Em pauta!

quarta-feira, março 31, 2010

Curtas em geral - parte #56: esta face é real!? Sério!?

O que houve!?

Impressionante o poder de um boato, de uma informação vazia ou, no modo mais singular possível, de uma fofoca. Nesses momentos, atitudes são colocadas em xeque sem a mínima necessidade, o que é uma pena...

Este humilde blogueiro não estava à par do assunto, até que visitou e leu textos sobre o caso que será descrito mais à seguir em blogs como o "Gyabbo!", "Japan Pop Cuiabá", "Subete Animes" e "Shoujo Café". Algo assim deve ser ressaltado, e muito bem ressaltado.

O caso remete à um dos grandes nomes da Rede Globo no que se diz respeito à escrita de novelas, sendo este o Walcyr Carrasco. Como este humilde blogueiro não segue novela à mais de 15 anos, então o conhecimento pessoal nesta área é quase nulo. Porém, algumas fotos dele em visita ao Japão, e também algumas idéias impregnadas foram o suficiente para que várias pessoas, literalmente, "descessem o malho" no referido escritor em seu Twitter.

Fazendo uma espécie de ponte, faz-se aqui uma referência à um caso que ocorreu em Manaus, que foi muito comentado no blog parceiro "Gyabbo!", em meados de dezembro último. O caso das palavras escritas contra o Walcyr em seu Twitter, e de toda a generalização em virtude do ocorrido em um shopping da capital amazonense, possuem muitos pontos em comum...

Os blogs citados mais acima merecem uma visita para que se possa ter uma visão mais aguçada no caso da discussão entre o escritor e os otakus brasileiros. Para este humilde blogueiro, houve um exagero enorme por parte das pessoas que escreveram tantas coisas "interessantes" contra o Walcyr em seu Twitter.

O que estas pessoas queriam com isso? Não suficiente, ainda criaram uma campanha sugestivamente denominada "#OtakusContraAGlobo" no Twitter. Então, para que serve realmente tudo isso? Este humilde blogueiro não vê sentido nisso...

Se, ao acaso, tal novela realmente sair do papel, saiu. Refletindo-se com calma, quem nunca imaginou coisas do que não conhece propriamente dito, especificamente falando no termo cultural da questão!? O bom senso não significou nada neste caso, isso julgando-se pelos ataques desferidos...

Este blogueiro, dono deste humilde blog, adora a cultura japonesa ( e isso de longa data ), e não gosta de novelas ( muito embora no passado as apreciava ). Porém, não compactua em nenhuma hipótese com tais ataques sem sentido. Será que as pessoas que tanto lá escreveram não perceberam o mal que fizeram aos fãs da cultura japonesa em nosso País ( isso sem mencionar para o próprio escritor, que de mal não fez absolutamente nada )? Isso pode ser classificado como um belo tiro dado no próprio pé...

Esta postagem se faz presente apenas para se refletir no bom senso. Se as pessoas que fizeram isso se denominam mesmo fãs da animação e da cultura japonesa, e querem ver o seu hobby não ser vítima constante de preconceito, a ação por elas acatada está longe do ideal. Aliás, muito distante...

[ made in NETOIN! ]

4 comentários:

  1. Cara, gosta de rock?

    Desde o chamado "rock clássico" (tipo o que toca na Kiss FM), até sub-gêneros como indie, heavy-metal, etc etc, fazem parte do chamado "rock". OK, talvez sua namorada ou sua mãe não assista novelas, mas dê uma olhada em uma de tarde (não me pergunte qual, eu só critico quando vejo) que passe na Emissora do Mal.

    Gostou? Achei ridículo. Atores que não sabem interpretar, roteiro débil, Galeria do Rock (limpinha e organizada? Nunca vi) como o Meca do rock, gente que não toca pandeiro dando uma de guitarhero, etc etc etc. Claramente o autor não gosta do gênero, então a autoparódia de Lucky Star não se compara.

    Esqueci de comentar no parágrafo acima do uso da música "Minha Renda", da Plebe Rude, que fala sobre a má distribuição de renda, na emissora que mais critica o MST. Sem contar que é mais uma historinha de riquinhos.

    Sou da geração do Zé Roberto (da antiga revista Japan Fury/Animax e odiado por muitos), as críticas dele são totalmente válidas. Se ele zoar e criticar, ele é do meio. Critica uma postura "otaku ocidental" que deve ser combalida. Provavelmente vai corar até quem gosta de cosplay (outra coisa que não gosto).

    Poderia ficar destilando linhas e linhas de repúdio só contra a novela exibida, imagina contra uma futura porcaria.

    ResponderExcluir
  2. Saudações

    AxDna, você era fã da antiga revista "Animax"? Eu adorava tal publicação, e ainda escreverei sobre a mesma por aqui...

    Quanto ao caso em si, compreendo sua linha de raciocínio e, muito embora eu não goste de novelas, deixei bem salientado que não concordo com a atitude tomada por algumas pessoas contra o escritor de novelas.

    Sinceramente, eu não gostaria de ser atacado assim. Existem formas e formas de se expressar, de levar ao conhecimento geral uma opinião, mas como foi feita no caso específico não caiu nada bem, mesmo...

    Contudo, hoje me pergunto fervorosamente como que eu gostava de novelas 15 anos atrás. As coisas mudam. E sim, minha mãe ama novelas ( não tenho namorada, mas minha irmã é tão adoradora de novelas quanto a minha mãe ).

    Não suporto novelas, porém não vou "cair matando" em alguém por algo que nem verdade é, ou seja, que ainda não passa de pura especulação ( e não atacaria nem de outra forma ).

    Com um agravante: a imagem do otaku volta à ser manchada por alguns representantes da mesma, o que é uma pena...

    ResponderExcluir
  3. Realmente, nem fiz a associação entre o caso de censura à cosplayers em Manaus com esse caso, brilhante ligação! Infelizmente é isso mesmo, ao invés de divulgar e espalhar informações, muitos querem se fechar em seus mundinhos.

    Gyabbo!

    ResponderExcluir
  4. Que essa novela não seja mais um balde de água fria nos otakus da dona Globo.

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!