Em pauta!

sexta-feira, julho 01, 2022

[Análises em Geral] #110: preferências no Atari


Nostalgia à vista...

Este humilde blogueiro é um ardoroso fã da fina arte dos videogames. A poesia e simbolismo contidos em tal sentença vai totalmente de encontro ao apreço existente de minha pessoa com uma boa jogatina. E tudo começou no distante ano de 1983, quando um videogame Dismac VJ9000 foi dado como presente de aniversário, sendo este produto da geração Atari 2600 e totalmente compatível com os seus controles e cartuchos. Era comum, a cada final de semana, o dito Dismac ser ligado na televisão e promover incontáveis momentos de jogatina prazerosa e muito bem-vinda.

Nobre visitante, o presente post tem um cunho mais especial. Com base no descrito acima, você está recebendo o convite especial para acompanhar as opiniões que este humilde blogueiro nutre dos jogos que tem como favoritos da geração Atari 2600. Trata-se de um tipo de viagem no tempo feita com muita atenção e carinho, pois remete a muitos momentos de uma infância que soube deixar as suas marcas.

Assim sendo, você verá mais abaixo um top'5 pessoal de jogos do sistema Atari 2600. Obviamente, muitos dos grandes títulos destacados não estarão presentes, mas certamente isto não adentra como fator de demérito, dado o fato de que a minha pessoa muito se divertou com jogos como Chopper Command, Freeway, Pitfall, Pac-Man, Skiing e Megamania. Ao final deste texto haverá a citação para uma menção honrosa, que por si já promete ser desgarrada o bastante. Caso queira, deixe na seção de comentários o seu top do Atari 2600, ou simplesmente o jogo que mais lhe agrada do citado sistema.

Tenha uma boa leitura...

Aos jogos!



Enduro
Activision (1983)

De fato, a experiência de minha pessoa com videogames começou justamente com a geração do Atari 2600, sendo que Enduro foi o primeiro jogo a ser experimentado. Trata-se de um título no qual o botão de ação faz com que a sua velocidade aumente. Os direcionais para esquerda e direita movimentam o seu veículo, cuja traseira assemelha-se a um carro de Fórmula 1. Ao apertar para baixo, tu vai diminuindo a sua corrida, até frear de vez. O que conta neste título é ultrapassar o número de carros determinado em cada fase. Terás de correr de dia, em meio ao calor, embaixo de uma nevasca, ao entardecer, pela noite, na madrugada com neblina e, por fim, ao amanhecer. Por sinal, a vitória é comemorada com uma bela bandeirada.

Este é um jogo que fez muito sucesso, de uma maneira mais do que justificada. Para a minha pessoa, é algo que atualmente tende a causar certo desconforto ao jogá-lo, uma vez que passar da quinta bandeirada tornou-se um desafio deveras complicado. Isto é totalmente o oposto do que ocorria na época do Atari, quando este humilde blogueiro cravou o seu recorde pessoal de oito bandeiradas. Nobre visitante, tenhas em mente que Enduro é um belo desafio até hoje, isto sob as mais variadas óticas possíveis.


H.E.R.O.
Activision (1984)

Atenção é a palavra de ordem máxima neste jogo, cujos gráficos são muito chamativos para o sistema Atari 2600. Não obstante, o controle é preciso o bastante para que tu não ouse falhar em muitos pontos do jogo, ao longo de suas vinte fases que vão mesclando diversos elementos diferenciados a sua jogatina. Caberá aqui passar por todos os perigos com cautela, derrubar seres que tentarão lhe atrapalhar e prestar atenção quando escolheres um caminho a prosseguir, para assim poder salvar a pessoa indefesa que está solitária ao final de cada fase, aguardando pelo resgate de sua parte.

O parágrafo acima é mais do que uma bela apresentação para o título H.E.R.O., nobre visitante. Trata-se de um jogo que sabe prender a atenção, exigindo muita astúcia por parte do jogador, sendo este um verdadeiro título de aventura para o tão saudoso Atari 2600. Não obstante, H.E.R.O. se fez presente em diversos sistemas além do que serve de pauta para este texto, tais como o Coleco Vision, Commodore 64 e Sega Master System, apresentando gráficos e sons totalmente condizentes com os mesmos. Ainda assim, a versão do primeiro Atari é a que realmente cativou este humilde blogueiro.


