Em pauta!

terça-feira, maio 15, 2018

[Informação] Um pouco sobre o Atari VCS


Ataribox agora é Atari VCS...

Certamente, o nome Atari causa muitas boas lembranças para este humilde blogueiro. Durante boa parte das décadas de 1980 e 1990, o console que rodava jogos clássicos bem conhecidos como Enduro, River Raid, Free Way e Keystone Kapers, dentre tantos outros, foi a fonte de diversão da minha pessoa em muitos finais de semana e/ou épocas de férias escolares. No caso, possuía um Dismac modelo VJ9000 (existiam muitas variantes do Atari e esta era uma delas), cujo último ano de sua existência em uso foi o de 1994.

Impossível não se lembrar do Atari Jaguar, o videogame desta clássica empresa que entrou para tentar competir de igual com as líderes deste mercado a partir de seu lançamento, em 1993. Desnecessário aqui enfatizar que este console não atingiu o ponto que a empresa alçou para o mesmo. A minha pessoa chegou a vê-lo por diversas vezes em lojas do ramo, mas nunca cogitou adquiri-lo. Em 2017 circularam diversas notícias sobre o Ataribox que, agora, teve o seu nome alterado para Atari VCS (abreviação para Atari Video Computer System).

Os informes mais atuais sobre a nova investida da Atari em consoles foram fortes o bastante para fazer a minha pessoa pensar, em diversas frentes, sobre tal ideal. A começar pelas suas especificações que já foram liberadas, cujas não causam um impacto frenético a uma primeira vista, mas que conseguem chamar bem a atenção ainda assim. De momento, o Atari VCS virá com um processador AMD Radeon (de poderio ainda desconhecido) com interface feita sob o Linux (segundo o site oficial do console, ele será um sistema totalmente aberto). Ainda diz-se que este novo videogame rodará jogos em HDR (com 60 fps e resolução em 4K). Esta configuração sugere que o console será, igualitariamente, capaz de rodar serviços de streaming e possibilitar uma navegação tranquila pela internet (além de aplicativos da própria Atari).

O Atari VCS, com frontal de madeira, um controle que se assemelha ao do
XBOX One, e o clássico controle com o sticker (relembrando um tanto o Atari 2600).

- Divulgação: Atari Inc. -

De acordo com o que já foi liberado pela própria empresa, o Atari VCS virá com memória internaquatro entradas USB 3.0, Wi-Fi, Bluetooth, uma saída HDMI e uma entrada para cartão SD (visando expansão de memória e aumento na biblioteca de jogos). O console terá sua pré-venda iniciada em 30 de maio de 2018 através do site IndieGoGo (clique aqui para visualizar), com um valor de 199 Dólares (sendo este um ponto de grande questionamento, uma vez que nem tudo do Atari VCS foi divulgado e que o mesmo só será entregue a quem o adquirir a partir de 2019) para o videogame com um controle (cogita-se uma versão futura do mesmo com dois controles), sem mencionar que existe a possibilidade do produto ter o seu valor de venda aumentado após tal período. Por fim, o console virá com cem jogos clássicos na memória.

Fica bem nítida a ideia de que o Atari VCS terá o princípio de rodar jogos clássicos de sua marca, além de títulos indie. A configuração já conhecida, em teoria, permitirá que outras empresas lancem seus jogos para o console, embora isto seja algo a ser verificado apenas mais adiante no tempo. Mas, para a minha pessoa, não parece que (ao menos em um primeiro momento) esta nova investida da Atari tenha o ideal de competir com os consoles mais atuais da Microsoft, Nintendo e Sony, estando mais voltada para um nicho bem mais específico.

No mais, este humilde blogueiro sentiu-se extremamente interessado em maiores informações que, com o tempo, haverão de aparecer sobre o Atari VCS. Contudo, isto difere do chamado potencial de aquisição para o momento. É extremamente bem-vinda a ideia de tão clássica empresa resolver retornar com um novo console mas, ao mesmo tempo, existe um nível de cuidado nisto. Visitante, deixe nos comentários as impressões iniciais que tu teve desta investida da Atari, a partir do que foi aqui descrito, e não se esqueça de visitar os sites de referência listados mais abaixo.

E assim se segue...


Vídeo com o visual do Atari VCS
clique aqui para acessar (via YouTube)

Fontes deste post e referências gerais (em inglês)
Digital Triends  /  Globo News Wire  /  Techradar

Fonte deste post e referência geral (em português)
Tecnoblog

Site oficial do Atari VCS
acesse ao clicar aqui

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in Netoin! ]


Conheça o autor do Netoin!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!