Em pauta!

sexta-feira, outubro 04, 2013

Coppelion - Episódio #1: isto foi Tóquio um dia...

Uma vista antagônica...

A temática apocalíptica em uma nova vertente.

Não se trata de uma distorção do gênero, nem sequer de fazer época ao se trabalhar um tema tão difundido atualmente como o das grandes desgraças. Coppelion mostrou, no seu episódio inicial, que buscará fixar-se em um evento que acabou selando destino da maior cidade da Terra, sendo esta a capital japonesa, conhecida por todos como Tóquio.

Na história central da obra, a megalópole sofreu uma grande calamidade nuclear em 2016. Com isso, a cidade se tornou um lugar no qual a raça humana não mais tem como viver. Área onde algumas espécies corajosas ainda ousam visitar e até sobreviver ali, em meio a um cenário desértico e caótico, no qual o gigante de concreto armado (Tóquio) não causa mais nenhuma repercussão, a não ser da parte histórica da questão.

Porém, o anime não chamou a atenção apenas pelo seu enredo, pois o seu trio de protagonistas conseguiu ir mais além, dadas as circunstâncias em que tal grupo de personagens ousou aparecer e que, de forma ainda mais audaciosa, mostrar como faz para viver em meio a tamanho cenário de desolação. Presume-se que, em meio a uma ambientação com ares nucleares, o correto seria estar andando por tal lugar com roupas especiais anti-radiação, e isto analisando apenas as mínimas questões inerentes.

Pois bem, a lógica foi simplesmente lançada ao vento com as jovens Naruse Ibara (aparentemente a líder do trio), Fukasaku Aoi (a de comportamento mais infantil e alegre) e Nomura Taeko (mais calma e de falas pensadas). Elas conseguem andar por uma Tóquio aniquilada para todo o sempre, sem usar nenhuma proteção. Por sorte, já neste episódio foi dada uma explicação plausível (e deveras aceitável) do porque para as três garotas conseguirem realizar tal feito.

Taeko, Ibara e Aoi: a missão delas é perigosa.

Para resumir uma história mais longa, basta você saber que tais garotas não são humanas por excelência, amigo visitante. Elas possuem uma característica especial em seus componentes internos, o que dá à elas a capacidade de poder viver em qualquer tipo de ambiente. Graças a tal característica, as jovens foram designadas em uma missão à antiga capital japonesa, no intuito de achar sobreviventes humanos em tal lugar. Mesmo que uma razão maior exista para tal tarefa, o correto à afirmar é que muita coisa está a espera destas personagens.

Algumas situações bem interessantes já puderam ser observadas por Ibara, Aoi e Taeko. Importante aqui frisar que a última moça citada consegue interagir com os animais de uma forma maior do que qualquer humano conseguiria fazer. Pode ser um costume antigo da Taeko, mas em dado momento isto acaba se mostrando indispensável no episódio. Mas quem acabou roubando a cena foi a Ibara, com suas demonstrações de grande convicção ao executar certas ações (inclusive a de enfrentar frontalmente seu líder direto, Mishima Kyoto). Aliás, este é um homem de poucas palavras e que vai direto ao ponto de atuação.

Tecnicamente, Coppelion parece tentar ser o Aku no Hana da temporada no quesito visual dos personagens. Não diretamente na forma como o visual se faz apresentar em uma pseudo semelhança, mas sim nas opiniões que certamente se dividirão acerca de tal característica. Os cenários de Coppelion são extremamente detalhados e bonitos (cabe aqui uma alusão ao já saudoso Higashi no Eden, de 2009). Por sua vez, os personagens são desenhados de forma contextualmente diferenciada à sua ambientação, promovendo um efeito visual bem notório (que deverá gerar a discrepância opinativa pelo fandom). Para a minha pessoa, o visual acabou sendo de grande agrado e servindo como ponto de atenção direto, tal como a premissa de enredo para este anime assim faz deduzir.

No âmbito geral, foi um episódio inicial extremamente satisfatório este de Coppelion. O anime, à julgar por tal capítulo inaugural, deverá ser do agrado de muitos. Minha pessoa avalia como positiva a experiência alcançada ao ter visto tal episódio. O NETOIN! acompanhará semanalmente esta obra e convida você, visitante, a prestigiar esta aventura por aqui.

Momentos...


Chegada - A maior metrópole do mundo está deserta. O nível de radiação da cidade é grande demais. mas elas ali estão, sem nenhuma proteção, caminhando livremente pelo lugar. As pessoas perfeitas para uma missão que possui as suas periculosidades...


Versus - Kyoto sendo ameaçado pela Ibara, em um dos grandes momentos deste episódio. É possível aqui definir que, de alguma forma, esta não deverá ser a única vez na qual estes dois venham à se confrontar...


Tóquio - O ano é 2016, e a capital japonesa se tornou a maior cidade fantasma de toda a Terra. Um cenário de grande e emblemática desolação...


Ações - O trio estava à procura de sobreviventes, quando uma chamada na TV chamou a atenção delas, mesmo que por um breve momento. Aparentemente, o Kyoto está querendo provar algo para toda a nação japonesa...


Lobo - Um ataque inusitado e resposta já esperada, com um tiro de tranquilizante certeiro. A Ibara começa a ver que sua missão está longe de ser considerada amistosa ou minimamente fácil...


Ação - A Taeko está em sérios apuros, segundo puderam deduzir a Ibara e a Aoi. Na próxima semana haverá mais...

Até a próxima, visitante!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

6 comentários:

  1. Uma das melhores estreias da temporada, GoHands fazendo um ótimo trabalho, mil vezes melhor que K Project, esse é um anime que eu só assistira pela beleza dos cenários e da animação, se não fosse por ter uma história interessante e um plot que consegue prender o espectador. Gosto de temáticas pós-apocalípticas, apesar das personagens mostradas até agora não serem tão cativante, espero que haja um bom desenvolvimento das mesmas e que o roteiro compense esse fator.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      No que tange à Coppelion, adianto que gostei muito do plot e do character design.
      Mas os cenários estão simplesmente divinos neste anime, dignos de muita e irrefutável nota.


      Até mais!

      Excluir
  2. eu também espero que tenha mais confrontos entre elas e o seu chefe, outro ponto foi que tivemos a apresentação de outros perigos (os lobos) e não apenas o "fim do mundo" espero que exporem mais esses outros problemas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Por se tratar de um tema apocalíptico, que acometeu "apenas" a cidade de Tóquio, imagino que muita coisa ainda está para ser mostrada, nobre.

      Mas sim, estou no aguardo do mais que este anime poderá mostrar...


      Até mais!

      Excluir
  3. Eu gostei da estreia de Coppelion, apesar que achei ela bem estática, foi um episódio bem parado. Entretanto, não dava para esperar outra coisa além disso, agitação em uma cidade deserta é querer demais lol

    Gostei bastante da participação das seiyuus das garotas também, ver a interpretação de Haruka Tomatsu, Kana Hanazawa e Satomi Akesaka (acho que é este o nome dela rs) juntas foi realmente fantástico.

    Foi uma estreia bem do jeito que esperava e já gostei da Ibara que tomou a frente das situações do trio, vamos aguardar os próximos para ver como será o desenrolar da trama.

    No mais, concordo com tudo o que disse, Carlírio. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Deveras, nobre amiga.
      Lanço boas expectativas para este anime.

      Espero que o título mantenha uma boa pegada até o seu final.^^


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!