Em pauta!

sexta-feira, junho 28, 2013

Dansai Bunri no Crime Edge - Episódio #13 (final)

O olhar do medo profundo...

A chamada feita no post do episódio anterior de Dansai Bunri no Crime Edge foi muito clara , no que tange a ideia que o mesmo havia deixado no ar. Aparentemente, a luta que estava sendo travada entre a Emily e o Kiri estava longe de um ponto de conclusão. Mesmo com a chegada da Iwai, o que se podia perceber era uma luta pela sobrevivência onde, possivelmente, a Rainha do Cabelo poderia sofrer algum malefício em razão direta da contenda.

Este humilde blogueiro se enganou. Enfaticamente, o confronto que estava por se desenrolar já podia ser dado como finalizado, no momento no qual o Kiri resolvera sair de perto da Emily, após ter ferido a pequena combatente com muita seriedade. O que se pôde notar, no início do capítulo derradeiro deste anime, foi uma extensa conversa entre a Iwai e a Emily, no momento em que ambas tentavam escapar de todo aquele fogo na mata.

As duas possuíam um laço especial de união, fruto direto da parte paterna delas. E cada palavra fazia questão de citar um passado duramente pesquisado pela Iwai, que era desconhecido na totalidade pela Emily. O desejo de matar a Rainha do Cabelo, que a pequena guerreira teve por tantos anos, praticamente desapareceu em pouco tempo. Talvez haja aqui uma definição para anti-clímax bem implícita, mas este não é o foco.

O Kiri apareceu e, com ele, o medo no olhar da Emily se mostrou muito forte e presente. A Iwai, paralisada, nada fez. À bem da verdade não tinha como alguma ação ser tomada, a não ser ficar à mercê daquele verdadeiro monstro que o rapaz havia se transformado. As cenas que se seguiram deixaram a pequena dama, Iwai, extremamente confusa e incerta sobre o auto controle que o Kiri tinha (ou não) sobre o poder de Grayland. Por sua vez, o rapaz recobrou a sua consciência após lamber e cortar (de forma agressiva) um pouco do cabelo da Iwai, caindo exausto no chão logo na sequência.

O último corte de cabelo no anime...

Já em segurança (após a chegada dos bombeiros, sendo esta uma cortesia da Emily) as duas moças se encontraram no banho. Novamente, uma conversa de reconciliação familiar se fez acontecer ali. Qualquer traço da sede de morte e sangue, que outrora a pequena guerreira sempre mostrara ter em si, já havia sido diluído por aquele momento. Em outra parte, o Kiri estava no quarto do hospital, descansando de suas graves feridas de batalha. Incorporar o Grayland (mesmo que contra a sua vontade) acabou não sendo muito saudável para o rapaz no final.

A inusitada visita que o rapaz recebeu, no dormitório hospitalar, abriu muitas brechas e fez pontas soltas abrirem-se na hora. Isto porque a Witch, líder suprema do grupo conhecido por Gossip, lá esteve para provocar o Kiri (e não apenas isto). Após a conversa e uma certa cena, foi a vez da Iwai aparecer e, junto de seu amado, sacramentar os últimos momentos de Dansai Bunri no Crime Edge com o corte de cabelo derradeiro da obra.

Um ponto de vista tem de ficar bem explícito aqui, pois este anime foi acompanhado do início ao fim e, neste meio tempo estabelecido, a obra apresentou bons momentos. Contudo, Dansai Bunri no Crime Edge apresentou muitos buracos em seu enredo. Além disso, muitos personagens foram pouco utilizados e acabaram fadados ao esquecimento quase total, com o final do anime. Mesmo no que tange ao casal de protagonistas, a Iwai e o Kiri, faltou um tipo de "detalhe especial" para que ambos afunilassem e fizessem com que o anime fosse à frente com maior vontade.

Na avaliação final, este anime salvou-se tecnicamente em sua parte sonora, com um grande destaque para a música de encerramento que se fez entoar ao final deste episódio. No que diz respeito à história, faltou sincronia e um melhor aproveitamento no uso dos personagens como um todo. Muito embora Dansai Bunri no Crime Edge não tenha sido popular, uma segunda temporada (seja ela para a televisão ou em OVAs) poderia ser bem-vinda, para zerar as inúmeras pontas soltas que a obra deixou para trás. No final de tudo, o anime não foi ruim, mas desperdiçou um bom potencial para ser algo infinitamente melhor do que acabou sendo.

Momentos de um episódio final...


Conversa - Emily e Iwai ficaram trocando palavras de medo, carinho e incentivo mútuo, enquanto tentavam se afastar da área em chamas. Um fato estava em comum para as duas jovens, sendo este um rapaz de nome Kiri. Talvez apenas o que restara dele...


