Em pauta!

sábado, dezembro 31, 2016

[Fim de Temporada] Out'2016 - Destaques em aberturas e encerramentos!


Momento dos top's...

A temporada de outubro'2016 coroou com brilhantismo, no quesito animação japonesa, o ano que está se encerrando. E como manda todo final de ciclo animístico desde janeiro'2014, o NETOIN! surge uma vez mais com o mesmo post temático, para a sua apreciação e pronta linha opinativa à ser feita.

Tendo o parágrafo acima como introdutório à causa, está na hora do especial da vez com os destaques em aberturas e encerramentos, desta vez centrados na temporada de otubro'2016, que finalizou em grande estilo (dando números finais ao ótimo ano para animes que foi o de 2016). O total desta oportunidade registra vinte e oito animes sendo assistidos, sendo este o dado que outorga (nas regras da casa) o direito de uma obra aparecer ou não nos dois top'5 em pauta. Em outras palavras, apenas os títulos vistos por este humilde blogueiro terão valia para ambas as listas. Este é um ponto de máxima atenção, uma vez que a minha pessoa julga como sendo injusto colocar no ranqueamento máximo obras não vistas.

Entretanto, isso não significa que os animes fora do grupo total acima citado deixarão de serem citados aqui. Para tanto existe a área das menções honrosas, onde poderão aparecer obras dentro ou fora do lineup de minha pessoa. Embora o número de tais não pode passar de um total de cinco para cada tópico (abertura e encerramento), não existe a obrigação desta quantidade ser atingida (mas o mínimo de duas citações para cada é algo que pode ser definido com certeza).

Desta maneira, estes são os animes que poderão aparecer nas distintas listas: 12-sai Chicchana Mune no Tokimeki 2nd Season, All Out!!, Days (TV), Fune wo Amu, Haikyuu!! 3rd Season, Hibike! Euphonium 2nd Season, Jojo no Kimyou na Bouken: Diamond wa Kudakenai, Kaijuu Girls: Ultra Kaijuu Gijinka Keikaku, Keijo!!!!!!!!, Mahou Shoujo Ikusei Keikaku, Mahoutsukai no Yome: Hoshi Matsu Hito, Mahou Tsukai Precure!, Mobile Suit Gundam: Iron-Blooded Orphans 2nd Season, Nanbaka, Natsume Yuujinchou Go, Nobunaga no Shinobi, Occultic;Nine, Regalia: The Three Sacred Stars, Sangatsu no Lion, Shuumatsu no Izetta, Soushin Shoujo Matoi, Time Bokan 24, Touken Ranbu: Hanamaru, Trickster: Edogawa Ranpo "Shounen Tanteidan" yori, Udon no Kuni no Kiniro Kemari, Uta no Prince-sama: Maji Love Legend StarwwwWORKING!! e Yuri!!! ON ICE.

Assim sendo, estarão listados mais abaixo os top's 5 de aberturas e de encerramentos. Tanto para a lista principal quanto às citações honrosas, prevalecerão características como o apreço pela melodia, sua harmonia com o anime e, também, no que tange à animação que segue ao fundo da mesma. Mantendo a conhecida escrita desde meados de 2015, não haverão as citações negativas nesta oportunidade.

Tenha uma boa leitura!

Nota: a convenção usada nos top's de abertura e encerramento inicia-se pelo quinto colocado, para então finalizar com o primeiro lugar. O pódio apresenta uma coloração diferenciada no símbolo ao lado do nome da obra, que visa salientar uma ligação com os procedimentos olímpicos (bronze, prata e ouro, respectivamente).

Top'5 - Aberturas

Udon no Kuni no Kiniro Kemari.
 Natsume Yuujinchou Go
Música: "Takarabako" (Sasanomaly)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Mahou Shoujo Ikusei Keikaku
Música: "Sakebe" (Minami Numakura)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Yuri!!! ON ICE
Música: "History Maker" (DEAN FUJIOKA)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Udon no Kuni no Kiniro Kemari
Música: "S.O.S." (WEAVER)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Sangatsu no Lion
Música: "Answer" (BUMP OF CHICKEN)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

Sangatsu no Lion.
Escolher as melhores aberturas da temporada foi uma tarefa das mais difíceis. Não apenas pela alta qualidade da maioria das obras de tal período, como principalmente pelo nível de satisfação que as suas sequências iniciais acabaram deixando em minha pessoa.

