Em pauta!

quarta-feira, outubro 23, 2013

Informativo: sobre os pagamentos da Crunchyroll no Brasil...

O logo do site.

O Crunchyroll já está operando oficialmente para os internautas brasileiros desde novembro de 2012. Em quase um ano de atividade, o site tem aumentado de forma satisfatória o seu leque de opções para o entretenimento de seus usuários, com a adesão de novos animes e doramas para a sua listagem, ao mesmo passo no qual as temporadas de animes têm sido tratadas com maior afinco pela equipe do citado portal de streaming.

Desde que entrara oficialmente no mercado brasileiro, o Crunchyroll ofereceu dois tipos de assinaturas. Uma delas tinha o valor de nove Reais e noventa centavos (para quem optasse só para ver animes ou doramas). A outra adesão era o chamado pacote completo, no qual o usuário tinha acesso aos animes e doramas por streaming, pelo valor de dezenove Reais e oitenta centavos. E tais valores foram mantidos até setembro.

Entretanto, isto começou a mudar no mês de setembro do ano corrente (2013). Uma nova resolução bancária, em suma criada em razão das reclamações de muitos usuários brasileiros que compravam com Reais em sites no exterior e eram contrários à cobrança do IOF para tais transações (no momento da conversão de Dólares norte-americanos para Reais brasileiros, por exemplo), fez com que alguns bancos suspendessem as transações à crédito feitas no exterior. Entre os mais diferentes serviços existentes para tais transações com empresas sediadas no exterior, estava os ofertados pelo Crunchyroll.

Imagem do anime Kill la Kill, presente no line-up brasileiro do Crunchyroll.

Desnecessário enfatizar que isto culminou com muitas contas do Crunchyroll sendo suspensas. A deste humilde blogueiro, inclusive, passou por tal situação. Desde que a prerrogativa foi ar (entenda-a melhor ao clicar aqui) começou uma corrida frenética dos prestadores de serviços por ela atendidos, no que fosse de encontro à plena resolução de tal problema. Neste meio tempo, o Crunchyroll tomou as suas medidas temporárias (no intuito de não prejudicar os assinantes do site), até que uma resolução para o caso viesse à tona.

E na manhã do dia corrente (23 de outubro de 2013), tal medida final apareceu. De acordo com o post explicativo presente no portal de streaming em questão (e que pode ser por você aqui visto), agora os pagamentos da assinatura poderão ser feitos em Dólar norte-americano, através do uso de uma conta no PayPal. Anteriormente os valores eram lançados em Reais em tal site e o banco fazia a conversão da moeda em uso. Com a nova resolução (citada nos parágrafos mais acima), tal serviço ficou indisponível e acabou resultando na suspensão de diversas contas.

Com a medida adotada pelo Crunchyroll, agora as assinaturas obedecerão aos valores das mesmas em Dólares norte-americanos. Por exemplo, o valor mensal será de quatro Dólares e noventa cents (veja a tabela dos valores ao clicar aqui). Como a conversão da moeda ficará à cargo de um site que realiza tal serviço para o PayPal, então a transação poderá ser aceita sem maiores inconvenientes (minha pessoa já a refez e a mesma foi aceita, à título de exemplificação). Na data vigente (no caso da publicação deste post), o valor da assinatura (aplicando-se a conversão das moedas) fica em dez Reais e oitenta e quatro centavos.

O novo visual do site para o teste de assinatura, com o valor da mesma em Dólares norte-americanos.

Esta medida foi assim feita para quem usava do PayPal, ou dos cartões de crédito, cujos bancos aderiram a nova medida para transações internacionais. Caso você seja um usuário do Crunchyroll e ainda paga em Reais (pois seu banco ainda não aderiu a mesma), deverá continuar seguindo como tens feito. Se vier à ocorrer de sua conta ser suspensa (por exemplo, por seu banco ter aderido à nova medida), então deverás seguir como informado nas linhas mais acima (com base direta no que se fez estabelecer no Crunchyroll).

Entretanto, o site de streaming em questão possui de outras formas para que você seja assinante do mesmo, estando entre elas o boleto bancário. Através do FAQ presente no site você poderá ter acesso a tais informações, suas variações e também sobre como proceder para encaminhar as mesmas, obedecendo ao seu critério pessoal de escolha mais satisfatória para o momento.

Dada a temática deste site, o NETOIN!, é que a ênfase da questão sobre transações internacionais com cartões de crédito foi feita com base nos últimos acontecimentos envolvendo o Crunchyroll. Minha pessoa está contente pela resolução encontrada pela equipe do portal de streaming e, seguramente, novidades deverão apartar sobre isto nos mais diferentes sites de serviços com pagamentos internacionais. Um post de caráter mais informativo e colaborativo encerra-se neste momento e, desde agora, espera-se que o mesmo tenha sido de seu aproveito.

Até a próxima, visitante!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

4 comentários:

  1. Estava totalmente alienado sobre esta questão, obrigado por alertar. Vou verificar se está tudo certo com a minha conta, pois também pago a assinatura pelo Paypal.
    Infelizmente, mesmo sendo assinante não tenho assistido muito por lá, pois nunca consigo fazer o streaming dos vídeos em alta qualidade de forma decente (seja pela lentidão do site ou da minha internet - mais provável a segunda opção), aí sempre acabo recorrendo ao HorribleSubs ou Punch... :/
    Pelo menos minha assinatura colabora com o crescimento do mercado de animações japonesas no país... ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Acredito que deverão ocorrer novas mudanças, e que a normativa como foi passada foi feita justamente para a cobrança não aparecer em BRL (Reais Brasileiros, como conhecido no comércio exterior).

      Sou assinante do Crunchyroll com alegria e tenho anseios similares aos seus sobre esta questão. Eduardo.


      Até mais!

      Excluir
  2. Peço desculpas antecipadas por usar essa frase, Mas não vai adiantar P..O Nenhuma, tenho uma conta no Paypal e a cobrança ocorre no fechamento do cartão com o dolár do dia e IOF incluso. Algumas operadoras de cartões descriminam isso outras não, se tá sendo cobrado IOF pode ter certeza que essa operação está sendo feita P.S sou dono de 3 contas na empresa AeriaGames e já passei por isso varias vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Isto eu já pude comprovar, nobre Márcio, após ter visto a cobrança do IOF na fatura. Desta forma, creio que a medida foi tomada unicamente para que não apareça, de imediato, os valores em BRL (o que confrontaria de pronto o sistema bancário e causaria a suspensão do pagamento).


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!