Em pauta!

domingo, dezembro 10, 2017

[Análises em Geral] Parte #94: Ore Monogatari!! e toda a sua simpatia em pauta


Uma simplicidade bem-vinda...

Ore Monogatari!! foi um anime que muito marcou este humilde blogueiro em 2015. Embora tenha-se aqui a opinião pessoal de que a obra teria se saído melhor com menos episódios do que o montante originalmente exibido, a verdade é que as aventuras de Gouda Takeo, Sunakawa Makoto e Yamato Rinko souberam cativar em um nível mais do que aceitável (veja aqui a análise geral do anime).

A animação contou, ao seu molde, como que um rapaz de grande estatura e nada atraente para a sociedade (o Takeo) conseguiu encontrar uma garota que o amasse (a Rinko), vendo o que existia de mais profundo na sua pessoa, enfaticamente o bom coração e modo de ser. Por sua vez, a jovem acabou apaixonando-se por ele após ter sido salva de uma situação bem chata em um trem e, dali em diante, ela tentou fazer com que o rapaz a notasse como ela desejava.

Entre os dois jovens apaixonados estava o melhor amigo de Takeo, este sim bem visto pelas garotas da escola, que muito queriam dele se aproximar (o Makoto). Este rapaz, especificadamente, desejava ver seu amigo feliz e o fato de sempre ter rejeitado as declarações de várias jovens no passado tinha algo intrinsecamente ligado com isto. Aliás, ele mesmo acabou sendo o responsável direto em unir o Takeo e a Rinko, que estavam passando por momentos de mal-entendidos sentimentais (queriam um estar do lado do outro, mas sempre imaginando algo contrário que atrapalhava nisto).

 Uma cena conhecida...

Entre idas e vindas, momentos interessantes e outros nem tanto, o anime de Ore Monogatari!! conseguiu ser simpático e chamativo ao próprio modo. Contudo, nas proximidades de tal animação ser encerrada, foi anunciado um live-action da citada obra, que nas primeiras imagens e vídeos liberados já tinha conseguido dividir muitas opiniões sobre as pessoas que interpretariam o trio de protagonistas citado nos parágrafos acima. Vale aqui ressaltar que o live-action de Ore Monogatari!! é mais próximo ao mangá do que ao anime da obra, mas ainda assim boa parte dos comentários aqui presentes buscarão fazer um paralelo entre a mídia em pauta e sua contraparte animada.

Demorou muito tempo, mas a minha pessoa assistiu a tal live-action e, com base no que foi visto e apreciado, é possível aqui fazer uma análise bem sincera da obra no citado formato. Nobre visitante, em primeiro lugar é importante saberes que os mesmos altos e baixos presentes no anime acabaram presentes no live-action, porém com alguma perspectiva diferente e de certa forma um tanto quanto mais aceitáveis, principalmente para o caso de você buscar algo que esteja o mais próximo possível da realidade.

A história sobre a amizade entre o Takeo e o Makoto é contada de uma maneira bem diferente aqui, embora a proposta final seja a mesma. Isto, obviamente, já era algo bem esperado de se ocorrer. A  maneira na qual a Rinko buscou se aproximar do rapaz de alta estatura manteve os mesmos princípios daquilo que foi mostrado no anime, muito embora os passos e ações no live-action tenham sido bem diferentes da animação de 2015. Igualitariamente, entre ambas as mídias, prevaleceu a simpatia e uma coesão de fatores que, guardadas as devidas proporções, soaram bem agradáveis.

Takeo e Makoto: grandes amigos desde a infância.

Um dos pontos que mais chamam a atenção em um live-action, especialmente quando se busca fazer paralelos com sua contraparte em anime, está justamente no elenco que ali deverá tratar cada personagem da obra. Para algumas pessoas este é um dado crucial, enquanto que para outras não acaba influindo tanto na apreciação ou depreciação final. Mas, ao olhar deste humilde blogueiro, houveram pontos distintos no live-action de Ore Monogatari!! neste aspecto.

O Takeo pode ser considerado, talvez, o personagem que mais se aproximou em um paralelo entre anime e live-action. Quem interpretou o grande e bondoso rapaz foi Suzuki Ryohei. Foi uma escolha muito acertada, pois a sua atuação neste live-action foi muito boa como sendo Gouda Takeo. Aqui vão as palavras positivas para sua postura, no geral, ao encenar com estilo cada modo de agir do protagonista em si, isto sem falar das caretas e outros atributos bem peculiares ao mesmo.

Por sua vez, a Rinko foi uma graça de se ver no live-action estando, de certa forma, em um nível acima daquilo que pôde ser observado no anime da obra em pauta. A jovem Nagano Mei foi quem interpretou tal personagem, mantendo muito daquilo que a Yamato Rinko teria realmente de ser. Cabe aqui uma nota pessoal de atuação que, ao menos aparentemente, esta personagem no live-action acabou sendo mais tímida e cometida do que a sua contraparte no anime, incluindo nisto os seus anseios mais internos sobre o Takeo em si.