Dominado - O Kiri, possuidor da Ferramenta Assassina Crime Edge, ainda estava possuído pela sua entidade antepassada, o Grayland. E com tal poder e insanidade, era totalmente impossível para a Emily e para a Iwai prever as suas ações...


Medo - Realmente, o jovem Kiri estava muito amedrontador. Estranhamente, ele começou a lamber a Iwai para, na sequência, cortar com certa violência um pouco do cabelo de sua amada. Desnecessário enfatizar o quanto que isto deixou a moça perplexa...


Insegurança - Para a Iwai surgiram muitas dúvidas, à respeito do Kiri poder se controlar. Isto porque, quando menos se esperar, o rapaz poderá ser possuído novamente por Grayland. Nisto até a Emily ficou muito amedrontada...


Banho - Incrível imaginar, ou conceder a ideia, de que a Iwai e a Emily começaram a se entender, bem após uma conversa realizada ao se tentar escapar de uma floresta em chamas. Afinal de contas, elas são irmãs. Possuem seus gênios próprios, mas possuem o mesmo pai em comum, o homem que forneceu a Ferramenta Assassina para a Emily ainda pequena...


Juramento - Após muita conversa durante o banho, a Iwai e a Emily se entendera, verdadeiramente. Ao menos assim este humilde blogueiro pôde compreender...


Gossip - A líder Witch apareceu no hospital, com o propósito de visitar o jovem Kiri e de alfinetá-lo apropriadamente, como alguém que faz um desafio antecipado ao seu oponente. Mas algo estava muito estranho nisto tudo...


Seriedade - O dono atual da Crime Edge não quis perder tempo com amabilidades. Em sua cabeça estava a ideia de fazer a Witch sofrer um pouco, tendo em vista cada palavra de provocação direta por ela mencionada. Mas...


Beijo - Finalmente ocorreu o famoso selamento labial em Dansai Bunri no Crime Edge. Porém, tal ato não foi concebido por intermédio do casal esperado para isso em todo o anime, mas sim por alguém que mostrou saber provocar o Kiri de outras formas, e não apenas com as palavras...

Uma despedida...


Recado - Dansai Bunri no Crime Edge chegou ao seu final, contendo uma mensagem em sua última imagem, na qual o momento acabou se fazendo propício para se entoar o belo tema final desta obra. A Iwai e o Kiri continuam desta forma, com um relacionamento existente mas sem estar declarado oficialmente. Ninguém sabe o que se pode esperar destes dois. Um dia, talvez, eles resolvam novamente aparecer, e então...

Assim encerra-se o primeiro anime comentado do início ao fim 
aqui no NETOIN!, amigo visitante. Este humilde blogueiro agradece por sua atenção 
e companhia ao longo dos treze episódios que seguiram-se nesta obra.

Desde agora, o convite lhe é feito para acompanhar, à partir da próxima semana,
um dos animes da temporada do verão japonês (julho'2013) que será aqui comentado.

Até a próxima, visitante!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

2 comentários:

  1. Ótima review. E caramba, seu site é muito bom, como eu não o conhecia antes? Estou precisando de mais sites assim que analisem animes com a qualidade que você faz.

    Bom, de qualquer forma sobre o episódio, concordo com você, Crime Edge inicialmente foi visto com maus olhos por mim, mas depois comecei a pegar uma simpatia com ele, engana-se quem pensa que o valor do anime é nulo, tendo na verdade, boa premissa e um misticismo ligado à uma parte romântica/erótica no elemento da tesoura, pois: ela tanto simboliza o ato amável do corte de cabelos quanto crueldade e violência.

    Essa dualidade foi algo inesperado e bem criativo, e isso me manteve ligado na série. Infelizmente os personagens deixaram e muito à desejar,(e os secundários nem se encaixaram). Acho que os dois personagens secundários que me chamaram mais atenção e poderiam ter ainda um desenvolvimento maior seriam: A policial e o Livro das leis. Se a série fosse mais longa, ele poderia ser um deuteragonista/anti-heroi da série. E a ligação dele com a policial poderia crescer ainda mais.

    Mas, fazer o que né? Acho dificil que haja uma segunda temporada...No máximo, alguns OVAs

    Espero que continue com o bom trabalho e agradeço pela qualidade!



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Palavras assim servem de fortificante para seguir em frente e, desta forma, agradeço-te imensamente pelas mesmas, Arthur.

      Realmente, Dansai Bunri no Crime Edge poderia ter sido bem melhor. Mas no balanço geral, não foi um anime ruim. E concordo quando citas o mal uso dos personagens, mesmo no que tange aos protagonistas.

      Seja sempre bem-vindo para comentar por aqui.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!