Em pauta!

sábado, junho 15, 2013

To Aru Kagaku no Railgun S - Episódio #10

A preocupação durante a batalha...

Os episódios anteriores já haviam demonstrado que To Aru Kagaku no Railgun S não estaria disposto a mostrar nenhum sinal de amabilidades, no que tange aos eventos que se fariam seguir. De fato, o anime continuou a demonstrar uma grande vocação para a ação no capítulo desta semana, procurando deixar em evidência algumas características cruciais das donas do anime nestas últimas duas semanas.

De um lado estava a Misaka Mikoto, muito exausta pelo combate ante a Frenda e também enfraquecida após a luta contra três inimigas simultâneas. Em teoria, fugir era a única coisa que a Railgun poderia pensar em fazer. Contudo, ela não tinha este direito, pois alguém a aguardava para a luta que tinha tudo para ser decisiva. E durante alguns instantes, a estudante nível cinco da Cidade-Escola não tinha muitas garantias quanto ao resultado final de tal contenda.

Por outro lado, a sua adversária estava em plena capacidade para o combate, contando com todo o seu poder. Esta era a Mugino, tão poderosa quanto a própria Railgun e dona de habilidades simplesmente incríveis, que se fizeram presentes durante a sua luta. Uma mulher violenta nas ações e também nas palavras usadas, não deixando muitas dúvidas quanto às suas reais intenções.

É necessário aqui enfatizar que a luta entre a Misaka e a Mugino teve muito mais do que o chamado poder, pois o espírito combativo estava vidente em suas expressões faciais, desde a primeira troca de olhares. Pondera-se, inclusive, que a Railgun estava em uma posição nada satisfatória, quase sem poderes para levar a luta até o nível com a qual está acostumada a impor.

Alguém está muito furiosa...

Analisando friamente, a Frenda acabou tendo um impacto fulminante em uma luta na qual ela nem participou, ao menos não diretamente. Isto se deve ao fato da pequena combatente não ter desarmado as suas bonecas-bombas antes de sair da edificação. Essencialmente, isto acabou dando algumas poucas vantagens para a Misaka Mikoto e acabou deixando a Mugino extremamente nervosa. Sinal de castigo à vista.

O final do combate pode não ter sido o ideal, mas certamente deixou clara a intenção de um reencontro entre estas duas forças do anime, a Mugino e a Misaka. É claro que não se pode esquecer do Accelerator e de um outro personagem que, finalmente, dará a honra de sua presença nesta obra. O final do episódio deixou isto claro o bastante, sendo bem fácil imaginar o que ocorrerá na próxima semana.

Com dez episódios já exibidos, To Aru Kagaku no Railgun S não apenas atingiu um nível muito satisfatório de qualidade nos mesmos (entrando aqui as questões técnicas), como tem deixado em evidência a capacidade de prender a atenção que a sua história tem à oferecer. Não se tratam aqui de palavras vazias ou meramente segmentadas, mas sim de uma realidade bem plausível para o anime que, desde agora, poderá se arriscar a ir por mais.

Vale aqui também fazer uma clara e valorosa menção à parte acústica da obra, que está impecável em todos os sentidos. É bem verdade que a presente temporada de animes está bem servida neste aspecto, mas To Aru Kagaku no Railgun S consegue se colocar em um tipo de destaque, pois cada efeito sonoro está harmoniosamente ligado com o momento em que se faz entoar, bem como as músicas de fundo fazem uma combinação total com a ambientação do anime. Agora, esta esperar pela próxima semana para se notar, com eficácia, qual será o rumo seguinte deste título.

Momentos do episódio...


Agradecimentos - A Misaka Mikoto conseguiu ter um início bem satisfatório em sua luta frente a Mugino, graças ao esquecimento primário da Frenda, no que diz respeito às bonecas explosivas dela. Contudo, isso acabou não indicando muita coisa...


Nonsense - Aqui a luta teve seu momento mais nonsense possível, estando o mesmo resguardado aos momentos iniciais da contenda. A Misaka soube agir, mesmo com a limitação de seus poderes enfraquecidos naquele instante...


Preocupação - Tudo parecia mais difícil para a Railgun em seu combate ante a Mugino. Ela procurou o seu alvo primário e, na volta, se deparou com alguém que não se entrega com facilidade...


Intensidade - O combate entre a Mugino e a Misaka foi marcado por muitas cenas. Aliás, em muitas delas, a adversária da Railgun estava totalmente absorta pelo poder, ao ponto de sempre menosprezar a sua adversária com palavras bem pesadas. E o ponto fraco da Misaka apareceu uma vez mais...


Perigo - A Frenda havia cometido uma falha grave, principalmente para alguém com experiência em combates como ela. Certamente ela sabia que a Mugino não perdoaria tal equívoco por parte dela, mas ainda assim a garota queria uma confirmação. Quando a mesma lhe foi dada...


Poder - A intensidade da batalha era total. Nenhum dos lados ousou ceder em nenhum momento. Até que a Misaka pensou em uma estratégia bem arriscada, porém certeira (até certo ponto), onde a Frenda acabou sendo uma péssima articuladora de batalhas, o que passou a prejudicar a Mugino durante o empolgante embate ante a Railgun...


Queda - A palavra teve um significado muito presente na luta central deste episódio. A Mugino dispunha de sua capacidade quase total, enquanto a Misaka contava com o seu cérebro e com os constantes "erros de estratégia" por parte de sua adversária anterior, ou seja, a Frenda. Mas a vitória foi uma ilusão e o embate foi encerrado na sequência...

Aí vem ele!


Zero - Este rapaz, muito conhecido das temporadas de Index e de Railgun predecessor à temporada atual, aparecerá a sua melhor forma no próximo episódio. E o estudante nível zero da Cidade-Escola irá se encontrar com a esper nível cinco...

Até a próxima, visitante.

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

2 comentários:

  1. Mais um excelente comentário, Carlírio! Justo da sua parte citar que as partes técnicas estão ótimas porque estão mesmo, a primeira cena do episódio que mostrou os cenários da fábrica já mostram ótima qualidade, a luta então nem se fala.

    Os melhores momentos do episódio foram de fato os que você citou e deu destaque, e para mim a parte mais engraçada foi a Mugino tomando na cabeça, sensacional! Surtei ao ver que o Touma apareceu eeeeeeeeeee *-* Estou ainda no começo de Index, mas ele já me conquistou pela sua personalidade, aliás, acabei de começar o arco Sisters em Index e estou ainda mais ansiosa para ver como Railgun S vai abordar a visão da Misaka!

    Continue com os comentários, Carlírio! Estão supremos! GO GO, NETOIN!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Realmente, Railgun S está tendo uma performance muito saudável e distinta. Não à toa este é um anime que merece ser bem destacado, jovem Nayara.

      Entretanto, devo aqui presumir que o próximo episódio (ou próximos) deverão ser mais amenos do que os últimos. Mas nada que tire, enfaticamente, o brilho da obra.

      Ah, levarei suas palavras na mais plena consideração, sobre os meus posts de Railgun S. E agradeço pelas mesmas.^^


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!