Keystone Kapers
Activision (1983)

Quando se fala em Atari 2600, uma das primeiras coisas que chegam com grande velocidade na mente é a questão dos gráficos do sistema. Boa parte dos títulos eram compostos por visuais extremamente simplórios, incluso nisto grandes hits que marcaram toda uma geração. A minha pessoa nunca foi de notar isto enquanto jogava, mas com o passar dos anos isto se tornou algo mais comum de ocorrer. Ainda assim, o simples fato de estar correndo dentro de um shopping center, na caça por um ladrão que aparenta não estar muito preocupado em ser alcançado, é que faz de Keystone Kapers um jogo que merece ser muito apreciado.

O título em pauta clama para que você esteja bem calibrado para o desafio, nobre visitante, uma vez que a jogatina é constante e não tolera deslizes de nenhuma espécie. Ao longo dos três andares do empreendimento comercial, apenas um solitário elevador poderá te auxiliar em algo. No mais, Keystone Kapers possui inúmeras armadilhas prontas para lhe atrapalhar e, de certa maneira, te infernizar. Cuidado máximo com as bolas saltitantes, aparelhos de som ligados ao último volume, aviões de brinquedo e carrinhos de compra descontrolados. E não se esqueça de que há limite de tempo para chegar até o ladrão. Um jogo digno de nota.


River Raid
Activision (1982)

O título da vez é outro que teve imensurável boa fama no Brasil. Sua jogabilidade, simples e presa ao mesmo tempo, por vezes tenderá a fazer testes com suas habilidades a frente de um controle do Atari 2600. Por suposto, não será difícil que tu fique zangado em distintos momentos da jogatina, uma vez que terás poucos segundos para escolher caminhos, além de correr o risco de demorar em conseguir avistar preciosos pontos de abastecimento para a sua nave.

Dito isto, visitante, seria impossível para este blogueiro fazer um top de jogos do antigo Atari 2600 e não citar o título River Raid como integrante do mesmo. Em saudosas épocas, passar dos cem mil pontos não era uma tarefa das mais complicadas para a minha pessoa mas, atualmente, chegar perto de tal pontuação tem representado um grande martírio. Abater helicópteros, navios inimigos e aviõezinhos brancos que aparecem grande velocidade na tela é a grande missão aqui. Destrua pontes para avançar de fases, que intercalam entre rios e áreas com escolha de progresso. E assim aventure-se você também em um dos grandes títulos deste clássico sistema de videogame.


Seaquest
Activision (1983)

Jogos como este podem tanto acalmar a minha pessoa, como também enervar em grande estilo. Isto, claro, a depender unicamente de certos eventos com base na jogatina da ocasião. Sendo classificado como um jogo de tiro, Seaquest faz parte do top deste humilde blogueiro justamente em razão destas características já citadas. O que realmente adentra e importa, para este título ser assim classificado, é que o mesmo realmente faz por merecer isto, pois é deveras bom e chamativo.

Em Seaquest, o que está em jogo é você resgatar um número definido de mergulhadores, levando-os de volta para a superfície. Para tanto, e estando no controle de um submarino, deverás abater os seus inimigos embaixo da água para poder seguir adiante com a sua missão. Como de praxe, a dificuldade aumenta gradativamente com o passar das fases, na qual a velocidade daqueles que desejam lhe atrapalhar torna-se sufocante. Atire nos "perigosos" peixes, detone maquinários que anseiam em acabar contigo, cuidado com os barcos quando tu for se reabastecer com oxigênio e curta este jogo.

Menção honrosa...



Fast Food
Telesys (1982)

Como já se fez citar ao início deste post, o Atari 2600 trouxe para os gamers da época muitos títulos impressionantes, sendo que vários deles são cultuados até a atualidade. Não para menos, não é difícil encontrar trabalhos de fãs fazendo remakes de alguns destes grandes clássicos. Contudo, ainda assim existe um jogo que está bem distante deste tipo de holofote, mas que este humilde blogueiro sempre guardará com muito saudosismo suas jogatinas em memória.

Para tanto, a menção honrosa da vez acaba sendo do jogo Fast Food. Mesmo para os padrões gráficos do Atari 2600, seu visual é deveras minimalista e simplório, sendo que mesmo a sua jogabilidade acaba sendo incorporada neste segmento. O botão de ação aqui é desnecessário, pois tudo que você precisa fazer é direcionar a boca sedenta por deliciosos lanches para abocanhá-los. Tens quatro vidas, que são determinadas pelas "berinjelas", onde ao comer a quinta tu basicamente arrotará e a lanchonete fechará. Muitas risadas de minha pessoa - então com sete anos de idade - vieram, na época, das jogatinas deste título.

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in Netoin! ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!