Em pauta!

quarta-feira, julho 22, 2015

Volta ao Passado - Quando o Jaspion chegou na Terra...


E quando Jaspion desceu à Terra...

Sem a menor dúvida, Jaspion foi o tokusatu/super sentai que fez a febre da área agir com força no Brasil, isso na metade dos anos de 1980. A Rede Manchete de Televisão encaixou bons horários para a exibição do programa nipônico. Com direito a um enredo básico porém chamativo, esta série japonesa contou com quatro episódios iniciais de pura introdução à obra, como não poderia deixar de ser.

Foi no quinto capítulo, chamado "O Enigma da Flauta", que o guerreiro Jaspion chegou ao planeta Terra. Ele estranhou tudo que viu, cheirou o que não devia, cometeu ações inocentes e notou que seu trabalho estava apenas começando, ao ter de lidar com um monstro criado à partir dos anseios de uma garotinha. Aliás, e indo um pouco mais fundo nisto, tal menina sofria muito com os seus colegas de escola, sendo taxada de mentirosa e passando por aquilo que todos hoje em dia conhecem como bullying.

Satomi era o nome da terráquea que, em seu íntimo, muito sentia pela falta que seu pai fazia para si mesma. Com o coração abalado e a tristeza tomando conta de todo o seu ser, a menina era o alvo perfeito para uma investida das forças do mal, encabeçadas pelo maligno Satan Goss e seu filho MacGaren, que queriam conquistar a Terra e acabar com os humanos de uma maneira implacável. Com base nisto tudo, a jovem acabou sendo interceptada e, inocentemente, acreditou nas palavras de um estranho (a mando dos malvados) que lhe deu um estranho objeto.

A expressão de quando se faz algo errado sem querer...
Tal item era uma flauta. Caindo na falsa premissa de que seu pai havia reencarnado como um monstro, Satomi soube que poderia chamá-lo sempre que quisesse, bastando para isto tocar o pequeno instrumento musical. Com a ira que dominava o seu coração, a garota apenas pensava em ficar ao lado do seu "pai" e também em afugentar aqueles que a maltratavam na escola. Para o Jaspion, este era o claro sinal de que a Terra estava severamente ameaçada por Satan Goss e companhia.

O episódio em si não foi espetacular, mas conseguiu ficar em um nível extremamente alto de satisfação, por trabalhar de um tema delicado sem deixar de lado as pontas singulares de humor, sempre protagonizadas pelo próprio Jaspion e sua tutora androide, Anri. A sequência do dito capítulo culminou com uma importante e difícil lição sobre aceitação pessoal, verdades e mentiras. O herói intergalático, sofrendo internamente por não acreditar na capacidade das forças do mal, jurou proteger a Terra e a Galáxia sob qualquer circunstância.

Jaspion foi uma série digna e atraente ao seu modo. O tempo, implacável, tratou de fazer com que a obra penasse pela passagem dos anos. E este episódio, aqui brevemente tratado, mostrou apenas uma pequena fração daquilo que este herói e seu grupo de amigos mostrou ao longo de seus quarenta e seis capítulos para a televisão. Se você ainda não assistiu à este tokusatsu, amigo visitante, o NETOIN! lhe convida à fazê-lo assim que tiveres uma oportunidade, pois um clássico como este merece a sua atenção.

Venha, gigante guerreiro: Daileon!

Momentos...

Clique nas imagens para vê-las em tamanho real...


"O Jaspion fez algo que não devia..."


"A garotinha que sofria bullying por causa de suas 'mentiras'..."


"Satomi aceitando presentes de um estranho..."


"Momentos de humor garantidos com esta simpática androide..."


"Para Satomi, este era o seu pai..."

Jaspion
Episódio #5 - "O enigma da flauta"


"Jaspion ao ataque!"

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]

2 comentários:

  1. Gostava demais do Jaspion , apesar de hoje achar a estória meio fraca , mais na época era incrível e Jaspion se baseou muito na bíblia , tanto que tinha até a bíblia galática .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Exatamente, rapaz.
      Quando o tempo passa, certas coisas que antes gostávamos muito tem uma outra dimensão no tempo presente. Jaspion pode, nisto, servir como modal.

      Porém, eu acredito que a obra soube envelhecer, especialmente pelo fato de ela ser tão lembrada nos dias atuais.

      Agradeço pela visita e comentário.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!