Em pauta!

quarta-feira, fevereiro 01, 2017

[Volta ao Passado] MUNTO em imagens...


Um bom retorno no tempo...

A Kyoto Animation é um estúdio de animação japonesa que, a cada ano que passa, mostra possuir um calibre de grande potência, no que ao trabalho feito na conversão das obras confiadas à tal, para animes. Isso é algo que vem sendo escrito desde 2003 (com Full Metal Panic? Fumoffu). Nomes como Air TV, Suzumiya Haruhi no Yuuutsu, Kanon2006, Clannad, Hyouka, Lucky Star, K-ON! e Free!, dentre vários outros títulos, foram muito bem conduzidos pelo citado estúdio em seu ponto maior de atenção.

Contudo, a KyoAni (diminutivo bem conhecido para Kyoto Animation) possui um tipo de percalço neste seu histórico de ótimas animações. Trata-se justamente de uma obra sua, original, cujo nome é Sora wo Miageru Shoujo no Hitomi ni Utsuru Sekai (O Mundo Refletido pelos Olhos da Garota Olhando para os Céus, no português aproximado), ou simplesmente MUNTO, como se faz denominar de uma maneira mais fácil de ser mencionado.

Chega à ser estranho isto aqui exclamar, mas a verdade é que tal anime não recebera um trato digno da KyoAni. Isto ocorreu em seus dois OVAs (animados em 2003 e 2005) e na série de televisão (que foi ao ar em 2009, com perspectiva inicial para doze capítulos e que se encerrou com nove). Este é um relato quanto à parte mais técnica da obra, que compreende os traços dos personagens, desenhos dos cenários, a fluidez da animação, o uso de cores e outras particularidades de importância. Fato este que ficou ainda mais nítido na série televisiva de oito anos atrás, na qual os três primeiros episódios mostraram ser apenas uma "recapitulação técnica total" dos OVAs de outrora, enquanto os seis capítulos seguintes apresentaram apenas uma pequena melhoria nestes quesitos.

Contudo, a história de MUNTO é deveras chamativa e muito boa. Resumidamente, trata-se de uma verdadeira batalha pelo futuro das "duas Terras". Uma destas é o Mundo dos Céus (no qual seus habitantes necessitam de um poder chamado Akuto para sobreviver), enquanto a outra é o Mundo Inferior (o planeta onde está a humanidade tal como conhecemos). O Rei Munto carrega consigo a responsabilidade de resolver o problema dos Céus quanto à escassez do Akuto, além de tantar impedir que seu mundo caia. O poder da jovem Yumemi é o que ele precisa para alcançar seus objetivos, mas convencer a garota não é uma tarefa fácil. Entretanto, ambos os mundos poderão extinguir-se.

Este é um anime que merece ser recomendado para você, nobre visitante (veja aqui a review primária dele, publicada em 2010), justamente em razão de sua história e dos bons personagens que o título em pauta trás consigo. Mais abaixo, você verá algumas imagens do anime em sua série televisiva, que lhe ajudará a ter uma compreensão inicial sobre o relato feito neste post como um todo.

Isso é MUNTO...

Imagens...


"A Yumemi  sempre via o céu que outros não observavam. 
O Munto descobriu o poder que estava dentro da garota..."


"Kazuya e Suzume, em um dos momentos mais poéticos e
 de grande sensibilidade do anime..."


"Os pilares que sustentavam os sete continentes do Céus estavam ruindo.
E o Munto já estava com as suas forças enfraquecidas..."


"Suzume e Ichiko, as grandes amigas da Yumemi..."



"Missão aceita e, nas mãos do Munto e da Yumemi, estavam selados
os futuros de dois mundos distintos entre si..."


"A inveja de um provocando o sacrifício de outro..."



"A Yumemi começava a sentir o pesado fardo que 
estava começando a carregar. O Munto se fazia lutar, mas..."


"A união proveniente da amizade verdadeira..."


MUNTOSora wo Miageru Shoujo no Hitomi ni Utsuru Sekai
Estúdio: Kyoto Animation
Temporada: janeiro'2009  /  Total de episódios: 9
origem: obra do próprio estúdio (antes animada em dois OVAs)


"Que comece a construção de um novo futuro..."

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]

Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!