Em pauta!

sábado, janeiro 03, 2009

Mais de "Tatsunoko vs Capcom"...

Na tela de versus: Tekkaman e Batsu contra Megaman Volnutt e Karas.

Lançado no dia 11 de dezembro de 2008 em solo japonês, o jogo "Tatsunoko vs Capcom" dividiu muitas opiniões. Algumas boas e outras ruins, variando entre características como personagens presentes, jogabilidade e gráficos do jogo.

À partir de agora, segue-se uma pequena amostra deste jogo.

O jogo à toda prova: personagens

O gênio Daimao: exclusividade do NintendoWii.

Pelas imagens que circulam na internet e vídeos que já se fazem presentes, pode-se notar que "Tatsunoko vs Capcom" não foi criado como um mero caça-níqueis ( muitos assim julgavam o jogo ). Muito pelo contrário, pois o jogo é uma grata surpresa.

O staff de personagens, no entanto, acabou entristecendo à muitas pessoas. Pelo lado da Tatsunoko não há o Shurato ou o Soul Taker, e pelo lado da Capcom nada de Dante ou do Zero ( da série MegamanX ), e isso só para exemplificar algumas das razões para tal entristecimento.

E mesmo não sendo o esperado, o staff não é ruim. À primeira vista, quando se nota personagens como a Roll ou o Yatterman, alguém alucinado em fighting games pode pensar em algo como "sacos de pancada" mas, à rigor, são personagens que se mostram muito bons no jogo.

A Roll preparando um special move.

A jogabilidade, ao que se pode notar, é viciante. Os combos aéreos estão mais vivos e interessantes do que nunca. Um novo movimento chama a atenção: nele, você pode alterar de personagem durante a execução de um combo, sendo ele aéreo ou no solo. Isso agrega em maiores possibilidades no jogo.

Os jogadores mais experientes irão sentir-se em casa, pois personagens como Ryu, Chun Li e Batsu estão ali com o que possuem de melhor à oferecer. O lado da Tatsunoko também mostra qualidade, e personagens como o Karas, Casshern e Ken Washio estão aí para por esta frase à toda prova.

O Megaman preparando um de seus special moves.

No entanto, o jogo reserva seus desafios. Para exemplificar isso há o Megaman que, diferente da versão tradicional presente na série "Marvel vs Capcom", nesta ele demonstra ser um dos personagens mais complexos de se jogar, possuindo uma troca de braços durante a batalha e golpes igualmente diferenciados, ainda sendo um dos melhores para ataques à distância.

Temos os personagens que fazem a sua real estréia em jogos de luta. Esse é o caso do Sôki ( de Ominusha ) e do Viewtiful Joe ( do jogo homônimo ). Pelos lados da Tatsunoko temos o Daimao ( do anime "Hakushon Daimao" ) e a Miss Doronjo ( do anime "Yatterman" ).

Viewtful Joe.

Segue-se abaixo a listagem completa dos personagens presentes em "Tatsunoko vs Capcom".

* universo Capcom: Ryu, Chun Li e Alex ( Street Fighter series ); Megaman Volnutt ( Rockman Dash/Megaman Legends ); Sôki ( Ominusha ); Morrigan ( Darkstalkers ); Batsu ( Rival Schools ); PTX-40A ( Lost Planet ); Roll ( Megaman Powered Up ); Viewtful Joe ( Viewtful Joe ); Saki ( Quiz Nanairo Dreams ).

* universo Tatsunoko: Ken Washio e Jun the Swan ( Gatchaman ); Casshern ( Casshern ); Karas ( Karas ); Yatterman e Miss Doronjo ( Yatterman ); Gold Lightan ( Gold Lightan ); Tekkaman ( Tekkaman ); Hurricane Polymar ( Hurricane Polymar ); Daimao ( Hakushon Daimaou/The Genie Family ); Ippatsuman ( Gyakuten!Ippatsuman ).

* chefe do jogo: Yami, do jogo "Okami" ( Capcom ).

O jogo à toda prova: gráficos e sons

A Saki agora é jogável. Recorda-se dela no primeiro "Marvel vs Capcom"?

Pelo que se pode notar, o jogo é muito bem trabalhado na sua parte gráfica. Os cenários 3D proporcionam uma boa experiência com os personagens feitos em 2.5D. A Capcom realmente sabe o que faz nestes termos em um jogo de luta.

Os efeitos visuais são bonitos e chamativos. O Shinku-Hadouken do Ryu está muito próximo de ter as dimensões de um Kame-Hame-Ha, isso só para se ter uma idéia do que está sendo passado...

Roll aplicando um special move.

O fato de cada personagem ter uma final própria em anime ( por mais que sejam no máximo de 45 segundos de duração ) também entra como um ponto positivo para o jogo.

A parte sonora do jogo chama a atenção. Cada um dos vinte e dois personagens jogáveis possui uma música tema própria, que é entoada assim que entram em combate. Gera um certo saudosismo ouvir o tema do Ryu em Street Fighter II...

O jogo à toda prova: extras

Minigame da Roll: objetivo mais do que claro...

A versão caseira ( NintendoWii ) possui vários aspectos extras que ajudam à manter a longevidade do jogo.

Existem vários mini-games, aparentemente sendo um para cada personagem do jogo. No mini-game do Ken Washio, ele deve acertar em alvos aleatórios, mas com o cuidado em não atirar em nenhum dos personagens do jogo que venham à aparecer. Um outro exemplo é o mini-game da Roll, onde ela deve limpar o Gesellchaft ( a nave da família Bonne ), não podendo bater em nenhum dos containers ou nos servbots que eventualmente aparecem para atrapalhá-la.

O chefe do jogo, Yami, em sua segunda forma.

Além dos mini-games, existem outras seções de extras que vão abrindo, provavelmente, na medida em que vai se finalizando o jogo com diferentes personagens.

Entre os outros extras, há a seleção de falas dos personagens e também todo o repertório musical presente em "Tatsunoko vs Capcom" ( BGM ).

Objetivamente

Golpe interessante da Roll...

Jogar "Tatsunoko vs Capcom" deve ser uma ótima experiência. Obviamente, durante a leitura deste texto, você deve ter notado o uso de muitos termos superficiais como "talvez" ou "provavelmente", pois este humilde blogueiro ainda não conseguiu jogá-lo.

De acordo com uma postagem presente neste fórum, foi liberada uma listagem de personagens que não foram usados neste jogo, mas que poderiam estar presentes em uma continuação do título. Quem sabe...

Ainda assim, este crossover é um prato cheio para os fãs do gênero. Muito embora uma versão ocidental do jogo ainda não tenha sido confirmada ( e talvez seja pouco provável de ocorrer ), ainda assim vale a pena.

Se tiver oportunidade, jogue "Tatsunoko vs Capcom". Recomendado!

[ made in NETOIN! ]

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Pequena seleção de vídeos ( todos presentes no "YouTube" ): abertura do jogo; mini-game da Roll; luta do time Ken Washio/Roll contra Ryu/Ken Washio; luta da Miss Doronjo/Megaman contra Yami; luta Sôki/Daimao contra Ippatsuman/Tekkaman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!