De toda a forma, cinco animes tinham de ser escolhidos. Muito embora os três primeiros colocados tenham sido imexíveis desde que foram exibidos pela primeira vez, as quarta e quinta posições ficaram em aberto por muito tempo. Melhor para os animes Natusme Yuujinchou Go e Mahou Shoujo Ikusei Keikaku, que abiscoitaram tais postos. A medalha de bronze ficou com o espiritismo da patinação no gelo, protagonizada por alguns dos personagens de Yuri!!! ON ICE. O vice-campeonato acabou indo, com solidez total, para aquilo que pode ser definido como poder do carisma, emanado do início ao fim da abertura de Udon no Kuni no Kiniro Kemari. O título acabou ficando nos braços do pessoal de Sangatsu no Lion, com uma sequência inicial dinâmica, chamativa e dona de uma música que realmente emociona com o mesmo ímpeto.

Menções honrosasAikatsu Stars (MyAnimeList, AniList) com "1, 2, Sing of You" (AIKATSU STARS!); Vivid Strike (MyAnimeList, AniList) com "Future Strike" (Yui Ogura); Ajin 2nd Season (MyAnimeList, AniList) com "Boku wa Boku de Atte" (angela x fripSide).

Top'5 - Encerramentos

Yuri!!! ON ICE.
 Haikyuu!! 3rd Season
Música: "Mashi Mashi" (NICO Touches the Walls)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Sangatsu no Lion
Música: "Fighter" (BUMP OF CHICKEN)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 12-sai Chicchana Mune no Tokimeki 2nd Season
Música: "Yuuki no Tsubasa" (Machico)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Yuri!!! ON ICE
Música: "You Only Live Once" (YURI!!! on ICE feat w.hatano)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Mahou Shoujo Ikusei Keikaku
Música: "DREAMCATCHER" (Nano)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

Mahou Shoujo Ikusei Keikaku.
A mesma dificuldade das aberturas pode ser aplicada, na totalidade, quanto aos encerramentos da temporada em pauta. Incrível como os animes souberam caprichar neste quesito, ao menos em sua ampla maioria.

E para iniciar os trabalhos, nada soa melhor do que o encerramento de Haikyuu!! 3rd Season no quinto lugar, por mais que a tradição acústica do anime em pauta não tenha sido totalmente contemplada nesta sequência da série. Sangatsu no Lion não entrou no pódio desta vez, mas conseguiu honrosamente o quarto lugar, graças à mensagem nítida presente em seu encerramento. Iniciando o top máximo aparece, para a possível surpresa de sua parte, 12-sai Chicchana Mune no Tokimeki 2nd Season, com uma finalização que soube cativar demais em sua animação e (principalmente) na parte musical, fazendo jus à qualidade que o anime demonstrou possuir. A medalha de prata ficou com o pessoal da patinação de Yuri!!! ON ICE e sua vocação para uso das redes sociais (o Instagram no caso). Por fim, o título máximo coube à atmosfera sombria e música triste pertencentes ao encerramento de Mahou Shoujo Ikusei Keikaku, que realmente soube ser mais do que tocante (se você assistiu ao anime sabe bem o que este encerramento significou a cada episódio).

Menções honrosas: Flip Flappers (MyAnimeList, AniList) com "FLIP FLAP FLIP FLAP" (TO-MAS feat Chima); Sengoku Choujuu Giga (MyAnimeList, AniList) com "Gekokujou de Okashi cha e" (Choujuu GIG); Ajin 2nd Season (MyAnimeList, AniList) com "Koutei no Sunai ni Futari" (CreepHyp).

Top's em aberturas e encerramentos geral

Top's em aberturas e encerramentos nas temporadas de 2016
janeiro  /  abril  /  julho

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]

Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!