Em pauta!

domingo, fevereiro 23, 2014

[N! Drops] Fev'2014 #14: um personagem chamado Uroko-sama...

Uroko-sama e uma faceta bem tenebrosa de sua pessoa...

Nagi no Asukara tem chamado a atenção fortemente, para muitos em especial no seu segundo cour (que está em exibição no momento). Todos os alicerces sentimentais que percorrem pelas veias do sexteto principal de personagens parecem que ainda não encontraram o chamado ponto de ligação em comum. E esta é uma característica muito boa para a obra, pois a envolve completamente e faz co que o fator curiosidade aumente, episódio pós episódio.

Entretanto, um personagem em especial parece guardar todas as chaves possíveis e imagináveis sobre os envolvimentos acerca do elenco da obra. Ele, que é considerado o representante direto do deus das águas para o povo de Soshishio, esconde um grande temor por detrás de seu comportamento que pode ser visto como descabido e até sem-vergonha (em diversas ocasiões).  Trata-se do Uroko-sama, a "escama de deus", que existe para guiar os residentes da água em caminho conhecido de longas épocas atrás.

Até meados do décimo primeiro episódio do anime, Uroko-sama restringia-se ao seu modo de ser egocêntrico e por vezes mesquinho. Apesar disto a calma em sua voz sabia ser um ponto de inquietude e de grande reflexão. Em nenhum momento ele, Uroko-sama, ousou aumentar o tom de voz ou gesticular de forma grotesca para quaisquer outro personagem de Nagi no Asukara, por mais que em algumas oportunidades pudesse se esperar tal comportamento do mesmo.

No início da obra tudo levava à crer que "a escama de deus" era apenas um devoto desalmado das tradições mais importantes para Soshishio e seu povo. Suas caretas e olhares repletos de segundas intenções até deixavam tal ideal em evidência. Contudo, tais evidências foram morrendo e sendo enterradas como vãs teorias aos poucos, especialmente nos dois últimos episódios do primeiro cour do anime, que mostraram o maior grau de responsabilidade possível para tal personagem.

Momento de reflexão...

Dadas as ações de Uroko-sama no décimo terceiro episódio do anime uma ideia veio à mente de minha pessoa, estando a mesma atrelada às reais intenções da representação divina para/com o povo de Soshishio. Ao mesmo passo que a vila aquática não conseguia (notoriamente) manter os jovens como residentes fixos do lugar com o passar dos anos, um grande receio foi crescendo no personagem em questão, pois acredita-se que seu poder provém da crença dos humanos que vivem na água (em outras palavras, no momento que tais pessoas deixarem de acreditar nas tradições e suas atribuições, o Uroko-sama deverá perder seus poderes e representatividade perante à todos).

Difícil se posicionar no lugar do Uroko-sama e não tentar imaginar o que se passa em sua mente. Ainda mais se levar em consideração uma outra esfera de raciocínio, estando esta ligada ao emocional do próprio personagem. Se historicamente Soshishio vem perdendo população e o atual momento não é dos mais propícios, ele realmente teria de pensar em formas mais drásticas de reter tal tipo de ocorrência. E quando se faz citação aos sentimentos da "escama de deus", deve-se ficar claro que algo está sendo feito pelo Uroko-sama, além das próprias obrigações (e mesmo que atrelada à tais).

Poderoso, porém solitário. Peculiar, mas temeroso. Inteligente, contudo sem-vergonha. Uroko-sama é um tipo de personagem que soma características e paradoxos ao seu redor e que parece não se incomodar muito com isto. Mesmo com tudo isto que se fez citar do personagem, os episódios mais atuais do segundo cour deixaram uma clara impressão sobre ele, pois o medo parece estar compenetrado em seu interior. O representante dos deuses para o povo de Soshishio não tem esboçado muitos sorrisos (por mais sarcásticos que tais fossem) e, em lugar disto, um semblante que contempla tristeza e dor o domina completamente. Pode estar aí um sinal sobre o futuro do anime, à partir dos pensamentos de tal personagem.

É bem verdade que o Uroko-sama está longe de ser um tipo de unanimidade em Nagi no Asukara, tanto para o bem como para o mal. Ainda assim o personagem continua chamando a atenção e, por mais inquietante e curioso que seu comportamento possa ser, a verdade é que Uroko-sama carrega muitos segredos consigo. Impossível definir com exatidão se há ou não razões pessoais em suas tarefas divinas, mas sabe-se que poderá estar, nas mãos de tal personagem, o destino de toda Soshishio.

Momentos de Uroko-sama...


"Nada melhor do que manter a leitura em dia..."


"Hum... Este cheiro... Manaka, você está no período de..."


"Esqueça o período em que você está, Manaka... Não está mais aqui quem falou..."


"Uma amostra do poder do representante de deus em Soshishio..."


"Mas uma amostra do grande poder de Uroko-sama..."


"A solidão é a companhia atual de Uroko-sama..."

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!