Em pauta!

sexta-feira, fevereiro 05, 2021

[N! Drops] Fev'2021 #4: uma simpática aranha...


Simpatia em outro nível...

As calls de animes das quais a minha pessoa participa, por vezes, reserva boas e agradáveis surpresas na tangente dos títulos escolhidos para nela serem assistidos. Incluso, ocorre de tais obras irem muito além daquilo que se espera. No presente caso, a protagonista máxima é uma aranha esperta, que esbanja carisma e super simpática que, entre outras coisas, tem que batalhar - muito - pela sua sobrevivência em um ambiente bem hostil para sua espécie. Convém destacar que ela guarda consigo memórias de quando era uma humana comum, e que acabou reencarnando em outro mundo como uma pequena aracnídea.

O nome da personagem em pauta é Kumoko, a estrela do anime Kumo Desu ga, Nani ka? (algo como Eu sou uma aranha, algum problema? na tradução aproximada), que por si já dá a ideia mais básica do foco no enredo unicamente pela sua interrogatória nomenclatura. Este título animístico é baseado diretamente de sua light novel, cuja adaptação está a cargo do estúdio Millepensee. Esta obra deveria ter estreado em 2020, mas acabou sendo postergada para a temporada de janeiro-2021 em razão da pandemia provocada pelo novo Coronavírus [acesse aqui a nota correspondente]. Outro ponto de importância está na produção via Crunchyroll para este anime.

Basicamente, a Kumoko era uma estudante colegial reclusa, que ficava mais tempo sozinha do que com amizades ao seu redor. Ao reencarnar como uma aranha, em uma nova realidade, obviamente muita estranheza e dúvidas tomaram conta de si própria, valendo nisto algumas falas inusitadas acrescidas de expressões e ações que fizeram valer cada minuto do primeiro episódio de Kumo Desu ga, Nani ka?. Até porque, este blogueiro deve levar em consideração que abrir os seus olhos e ver muitas aranhas ao seu redor, mais trade acrescida por uma maior que devora a própria espécie, deve ter sido algo realmente estimulante.

Um momento de descrença visual da Kumoko...

A Kumoko reservou preservar a vida e fugir de onde estava, sem um rumo concreto. A partir deste momento, a tonalidade do enredo todo está nela lutando pela sobrevivência, enfrentando inimigos nunca antes imaginados e, assim, ganhando níveis de experiência e habilidades que lhe podem ser - ou talvez não - muito úteis em sua jornada. Ela já teve algumas casas, uma inclusive com um banheiro de dar inveja, mas todas tiveram de ser abandonadas, seja por terem sido destruídas ou então abandonadas às pressas, pois nelas ficar poderia significar a morte. E sim, nobre visitante, este anime contém sangue e momentos de tensão que, estranhamente para este humilde blogueiro, combinam aprazivelmente com tudo que a obra apresenta.

Tem sido extremamente divertido ver o cotidiano da Kumoko, neste anime isekai de fantasia, fazendo tudo o que pode para viver, entender seu novo mundo, o conceito de habilidade/experiência e, sobretudo, aceitando-se como uma aranha que agora é. Tudo bem que o último ponto citado a dita personagem levou pouco tempo para assimilar, mas vale citar ainda assim. Ela possui falas rápidas, por vezes fazendo alusão a uma criança que recém aprendeu a falar, e desenvolve suas ideias com absurda velocidade. Ela come mesmo os alimentos - entenda-se como inimigos mortos em combate - que desgosta, sendo este um incentivo para a vida de qualquer pessoa. E no encerramento do anime, ela canta uma música que seguramente já adentra como um desafio imenso para qualquer karaokê ("Ganbare! Kumoko-san's Theme", cantada pela seiyuu da personagem). Aliás, sua dubladora é a Yuuki Aoi, nada menos do que a graciosa Nodoka em Healin' Good Precure.

Tecnicamente, Kumo Desu ga, Nani ka? não decepciona, sendo um anime bonito de se ver. Entretanto, usa bastante das CGs que, mesmo tendo momentos pouco satisfatórios, possui consistência e são atrativas até o momento. A Kumoko não é exatamente a única personagem que reencarnou neste novo mundo, havendo outros que reapareceram como humanos ou como um tipo de dragão. O anime tem se sobressaído ao fixar-se na protagonista, mas não tanto quando dá espaço ao restante do elenco, e por isso a minha pessoa espera que isto se desenvolva bem no prosseguimento da obra, cuja projeção é de vinte e quatro episódios em sua exibição. Este texto foi feito após quatro destes capítulos terem sido assistidos e, tendo isto em base, o anime é muito bem recomendável.

E assim se segue...

Momentos



"Uma pose..."


"Enfrentando um medonho sapo..."


"Derrotando o medonho sapo..."


"Mais e mais inimigos..."


"Se entender/aceitar é uma das chaves para o sucesso..."


"A Kumoko é deveras esperta..."

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in Netoin! ]

2 comentários:

  1. De fato é uma aranha muito carismática estou gostando muito do anime, ótimo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Sim, esta aranha só dá alegrias. E fico agradecido por teres gostado do texto, nobre.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!