Takeo e Rinko: momento de agradecimento e de algo mais nascendo...

O Makoto, sem dúvida alguma, acabou sendo o personagem que mais dividiu opiniões do fandom de Ore Monogatari!!. E isto não se trata da maneira com a qual ele foi interpretado pelo Sakaguchi Kentarou, mas sim pelo próprio ator em citação. Elogia-se aqui a maneira pela qual ele soube incorporar o Sunakawa Makoto, na totalidade. Contudo, e tendo por base o descrito no início deste parágrafo, o fandom parecia esperar por alguém que se parecesse mais com o personagem em pauta. Obviamente, para este humilde blogueiro fica válida a menção de que a atuação do Kentarou foi muito boa, mas em paralelo ficou também uma leve impressão de "distância" entre as suas contrapartes do anime e live-action.

Quando se fala em personagens, e mesmo não tendo aparecido muito, acabou sendo muito interessante (e legal) ver os pais do Takeo em ação no live-action, em especial a mãe do citado protagonista. A família Gouda parece ter um estilo de vida mais extrovertido, de certa forma relaxado (positivamente), mas nem por isso menos sério. Nobre visitante, é possível que nas poucas aparições de tais personagens você também acabe gostando bastante dos mesmos.

No que tange ao enredo, não houve nenhuma mudança drástica na contagem da história desta obra. Alguns pontos foram tratados e mostrados em momentos diferentes (em comparação ao anime), e de certa maneira até com outros escopos, mas no geral não existiu nada que atrapalhasse ou complicasse a apreciação do live-action em si. Por sinal, algumas partes acabaram soando bem mais tocantes nesta mídia em pauta do que na animação do título. Contudo, o relato aqui está baseado em um ponto de vista bem mais pessoal, justificado por análise própria.

 Pontos distintos de um mesmo momento...

Tecnicamente, você não deve esperar por algum efeito mirabolante ao algo mais moderno aos olhos com este live-action. Enfaticamente, isto nem mesmo seria necessário. Na parte acústica, não existe nada que realmente cause algum impacto ou que transmita lembrança, mas talvez esperar por algo deste naipe poderia vir a ser um pouco demais. De toda a forma, nobre visitante, não há nada aqui que atrapalhe a experiência que poderás ter ao assistir Ore Monogatari!! em live-action.

A sensação passada por este live-action acabou sendo a mesma que o anime deixara em evidência para a minha pessoa. Um belo trabalho foi feito para contar a história na qual um rapaz comum e pouco atraente aos olhos da sociedade salvou uma garota de uma situação ruim e ela, por sua vez, acabou se apaixonando pelo mesmo após isto, sendo que este sentimento foi crescendo cada vez mais, mutuamente (tanto por ela ver as grandes qualidades dele, como pelo rapaz ter se fixado pela simpatia e delicadeza dela), e ambos foram ajudados pelo melhor amigo do protagonista (que sempre quis vê-lo bem e feliz).

Ore Monogatari!! em live-action acaba sendo uma boa pedida e merece ter a sua atenção, nobre visitante. Apesar da história simples e com a aparência de não possuir um grande atrativo, a mesma é muito bem trabalhada e acaba sendo convidativa pelo fator simpatia que apresenta. Tratam-se de cento e cinco minutos de uma boa obra para ser assistida. E de quebra, ver Takeo e Rinko juntos é algo que, por si só, já esbanja carisma e sorrisos o bastante.

Isto é digno...

Momentos...
Clique nas imagens para vê-las em tamanho real...



"A família Gouda..."


"Takeo ao salvamento..."



"Takeo novamente ao salvamento. Mas desta vez..."


"Momento de muito pensar..."



"Um convite e processos sentimentais em andamento..."


"As amigas da Rinko não sabem quem é o Takeo..."



"Takeo ao salvamento novamente. E..."


"Um encontro..."


Ficha técnica - Ore Monogatari!! em live-action
* Lançamento: 31/outubro/2015
* Direção: Kawai Hayato
* Distribuição: Toho
* Escrito por: Kawahara Kazune e Aruko (mangá), Nogi Akiko
* Produtores: Kadoya Daisuke, Tanaka Tadashi, Yamamoto Akira


"E para esta simpática dupla, o destino será..."

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ #netoin11anos ]

Conheça o autor do Netoin!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

2 comentários:

  1. Nao sabia que tinham feito um dorama do anime, mas primeiro quero ver o anime que está na minha lista interminável de anime por ver...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Veja ambas as mídias de Ore Monogatari!!, nobre. Não se arrependerás.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!