Em pauta!

quinta-feira, janeiro 08, 2009

Mais ação marca presença em "Mahou Shoujo Lyrical Nanoha A's"!

O logo de "Mahou Shoujo Lyrical Nanoha A's".

No final de 2008 foi publicado um texto aqui no "NETOIN!" que era uma review do anime "Mahou Shoujo Lyrical Nanoha". Este título é digno de grande apreço, uma vez que é bem trabalhado, com uma estória chamativa ( embora não esteja livre dos clichês ) e personagens carismáticos ( Nanoha e Fate traduzem bem isso ).

Este anime possui duas continuações diretas, chamadas de "A's" e de "Strikers". À partir de agora, você é convidado para saber um pouco mais sobre a série "Mahou Shoujo Lyrical Nanoha A's".

Uma continuação direta

A pequena Nanoha tendo que passar por difíceis batalhas...

A série "A's" usa como ponto de partida os acontecimentos finais da série predecessora. Com os enfoques mantidos, a nova série passou à explorar novos ares...

É bem verdade que Nanoha passou a usufruir um pouco da vida normal, ao lado de Yuno ( na sua forma animal ), o arqueologista de um outro mundo. A jovem Fate trabalha temporariamente na Agência Espacial ( sempre na compania de Arf, a sua mascote ), auxiliando Chrono sempre que necessário.

No entanto, a calmaria repentina é quebrada pelo aparecimento de estranhos guerreiros, detentores de grandes poderes mágicos, e de uma força de combate igualmente poderosa.

Os novos personagens

Signum e sua espada, Lævatein ( Levantine ).

Os estranhos guerreiros que aparecem em "A's" estão atrás de fontes de magia poderosas para proteger à alguém em específico.

Signum é uma grande guerreira. Aliás, uma cavaleira, como a própria prefere sempre se apresentar. Ela não mede esforços para proteger seus companheiros, e está sempre pronta para o combate. Dona de uma seriedade inconfundível e de uma arte primorosa com a espada, tudo que Signum quer é levar adiante uma palavra empenhada: a de proteger sua mestra.

Uma de suas companheiras atende pelo nome de Vita. Aliás, a única coisa pequena na Vita é o seu tamanho, pois sua força de combate e vontade de lutar são extremamente grandes. Seu báculo que se assemelha à um martelo ( de nome Graf Eisen ) é uma de suas garantias em combate. Outra coisa grande em Vita é a sua aparente ( mas presente ) falta de educação e certa arrogância, que são sempre amenizadas quando ela está perto de sua mestra, para qual demonstra grande respeito e sentimento de zelo.

A Vita em combate.

Temos ainda a Shamal que pode ser considerada a contraparte do Yuno, por estar prestando auxílio aos seus companheiros quando se faz necessário, sendo perita em magias de cura e de efeito indireto.

E citando contrapartes, temos o Zafira. Trata-se de um lobo azul que, podendo assumir a forma semi-humana ( tal como a Arf pode fazer ), possui um poder de combate físico elevado e de grande magia.

Os quatro juntos são mais conhecidos pelo nome de "Cavaleiros Velka". Os integrantes da ordem Velka possuem uma magia diferente da que Nanoha, Fate, Yuno e Chrono usam. Através do reabastecimento por meio de cartuchos, o poder mágico deles aumenta consideravelmente.

O "Livro das Trevas"...

Hayate e os cavaleiros Velka.

Como já foi mencionado anteriormente, os cavaleiros Velka estão atrás de fontes de magia poderosas. A razão disso é para alimentar um objeto de grande poder, chamado "Livro das Trevas". Conta-se que, após o livro estar completo, seu dono terá poderes ilimitados. No caso presente, a mestra atual dos cavaleiros Velka será a detentora de tais poderes.

A mestra atual é uma jovem de nome Hayate, sendo esta uma jovem educada, dedicada e que não deixa que nada venha a abatê-la. Ela possui uma deficiência nas pernas, a qual lhe obriga à ter que usar de uma cadeira de rodas para se locomover.

Os cavaleiros Velka apareceram para Hayate em certa ocasião, jurando lealdade à ela. Hayate os acolheu em sua casa, e vivem juntos desde então em perfeita harmonia. No entanto, Hayate não sabe o que os cavaleiros Velka estão fazendo, mesmo que Signum tenha prometido à jovem que eles não iriam fazer nada que fosse contra a sua vontade.

Ação e sentimentos...

Os cavaleiros Velka: bons ou maus!?

A série "A's" possui toques dignos de um anime à ser lembrado. Um ponto de grande questionamento pode ser sobre a conduta dos cavaleiros Velka, que agem de uma forma na qual Hayate não quer, pensando unicamente no bem de sua mestra. Isso faz destes cavaleiros bons ou maus!?

Além disso, há o agravante do "Livro das Trevas", que consome a vitalidade de seu dono de pouco em pouco. Aí deve estar a razão da Hayate ser paralítica. E indo mais além: o "Livro das Trevas" é o objeto pelo qual a Administração do Tempo e Espaço tanto tem procurado, por razão do seu alto poder de destruição. E este mesmo livro possui uma certa característica, que o torna ainda mais interessante e perigoso...

Com o aparecimento dos cavaleiros Velka e do "Livro das Trevas", uma equipe passa a viver na Terra, estando entre eles a Fate, a Arf e o Chrono.

A Fate com o uniforme da escola onde estudam Nanoha e suas amigas.

Alternando entre momentos de calmaria e de batalhas interessantes, Nanoha e seus amigos tentam descobrir as razões para que os cavaleiros Velka queiram restabelecer o poder do "Livro das Trevas".

A pequena Nanoha, acima de tudo, quer evitar qualquer tipo de arrependimento ou batalha desnecessária, e se mostra uma das mais interessadas em saber a verdade sobre os cavaleiros Velka. Aliás, a Vita acabou criando uma inimizade com Nanoha, vide o primeiro combate da série.

Fate e Signum: grandes duelos.

Quando estão frente-a-frente, Fate e Signum travam batalhas das mais interessantes no anime. As duas possuem características muito similares, e seus poderes de batalhas equivalem-se, principalmente após a Fate ( e a Nanoha ) ter feito uma certa adaptação em seu báculo...

A série "A's", com base no que foi mostrado, deu uma nova direção ao anime, sem deixar de lado as características presentes na série predecessora.

Objetivamente

Fate, Hayate e Nanoha.

O anime "Mahou Shoujo Lyrical Nanoha A's" é um bom exemplo de como uma continuação deve ser feita.

Nesta série, há questionamentos que são feitos. Há respostas para serem buscadas. Existe ação, que está mais fluente e presente do que na primeira série do anime. Descobrir quem é "o bonzinho ou o bandido" no anime é algo que chega a passar desapercebido...

O nível artístico mostrado em "A's" é o mesmo de seu predecessor, o que vale também para os efeitos e trilha sonora do anime.

Caso tenha a oportunidade, assista a "Mahou Shoujo Lyrical Nanoha A's" e vivencie mais as aventuras de Nanoha e demais personagens. Anime recomendado.

[ made in NETOIN! ]

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse o site oficial de "Mahou Shoujo Lyrical Nanoha A's", clicando aqui.

Um comentário:

  1. ótima análise Carlírio. Uma das coisas que mais gosto do A's é justamente a ausência de um vilão declarado. Muitas das atitudes dos cavaleiros Velka não são dignas de "vilões malvados". E diferente da primeira temporada, A's mostra bem mais rápido conteúdo e batalhas interessantes. Pena que parte disso se perde em StrikerS.

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!