Em pauta!

domingo, outubro 02, 2016

[Fim de Temporada] Jul'2016 - Destaques em aberturas e encerramentos!


A chamada da vez...

A temporada de julho'2016 praticamente findou-se e um novo ciclo de anime já se fez apresentar para o fandom. É chegado o momento do NETOIN! fazer valer uma série de posts aqui presente desde 2014, baseando-se em um modal até então praticado por diversos sites da área, mas que acabou recebendo um toque próprio também por parte desde humilde lar na internet.

Tendo o parágrafo acima como introdutório à causa, está na hora do especial da vez com os destaques em aberturas e encerramentos, desta vez centrados na temporada de julho'2016. O total desta oportunidade registra trinta e um animes sendo assistidos, sendo este o dado que outorga (nas regras da casa) o direito de uma obra aparecer ou não nos dois top'5 em pauta. Em outras palavras, apenas os títulos vistos por este humilde blogueiro terão valia para ambas as listas. Este é um ponto de máxima atenção, uma vez que este humilde blogueiro julga como sendo injusto colocar no ranqueamento máximo obras não vistas.

Entretanto, isso não significa que os animes fora do grupo total acima citado deixarão de serem citados aqui. Para tanto existe a área das menções honrosas, onde poderão aparecer obras dentro ou fora do lineup de minha pessoa. Embora o número de tais não pode passar de um total de cinco para cada tópico (abertura e encerramento), não existe a obrigação desta quantidade ser atingida (mas o mínimo de duas citações para cada é algo que pode ser definido com certeza).

Desta maneira, estes são os animes que poderão aparecer nas distintas listas: 91 Days, Akatsuki no Yona (OVA), Amaama to Inazuma, Amanchu!, Arslan Senki (TV): Fuujin Ranbu, Bananya, Battery, Binan Koukou Chikyuu Bouei-bu LOVE! LOVE!, Days (TV), Fate/kaleid liner Prisma Illya 3rei!!, Gyakuten Saiban: Sono "Shinjitsu" Igi Ari!, Handa-kun, Jojo no Kimyou na Bouken: Diamond wa Kudakenai, Kono Bijutsubu ni wa Mondai ga Aru!, Kuromukuro, Love Live! Sunshine!!, Macross Delta, Mahou Tsukai Precure!, Mob Psycho 100, Nanatsu no Taizai: Seisen no Shirushi, Onara Gorou, Orange, Planetarian: Chiisana Hoshi no Yume, Qualidea Code, Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikatsu, ReLIFE, Regalia: The Three Sacred Stars, Rewrite, Shokugeki no Souma: Ni no Sara, Taboo Tatoo e Time Travel Shoujo: Mari Waka to 8-nin no Kagakusha-tachi.

Assim sendo, estarão listados mais abaixo os top's 5 de aberturas e de encerramentos. Tanto para a lista principal quanto às citações honrosas, prevalecerão características como o apreço pela melodia, sua harmonia com o anime e, também, no que tange à animação que segue ao fundo da mesma. Mantendo a conhecida escrita desde meados de 2015, não haverão as citações negativas nesta oportunidade.

Tenha uma boa leitura!

Nota: a convenção usada nos top's de abertura e encerramento inicia-se pelo quinto colocado, para então finalizar com o primeiro lugar. O pódio apresenta uma coloração diferenciada no símbolo ao lado do nome da obra, que visa salientar uma ligação com os procedimentos olímpicos (bronze, prata e ouro, respectivamente).

Top'5 - Aberturas

Shokugeki no Souma: Ni no Sara.
 Love Live! Sunshine!!
Música: "Aozora Jumping Heart" (Aqours)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Amanchu!
Música: "Million Clouds" (Maaya Sakamoto)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Arslan Senki (TV): Fuujin Ranbu
Música: "Tsubasa" (Aoi Eir)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Shokugeki no Souma: Ni no Sara
Música: "ROUGH DIAMONDS" (SCREEN Mode)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 91 Days
Música: "Signal" (TK from Ling Tosite Sigure)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

91 Days.
Diversas aberturas poderiam ser aqui relacionadas nesta temporada. Não unicamente por questões como qualidade merecimento, mas principalmente pela proximidade entre um e outro. A tal disparidade inexistiu, mas houveram pontos positivos notórios.

Love Live! Sunshine!! e Amanchu! mereceram estar no top'5 pelo encantamento de suas aberturas. Diga-se de passagem, verdadeiras pérolas e muitos brilhos aos olhos (combos excelentes entre música e animação das sequências). Por sua vez, Arslan Senki ainda garantiu o terceiro posto graças à melhora em sua abertura, se for comparada com a temporada anterior do anime. O jovem Souma e companhia acabaram ficando com o segundo lugar, graças a uma música que minha pessoa julgou contagiante e uma sequência que, se não foi melhor que as da temporada anterior da obra, ainda assim chamaram bem a atenção. Por fim, o topo da temporada de julho'2016 ficou com 91 Days com sua ótima melodia e animação inicial que, mesmo carregando uns poucos spoilers do enredo em si, foi extremamente competente e bem feita, mostrando de fato toda e qualquer proposta que o anime teria.

Menções honrosasMacross Delta (MyAnimeList, AniList) com "Zettai Reido O Novante" (Walkure); Tales of Zestiria the X (MyAnimeList, AniList) com "Kaze no Uta" (FLOW); Amaama to Inazuma (MyAnimeList, AniList) com "Harebare Fanfare" (Mimimeme Mimi).

Top'5 - Encerramentos

Mob Psycho 100.
 Amaama to Inazuma
Música: "Maybe" (Brian the Sun)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Rewrite
Música: "Sasayaka na Hajimari" (Runa Mizutani)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikatsu
Música: "Stay Alive" (Emilia)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Mob Psycho 100
Música: "Refrain Boy" (ALL OFF)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Planetarian: Chiisana Hoshi no Yume
Música: "Twinkle Starlight" (Sasaki Sayaka)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

Planetarian: Chiisana Hoshi no Yume.
Sobre os encerramentos da temporada, o leque de opções foi bem extenso. O resultado final foi recompensatório. Tanto que, para definir os cinco primeiros colocados, este blogueiro precisou ter certa cautela quanto as escolhas.

A fofura protagonizada por Amaama to Inazuma e os questionamentos de Rewrite iniciaram bem o top'5 da ocasião. Músicas agradáveis e sequências animadas justas em ambas as obras. Re:Zero ficou com a terceira colocação, trazendo consigo um encerramento realmente bem feito e chamativo, com direito a uma música extremamente digna. Inclusive, estas mesmas qualidades podem ser lançadas para o anime Mob Psycho 100, que teve a segunda colocação consigo graças especialmente à sequência animada, que juntou amigavelmente aquilo que se entende por efeitos minimalistas e esmero total na execução. Por fim, o título da temporada de julho'2016 ficou com Planetarian, onde a dócil robô Yumemi soube encantar com uma música que, além de se fazer presente na novel original da obra, contrastou com o enredo pesado que o anime haveria de mostrar.

Menções honrosas: ReLIFE ending #7 (MyAnimeList, AniList) com "Saudade" (Porno Graffitti); Love Live! Sunshine (MyAnimeList, AniList) com "Yume Kataru yori Yume Utaou" (Aqours); Tales of Zestiria the X (MyAnimeList, AniList) com "calling" (fhána).

Top's em aberturas e encerramentos geral

Top's em aberturas e encerramentos nas temporadas de 2016

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!