Em pauta!

sábado, fevereiro 27, 2021

[Fim de Temporada] Planetarian: Snow Globe


O início de tudo...

Caso tu visite este humilde blog a algum tempo, nobre visitante, é bem possível que já saibas do grande apreço que a minha pessoa possui pela obra Planetarian como um todo. Tudo começou no último trimestre de 2013, quando a kinect novel deste título pôde ser desfrutada [leia aqui a análise da mesma]. Com uma história maravilhosa, a qual fez este humilde blogueiro cair em lágrimas com o seu triste término, Planetarian assegurou um lugar de destaque na mente e no coração de quem vos escreve este texto. A partir de tal momento, o desejo de ver esta obra animada algum dia ganhou forma e força.

Passaram-se longos três anos e três meses. Até que, justamente em um primeiro de abril (de 2016), o anime de Planetarian foi oficialmente anunciado [clique aqui e relembre]. A emoção transbordou por todo e qualquer canto da minha pessoa, e isto vem a ser dito sem nada de exagero no seu teor. Totalizando cinco episódio, o anime desta obra da Key Visual Arts compilou de maneira fiel cada par e passo daquilo que a kinect novel contara. Em si, ver a dócil robô Yumemi e o sério Junker, como personagens animados, deu um tom de qualidade ainda maior para o título em pauta. O nível foi tamanho, que o terceiro episódio de Planetarian: Chiisana Hoshi no Yume teve um texto a parte aqui no blog, referente a carismática música "Gentle Jena" [acesse-o ao clicar aqui].

Para coroar tudo com requintes dos mais belos e poderosos, o filme Planetarian: Hoshi no Hito foi lançado em setembro de 2016 no Japão. Sua história relembrou os eventos dos cinco episódios do ONA Chiisana Hoshi no Yume, com foco no futuro do Junker como uma "pessoa das estrelas", graças a tudo que a Yumemi acabou representando para ele [veja aqui a análise deste filme]. Mas algo parecia faltar. E graças a uma campanha feita durante o ano de 2019 e parte de 2020, este título teria animado o OVA baseado em sua light novel de nome Planetarian: Snow Globe, lançada originalmente como um CD Drama que, à rigor, relata em sua história os primeiros anos da simpática Yumemi como narradora e apresentadora do planetário situado no prédio de departamentos Hanabishi.

Yumemi, em sua primeira apresentação e no ambiente de trabalho.

Nobre visitante, é importante tu saber que caso não tenhas visto, lido ou jogado nada acerca de Planetarian, tu poderá assistir a este OVA sem maiores receios, podendo incluso servir como um tipo de epílogo para a história central desta obra. O mesmo vale se tiveres executado quaisquer uma das ações já citadas. Enfaticamente, o ambiente que cerca a Yumemi e os demais personagens em Planetarian: Snow Globe é de um mundo em seu fluxo normal, cerca de dez anos antes dos tristes eventos que tornariam a Terra um planeta quase inabitável, em razão de uma guerra regada a armas nucleares e biológicas, que fizeram todo o ecossistema conhecido ruir. E sim, tudo parece estar bem normal na linha temporal em que se passa este OVA.

No planetário situado ao alto do edifício Hanabishi está a jovem Kurahashi Satori, que aguardava pela chegada da nova narradora das apresentações daquele lugar. Para a surpresa dela, a recém chegada era uma robô, cujo nome ainda era o seu serial de fabricação original. Baixinha, dotada de longos cabelos azuis, e capaz de falar muito sem perder a graciosidade em cada palavra, estava aquela que - no futuro - receberia o nome de Yumemi. Os primeiros contatos da Satori com a citada robô foram longe de serem amigáveis, embora existisse ali o dito e importante respeito. Algo incomodava a então narradora do planetário, que passaria a contar com o Mikajima Goro para sempre verificar o status de funcionamento da pequena robô, além do auxílio pontual da dupla Morimi Yuka e Koga Akane.

