos e títulos com nomenclatura sem precedentes para o fandom, está um anime de nome Tamako Market (no português literal, Mercado da Tamako). Sendo um nome que leva o selo de qualidade da Kyoto Animation, muito poderá se esperar dele. Mas o seu plot iniciou possui uma leve tendência à fazer com que muitas pessoas levem as suas mãos à cabeça, no intuito daquele raciocínio conhecido: "o que virá pela frente?", entre outras falas de impacto.

O blog parceiro Ninha Paz foi a fonte principal de consulta para esta chamada da seção Curtas em geral (clique aqui e leia o texto do citado blog). Se você leu o ótimo texto parceiro, pôde ter notado o porquê para tal história ser minimamente confusa e absurdamente chamativa. Entender que a pequena Tamako adora onigiris (os mochis) não chega à ser estranho, mas a aparição de uma ave que tudo mudará faz a estranheza aparecer. Ou fazia...

Cacatua, a ave que será a responsável por um ano novo diferente no anime...
- Fonte da imagem: blog Os Dias -

Isto se deve ao fato de que, segundo a sinopse que consta no Crunchyroll (em inglês), esta ave seria uma cacatua. Além disto, o distrito onde encontram-se várias lojas é demasiadamente visitado pela Tamako (no que tange a ir até a concorrência) que, entre outras coisas, simplesmente adora tal convivência e vive agarrada a tal sentimento. Além disto, em uma loja vizinha frontalmente a da sua família mora um rapaz chamado Mochikura, que é amigo de infância de Tamako e, até aonde se faz constar, ele gosta muito da garota. Um dos amigos de escola da garota, de nome Midori, também nutre algum sentimento por ela o que poderá levar a certas situações envolvendo ele e o Mochikura.

Desnecessário enfatizar que as duas famílias possuem constantes desavenças, muito em razão de serem rivais no negócio de mochis. Além disto, Mochikura deseja muito dar um presente digno para a Tamako, uma vez que o aniversário dela é na véspera de ano novo, época na qual a área lota de compradores e que não permite, ao rapaz, ter o sucesso que tanto anseia. Até que a dita cacatua surgirá e, com a sua aparição, um ano novo realmente diferente irá despertar...

Este humilde blogueiro possui uma leve queda por plots deste naipe, estranhos porém bem chamativos. É certo que mais informações deverão aparecer acerca de Tamako Market mas, certamente, eis aí a a oportunidade de um título desconhecido por muitos acabar se transformando em uma grata surpresa. Ao menos, esta é a torcida para tanto.

Até a próxima.

Veja a primeira chamada de Tamako Market no blog parceiro Ninha Paz, clicando aqui

Acesse o site oficial do anime Tamako Market ao clicar aqui

O NETOIN! está com você, aonde for: Facebook / Twitter / E-mail

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

7 comentários:

  1. No aspecto técnico é certeza que virá algo de qualidade superior, visto que séries anteriores do Kyoto Animation demonstraram isso como exemplo. Agora esse plot meio Romeu e Julieta dos mochis pode não vir a ser bem explorado e implodir com o anime. E que diabos esse pássaro influenciará na história? Concederá poderes sobrenaturais a eles tipo as luzes de Clannad?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Penso que devemos nos precaver bem quanto à suposições como esta. Pode ser que a aparição de tal ave jogue tudo à perder, mas pode ser apenas um simbolismo ou vertente para o prosseguimento da história.

      Prefiro aguardar maiores informações para tanto.^^

      Até mais!

      Excluir
  2. Acredito que em relação ao termo técnico teremos algo de qualidade superior! Visto que nos últimos anos a Kyoto Animation tem demonstrado algumas séries realmente muito boas, tanto na animação quanto na adaptação do enredo original, acredito que seja indispensável relembrar animes com Suzumiya Haruhi no Yuutsu ou o mais atual Hyouka. O que me deixou meio de "orelha em pé" foi esse plot, algo meio "Romeu & Julieta dos mochis", não acho que seja algo lá muito inovador, mas também não é algo tão antigo, dependendo a abordagem usada pelo estúdio poderemos ver algo realmente bom vindo por ai. Mas exatamente em que esse pássaro virá a influenciar na história? Assim como o amigo acima sugeriu, ele os concederá poderes sobrenaturais tipo as luzes de Clannad?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Calma, nobre Kyon...

      Acredito ser bem melhor que aguardemos maiores definições sobre a história. Acredito que seja melhor do especularmos "isso" ou "aquilo", não concordas?^^

      Até mais!

      Excluir
  3. Olá!!

    Esse plot parece ser interessante, porém, nada de especulações antes de assistir, para que não tenhamos decepções. rsrsrsrsrs

    Talvez esse anime se utilize de certos clichês para construir a história. E muitos gostam da relação Romeu e Julieta..

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      À bem da verdade, jovem Naty, o pessoal anda tão "chateado" com os últimos animes originais que, analisando friamente, qualquer coisa mais "estranha" no plot já é o suficiente para chamar a atenção (muitas vezes, negativamente).

      Eu anseio por este anime desde agora. Está no [meu sangue] gostar de obras com plots estranhos assim.^^

      Até mais!

      Excluir
  4. Eu curti o anime mas não o suficiente pra continuar acompanhando.
    Mas fica a dúvida: Aquele “ser” loiro é um homem ou uma mulher? O.O
    Gravei um MiniCast que fala sobre esse anime: http://coffeeunlocked.wordpress.com/2013/01/24/minicast-001-tamako-market/

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!