Em pauta!

quinta-feira, agosto 24, 2017

[Comentários Retrô] Kage Kara Mamoru! - Episódios #1 e #2


Um convite a mais pura simplicidade...

Vamos pensar em um tipo de promessa, mas sendo feita dentro das diretrizes sociais japonesas de séculos atrás. No caso, alguém com grande influência (uma família respeitosa) mostrou necessitar de proteção. Não se trata de algo momentâneo ou com um período pré-estipulado, mas sim uma defesa que dure para sempre. Aí entra o nome da família Konnyaku, cujo patriarca acabou solicitando tal proteção para um grande alinhado de sua linhagem. Nisto entra o clã de ninjas Kagemori.

O chefe do citado clã jurou proteção ao líder dos Konnyaku, tanto no seu tempo presente como também no futuro. Desta maneira, começara uma história de amizade e defesa ininterruptas, que já dura longos quatrocentos anos. É possível imaginar todo e qualquer tipo de situação na qual o clã de ninjas teve de se esforçar e correr atrás, visando proteger os seus vizinhos. Contudo, é também válido pensar que tal promessa se tornou um tipo de normativa dentro da facção Kagemori, uma tradição passada a cada nova geração, na qual suas vidas seriam regidas por tal fato. Em outras palavras, onde alguém da família acabasse indo, um representante designado do clã Kagemori o acompanharia, para fazer a devida defesa às escondidas (um ninja jamais deve revelar a sua real identidade).

Interessante notar, diretamente, que grandes vínculos de amizade acabaram se formando com esta promessa de quatro séculos atrás. O anime Kage Kara Mamoru! (sendo Mamoru das Sombras! a sua tradução aproximada) conta exatamente um pouco de tal promessa nos dias mais atuais, onde uma simpática dupla de protagonistas acaba tomando conta de tudo com muita representatividade. De um lado tem-se o Kagemori Mamoru, o rapaz que se apresenta como extremamente comum e, por vezes, até desleixado consigo mesmo (que na verdade é um ninja do clã cujo sobrenome ele carrega). Na outra ponta está a jovem Konnyaku Yuuna, filha única da última geração viva de sua família, amiga de infância do Mamoru e extremamente simplista em tudo que faz e pensa.


Episódio #1 - Apresentando a Yuuna, o Mamoru, o mascote ninja Burumaru e a Airi.

O primeiro episódio de Kage Kara Mamoru! acaba sendo muito feliz em seu propósito básico. É de uma simplicidade que cativa à longa distância, onde tudo mostra ser bem coordenado. Toda manhã apresenta o mesmo tipo de situação, na qual a Yuuna vai à casa do amigo Mamoru que, por sinal, é seu vizinho direto. Ela sempre sorridente e ativa,  enquanto ele está a toda hora cansado e com a fala branda. Dado o comportamento e modo de ser por parte da moça, é possível imaginar o quanto este rapaz trabalha às escondidas para protegê-la diariamente.

Toda a ambientação é mostrada neste capítulo do anime. Na escola é o início de um novo período de aulas e lá está, no mural com a divisão das turmas, os nomes de ambos protagonistas na mesma sala, fato este que sempre tem ocorrido desde a pré-escola. No fundo é algo já arquitetado pelo clã Kagemori mas que, obviamente, não tem a mínima desconfiança por parte da Yuuna ou de seus pais. Contudo, desta vez a divisão de classes deixou uma garota chamada Sawagashi Airi irritada, pois ela é a auto-proclamada melhor amiga da Yuuna e, como sempre vê o Mamoru ao lado dela, acaba tendo inúmeros motivos para importuná-lo.

Toda vez que a Airi resolve convidar a Yuuna para sair, o Mamoru acaba indo junto e isto a deixa "desconfortável" (estas aspas são auto-explicativas). Neste episódio não foi diferente e, paralelamente a uma conversa estranha entre esta tsundere e o protagonista, a protegida dele está se metendo em uma nova encrenca (o que não é novidade), desta vez envolvendo a Yakuza (que está por detrás do contrabando de brinquedos falsificados). O jovem Kagemori vai ao salvamento dela e, já em casa, nota que o dia de seus pais também não foi muito diferente (já que eles também protegem seus similares de parte da Yuuna).

Episódio #2 - Apresentando a Tsubaki.

Estando no segundo episódio, é chegado o momento de uma nova personagem ser apresentada, sendo Mapputatsu Tsubaki o seu nome. Suas vestimentas em nada condizem com os dias atuais mas, aparentemente, isto parece não incomodá-la muito. Em uma chamada do pessoal da Yakuza (que logicamente não se apresenta assim para ela), a Tsubaki acaba contratada para encontrar a Yuuna e dar um jeito nela e no seu ninja. Esta moça não tem como negar justiça, uma vez que ela descende de um respeitável clã samurai, mas para a sua infelicidade estava sendo enganada sem nem perceber.

Dito isto, o capítulo foca nas tentativas da Tsubaki em encontrar a Yuuna. E até consegue obter êxito nisto, ao invadir uma quadra de tênis e desafiar a protagonista para um duelo (que pela outra parte é entendido, logicamente, como uma partida do desporto em quadra). Ao longe, o Mamoru dá um jeito de defender sua amiga (chamando cachorros com uma fragrância conhecida por Inuman). Mas as complicações estão apenas no início, pois vão desde o ambulatório na escola (onde a Yuuna conseguiu irritar a Tsubaki), até o caminho de volta para a casa. Até porque, como se poderia imaginar, lá vai o Mamoru (como ninja) e a samurai Tsubaki começarem a travar uma disputa.

Tal como se pode prever, nobre visitante, o embate termina de uma maneira desconcertante para a jovem samurai que, ao final do todo, acaba descobrindo a verdade pelas palavras do Mamoru. Na sede da Yakuza o pessoal estava festejando o fato de ter encontrado "alguém idiota o suficiente para defendê-los" mas, para o desespero dos mesmos, a Tsubaki fez valer o senso de justiça nela impregnado. E, no dia seguinte, lá estava a mais nova personagem de Kage Kara Mamoru! na mesma escola que os protagonistas, como aluna transferida. O motivo por detrás disto estava bem claro e óbvio, exceto para o Mamoru.

Diversão na medida...

Episódio #1: "Continuando a proteger por 400 anos!"



"Primeira proteção já na escola..."



"A Airi 'esconde' algo no tanto que conversa com o Mamoru..."




"Yunna em encrenca e Mamoru ao resgate..."


"Nada é melhor do que estar em casa..."

Episódio #2: "Não há nada neste mundo que eu não consiga cortar!"


"Bom dia, Kagemori Mamoru..."



"A Tsubaki está certa pela justiça, mas a Yuuna nem de longe é uma vilã..."



"Tudo a espada da Tsubaki pode cortar. Exceto Nata de Coco..."


"Hora da verdade..."


"Uma nova colega de escola para o Mamoru. Ao menos, em tese..."

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in Netoin! ]


Conheça o autor do Netoin!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!