Aprazivelmente e gradativamente, toda a equipe do planetário vai se afeiçoando à robô que, dentre outras coisas, já demonstra não ser apenas uma máquina pronta para decorar falar e discursos. Ela é quem denomina sua grande aliada das apresentações com o nome de Jena, que já fazia parte do seu extenso serial de fabricação. Não obstante, esta mesma pequena robô de longos cabelos azuis não mede esforços para atrair clientes até o planetário, nem que para isso ela precise dar escapadas não autorizadas da edificação Hanabishi. E existe um fundo de razão bem concreto para isso, no que tange à proibição dela em dali sair.

Entre gostar ou não dos robôs.

Em Planetarian: Snow Globe, ocorre que os robôs (dada a larga eficácia que possuem) estão a tomar o lugar dos humanos em diversas frentes de operação. O desemprego, com isso, está crescendo em todo o planeta, e não apenas no Japão. Diante deste cenário, o anime mostra como a sociedade humana - em parte - tem reagido a isto, pedindo inclusive a destruição dos robôs. Em uma de suas saídas não autorizadas, a futura Yumemi sentiu diretamente um pouco deste ódio crescente, quando uma garotinha começou a descontar nela a perda de emprego sofrida pelo seu pai, mediante as palavras que o próprio havia lhe dito. Se não é a Satori sempre no encalço dela, provavelmente a simpática robô não saberia como sair de tal situação.

Engana-se quem pensa que este OVA trata unicamente dos pontos já apresentados. A futura Yumemi encontra-se prestes a conhecer mais e mais dos sentimentos bons que as pessoas podem ter, estando entre eles o amor. É simplesmente mágico acompanhar como que esta simpática personagem resolve uma questão envolvendo um rapaz que, quando criança, a havia pedido em casamento. E a magia não para exatamente aí, pois a simpática robô demonstra ainda não ter a noção exata do que é o dito amor humano, quando a Satori lhe fala sobre o que é apaixonar-se e no que isto pode desencadear.

Em resumo, este OVA de Planetarian é o início de tudo. Fala-se de quando a Yumemi chegou ao planetário, além dos seus dez primeiros anos trabalhando ali como narradora e apresentadora das projeções que, seguidamente, cativavam cada vez mais o público local. Não há espanto nisto. Diga-se de passagem, a parte técnica desta animação está muito bem apresentada, e isto por si vale mais um ponto positivo. Ao final, uma ponte certeira para o primeiro episódio de Planetarian: Chiisana Hoshi no Yume é feita, e a continuidade do todo é um convite certeiro para ser visto (ou revisto). Nobre visitante, isto é Planetarian.

E assim se seguiu, visitando o planetário...

Momentos



"Uma realidade na qual muitos humanos odeiam os robôs..."


"O grupo de trabalho da Yumemi..."


"Satomi procura pela Yumemi, que está a falar do planetário pela cidade..."


"Uma conversa e o globo de neve..."


"Yumemi ao ouvir sobre o amor..."


"O passado e o presente..."


"Comemorando os dez anos de apresentações..."


Planetarian: Snow Glove
origem: novel  /   estúdio: Okuruto Noboru
total de episódios: 1  /   exibição: OVA

* avaliação: 9,5 pontos de 10,0 possíveis *


"Todos os sorrisos são para você, Yumemi..."

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in Netoin! ]

2 comentários:

  1. Terminei de ver e só conhecia a versão em Drama CD. Foi preciso adaptar algumas coisas para uma narração mais fluida na animação, mas ainda assim tem bastante força.

    De fato pode ser visto como uma história solta, que já é bem comovente. Só que sabendo do que acontece depois, na história principal, não dá para deixar de sentir tristeza. E desejar que as coisas não tivessem sido daquele jeito.

    Um pouco fora do assunto, mas recomendo ver Kamen Rider Zero-One. Tem vários elementos nessa série que se comunicam com Snow Globe, como a questão da coexistência de humanos e robôs. Tem muitos outras questões também e o melhor é ver com seus próprios olhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Concordo contigo, Usys 222, pois muitos pontos tiveram de ser adaptados para ter consistência na animação. E deu muito certo.

      Consigo recomendar bem este OVA, especialmente para quem já viu Planetarian (ONA e/ou o filme), pois acredito que a curiosidade sobre os fatos que antecederam seus eventos chamam mais a atenção, do que - em teoria - indicar este OVA para alguém que está para ter o primeiro contato com a série Planetarian.

      Fico agradecido pela recomendação, nobre Usys 222.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!