Em pauta!

terça-feira, fevereiro 06, 2018

[Comentários Retrô] Okusama wa Mahou Shoujo - Episódios #1 e #2


De volta para 2005...

Okusama wa Mahou Shoujo havia sido anunciado no início de janeiro nesta humilde casa na internet, para ser resenhado dentro da seção Comentários Retrô (clique aqui para ver a chamada). Uma vez que o básico de seu enredo já foi explicado no citado texto, é chegado o momento deste anime começar a ser trabalhado como pleiteava-se. E tenha a certeza, nobre visitante, de que esta obra esconde alguns segredos sutis e interessantes (que haverão de serem explicados até o seu final).

No episódio inaugural houve a apresentação dos três principais personagens desta trama. A mulher casada e um tanto quanto estabanada (Asaba Ureshiko), o jovem que está se mudando para a pensão onde ela vive (Kagura Tatsumi) e a garota que chegou na cidade para assumir como garota mágica da região (Kurenai Sayaka). Dentre outras coisas, é necessário tu saber que a Ureshiko não pode beijar ninguém pois, se o fizer, perderá os seus poderes mágicos. Como se isso não bastasse, ela possui uma má fama na cidade pois, por ser estabanada, ela acaba causando alguns problemas sem perceber direito. E a má sorte dela tende a aumentar, uma vez que a Sayaka está bem disposta no propósito de assumir o posto dela.

A chegada do Tatsumi na cidade revela uma outra questão importante no plot do anime em si, uma vez que (aparentemente) ele e a Ureshiko parecem possuir um sentimento que está começando a crescer. Para a atual protetora da cidade isto é um problema de duas vias, uma vez que ela é casada mas há tempos não vê o seu marido e, caso ela realmente leve adiante o que sente de momento, poderá estar sentenciando o seu fim como garota mágica.

Para agravar ainda mais o descrito no parágrafo acima, tudo que a Sayaka quer é que a Ureshiko lhe entregue o anel mágico, por bem ou por mal. Para a jovem (e grosseira) recém chegada na cidade, a atual protetora não passa de uma criança super crescida, uma velha que pensa ser jovem. E o que ela tanto deseja é acabar com a região e todos que nela vive, para poder recriar tudo com os seus próprios poderes mágicos. Pobre Ureshiko, definitivamente.

 Episódio #1: Ureshiko é dona de casa e também a garota mágica que protege sua cidade...

Episódio #2: A Sayaka parece ter problemas de adaptação...

Por sua vez, o segundo episódio serviu para apresentar todo o ambiente no qual se passa o anime, além de reservar alguns importantes minutos para mostrar como está sendo o cotidiano de cada um dos três principais personagens da obra. Este propósito acabou sendo bem executado, nobre visitante, muito embora tentar se colocar no lugar de qualquer integrante de tal trio seja uma tarefa similar a um castigo (sem maiores exageros sobre isto).

A Ureshiko teme estar sendo traída pelo seu marido, justamente porque ela não pode beijar ninguém (como já foi explicado parágrafos acima deste). A Sayaka não está conseguindo se adaptar na cidade, uma vez que ela está achando todos muito infantis para o seu gosto (o que aumenta seu anseio em assumir logo a posição e acabar com o lugar). O Tatsumi está tentando provar que pode se virar sozinho, mas esta tarefa está sendo muito mais árdua do que o rapaz poderia presumir (ao ponto de ele ligar para uma conhecida atrás de ajuda e acabar sendo levemente ignorado).

Desnecessário enfatizar como este episódio realmente conseguiu tratar tais pontos, dentro do propósito que o anime possui. Além disto, a transformação da Sayaka em garota mágica é algo que conseguiu causar certo espanto, pelo início de sua sequência (assista para comprovar o fato, visitante). Um pouco de comédia nos diálogos foi perceptível, embora o impacto tenha sido mínimo para este humilde blogueiro. O que se pôde notar, enfaticamente, é que haverá espaço para um tanto de drama, para breve, neste anime.

O ponto negativo para a parte técnica do anime, nobre visitante. Mesmo limitando-se a fazer comparações com outros animes do mesmo ano (2005), Okusama wa Mahou Shoujo não possui um visual chamativo, apesar do desenho dos personagens agradar na média. A primeira aparição de Mushi-shi, Futakoi Alternative, Air TV, Erementar Gerad e Shakugan no Shana são apenas alguns exemplos de animes que, tecnicamente, são muito superiores ao que serve de pauta no momento. Acusticamente, a obra que está sendo resenhada não empolga. São pontos que precisam ser destacados, tanto quanto os positivos. Mas, no geral, o anime teve um bom início.

Seguindo adiante...

Episódio #1: "Nenhum beijo, você sabe"


"Tatsumi, preparando-se para a sua mudança..."


"Sayaka é a recém chegada. Ureshiko terá problemas com ela..."


"Momento da transformação..."



"Ureshiko, a partir de agora, entre os seus deveres e um sentimento que ali nascera..."

Episódio #2: "O ensopado está ok, você sabe"


"Uma amarga recordação para a Ureshiko..."


"Parece que o Tatsumi tem os seus problemas, também..."



"De um encontro casual para o jantar entre 'amigos'..."



"A sequência de transformação da Sayaka é, assim, meio... Então..."


"Um cidadão suspeito..."

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in Netoin! ]


Conheça o autor do Netoin!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!