Em pauta!

quinta-feira, junho 24, 2010

Análises em Geral - parte #9: finalizando "B Gata H Kei" e "Koharu Biyori"...

Kanejou Kyouka: não se pode confiar muito neste rosto...

Esta edição do "Análises em Geral" joga contra a parede ( no sentido literal ) dois animes terminados. Trata-se de um título da temporada de abril deste ano, e outro que foi convertido para anime entre os anos de 2007 e 2008.

São dois animes que traçaram os seus próprios caminhos, muito embora possuam certas similaridades. Divertem dentro de suas pretensões, e de alguma forma aparentam certa satisfação com isso.

Em "B Gata H Kei"...

Miyano e Yamada em um belo encontro...

Voltando um pouco no tempo, mais precisamente em abril deste ano, foi feito um texto com as impressões iniciais do anime "B Gata H Kei". Muito do que foi lá escrito não teve maiores mudanças...

A estória do anime está centrada em uma garota de nome Yamada que, na flor de sua juventude, não vê a hora de perder a sua preciosa virgindade. O seu alvo acaba sendo o normal e nada chamativo Kosuda que, de alguma forma, acaba se apaixonando pela Yamada.

Muito embora "B Gata H Kei" fique girando ao redor deste casal ( não-oficializado, diga-se de passagem ), não fica preso nestes jovens todo o tempo. Por mais que a Takeshita tente colocar algum juízo na cabeça da Yamada, a garota não toma jeito: em sua cabeça, tudo que acontece ao seu redor tem algo à ver com sexo.

Por sua vez, o Kosuda se mostra um tanto quanto reservado. E não nota de forma alguma o carinho todo especial que a Miyano tem por ele. O clichê pode até ser básico, mas cai como uma luva na estória do anime.

Yamada e Kosuda.

O anime mostra várias situações nas quais a Yamada tem a oportunidade de, enfim, realizar o seu grande sonho ( ou dar o primeiro passo para a concretização do mesmo ). Mas sempre acontece algo que tende a estragar tudo. Soma-se à isso o fato do Kosuda ser parado ao extremo, por não tomar nenhuma espécie de iniciativa.

O surgimento de uma rival vem bem à calhar para o ego da Yamada, e nada melhor do que uma moça rica e inteligente, certo? Talvez sim. Esta moça chama-se Kyouka e ela não é exatamente uma flor que mereça ser cheirada. E se você acha que a "motivação" da Yamada ( fazer sexo com cem homens ) é das piores, isso fica par e passo com o que a Kyouka quer...

E, mesmo com tais linhas de raciocínio e a falta de bom senso soberana neste título, "B Gata H Kei" não é ruim. Exatamente. O anime em si diverte na medida e, por mais que você talvez possa se enojar com a fala e a forma de ver as coisas da Yamada, notará com facilidade que tudo isso combina perfeitamente.

É um anime totalmente descompromissado. Não quer ser um marco, e nem se esforça para fazer quem o assiste pensar o contrário. Mas diverte muito, e isso é certeza! Além disso, ele deixa no ar uma idéia de segunda temporada...

Em "Koharu Biyori", as empregadas robôs estão em ação!

O logo do anime.

Este anime possui apenas três episódios. De fato, por tratar-se de uma série em OVA, nada mais natural. Este anime possui robôs de aparência feminina. Possui alguma ligação, ou então lembra de alguma forma títulos como "Chobits", "To Heart", "Da Capo" e "Kowarekake no Orgel"? Não. Por mais que haja uma breve aparição do segundo anime citado, mas...

A estória deste anime é bem básica. Um rapaz de nome Murase vai até uma loja de robôs e adquire uma empregada. Até aí, nada para se estranhar. Mas isso muda quando a empregada robô chega à residência do rapaz, e descobre que tudo que ele mais quer é trocar a sua roupa. A robô, cujo nome é Yui, não gosta de tal idéia em seu início. E assim mestre e empregada começam à viverem juntos.

A idéia central do anime é a transmissão da cultura "moe" na sua forma mais dura e direta. Murase é um otaku de carteirinha, que adora colecionar bonecas e ficar fazendo roupas para elas. Só isso já basta para dar uma dimensão do que a pobre Yui virá à passar nas mãos deste rapaz...

A Yui, como foi entregue na casa de seu jovem mestre...

Em si, o anime mostra um pouco do dia-a-dia da Yui e do Murase. Obviamente mais personagens se fazem presentes. Mesmo sendo tão imprestável ( tal como a Yui se faz referir ao seu mestre ), o Murase tem alguém que gosta dele, uma jovem de nome Minori. Por mais que ela veja o comportamento estranho do Murase, para ela isso é um fator de pouca importância e, na sinceridade, ela é meio atrapalhada...

Com uma rivalidade interna, a Yui tenta mudar um pouco a forma como vê e age com o seu mestre. Isto se deve à aparição da Sakuya, uma robô customizada pelo Murase, e que está em fase de testes. Diga-se de passagem, a Sakuya é aquilo que o Murase tem como visão da mulher perfeita para ele. E tem ainda uma robô que, mesmo sendo de última geração, não atrai compradores...

A Sakuya, ao encontrar o Murase.

Como se faz notar, "Koharu Biyori" é puro ecchi, com direito à aparições de partes do corpo e tal. Mas não é hentai, pois não possui cenas de sexo. E além de tudo isso é uma comédia romântica, regada ao poder "moe" de forma devastadora e implacável. Tudo isso em apenas três episódios ( que são, por sua vez, divididos em três capítulos cada um ).

Em tempo: este anime consegue ser engraçado e, guardadas as devidas proporções, interessante. Sua apresentação visual é simples porém bem trabalhada, e sua parte sonora é bem básica ( mas que não chega à atrapalhar no andamento do título ).

Contudo, "Koharu Biyori" é aquele anime que existe com o propósito de fazer passar o tempo. Para quem gosta ( ou não vive sem ) um título que possua muito ecchi descarado, este anime é bem indicado.

[ made in NETOIN! ]

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse o site oficial de "B Gata H Kei", clicando aqui.
Acesse o site oficial de "Koharu Biyori", clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!