Em pauta!

sábado, maio 12, 2018

[Análises em Geral] Parte #95: Sailor Moon SuperS no Sega Saturn e PlayStation


Guerreiras lunares em ação...

A década de 1990 reservou grandes (e boas) surpresas para quem gostava de videogames. Não se fala unicamente do apogeu da era dos 16-bits, sempre em clara evidência com a sadia rivalidade entre o Super Nintendo e o Mega Drive, mas sim da chegada dos 32-bits. E com a chamada de "nova era dos games" na época, dois grandes consoles despontaram na disputa pela liderança da citada categoria. De um lado estava o Sega Saturn e do outro o PlayStation, da Sony. Ambos rodavam jogos em CDs e, cada um à sua própria forma, buscou fidelizar os seus públicos com os melhores "armamentos" que possuíam.

Quando se fala em consoles, além de suas especificações mais técnicas (que não são são o escopo deste texto), aparecem no topo da lista as respectivas bibliotecas de jogos (sendo este o ponto deste post, mesmo que com um título em específico). O tópico em si foca-se na geração 32-bit e, como se faz saber, tanto o Sega Saturn quanto o PlayStation possuíam os chamados jogos exclusivos, ou seja, aqueles títulos que eram disponíveis a uma plataforma. Só isso era o bastante para as opiniões sobre os consoles em pauta subirem exponencialmente, mas existiam também os jogos multi-plataforma, que foram lançados para os consoles da Sega e da Sony e que, com estilo, costumavam colocar em xeque as melhores e piores características de cada um, por diversos pontos.

Dado o escopo deste humilde blog (que é a animação e a cultura japonesa), a minha pessoa resolveu escolher uma entre tantas franquias que tiveram títulos lançados para os 32-bit da Sega e da Sony. No caso, Bishoujo Senshi Sailor Moon foi o título escolhido. A obra que levou a assinatura de Naoko Takeuchi, aclamada por muitos quando o anime foi oficialmente lançado em 1992 (contendo temporadas que se seguiram até 1996, ano este no qual tal obra estreou no Brasil com a sua primeira série - chamada de "fase clássica" - na extinta Rede Manchete de televisão), teve muita repercussão além de jogos para diferentes consoles.

 A tela inicial do jogo, com PlayStation (à esquerda) e Sega Saturn (à direita).

 A tela de carregamento, nos consoles da Sony (direita) e da Sega (esquerda).

O jogo escolhido para esta pequena análise foi lançado em 1996, unicamente em solo japonês, por intermédio da Angel Studios. Primeiramente ele apareceu no PlayStation, cujo nome foi Bishoujo Senshi Sailor Moon SuperS: Shin Shuyaku Soudatsusen. Algum tempo após, no mesmo ano, este jogo recebeu a sua versão para Sega Saturn, então batizado como Bishoujo Senshi Sailor Moon SuperS: Various Emotion. A história por detrás de ambas as versões é a mesma, no qual as Guerreiras Lunares se juntaram para um tipo de disputa mais amigável, na qual através de vários combates se verá qual é a mais poderosa das Sailors.

Como o nome em comum sugere, este jogo se passa relativamente à fase SuperS de Sailor Moon, sendo esta a quarta temporada do anime (que foi ao ar em 1995 no Japão). Entre os modos de jogo que eram disponíveis, estava incluso o para um jogador, no qual era possível escolher uma entre as seis Sailors iniciais, estando entre elas a Super Sailor Chibi Moon. Nos demais modos, como o versus (dois jogadores) e o de treinamento, o leque de escolha reunia as demais Sailors, elevando o número de personagens disponíveis para dez no total.

A minha pessoa jogou a versão para PlayStation, isso já pelos idos de 1998. E muito embora nunca tenha se colocado à frente do jogo no Sega Saturn, pode-se dizer que este texto acabou sendo possível graças a diversos locais na internet, em especial ao canal do YouTube chamado VCDECIDE (acesse-o ao clicar aqui), bem dedicado para análises de comparação de um título em dois locais diferentes, em sua imensa maioria com jogos. Ele possui um vasto trabalho com diversos nomes de jogos e plataformas diferenciadas e, obviamente, o jogo em pauta também se faz presente em tal canal.

 A seleção de cenários, com PlayStation à esquerda e Sega Saturn à direita.

A introdução do jogo é a mesma em suas duas versões (clique aqui para visualizá-la), sendo a mesma bem simples (até mesmo para a época de lançamento), porém interessante. Após assisti-la aparece o primeiro ponto de diferença entre as versões deste jogo, sendo ela o tempo de carregamento (o loading time). Mesmo que com pouca diferença, o console da Sega mostrou-se melhor neste ponto do que a variante da Sony, fato este que acaba sendo notório em diversos pontos do jogo (como antes de uma luta, na chamada para um round, ao terminar uma disputa e entre os combates).

Outro detalhe interessante se nota logo após escolher o modo para um jogador. A versão PlayStation mostra um diálogo ocorrendo entre as personagens antes de tu escolher o modo de jogo (assista ao clicar aqui), como um tipo de linha do tempo (time line) que sobe a tela, sendo que este ponto se repete quando tu passar pelas primeiras desfaiantes e for enfrentar as outras quatro guerreiras faltantes (as Sailors Plutão, Urano, Netuno e Saturno), tal como pode ser aqui visto. Por sua vez, a versão para Sega Saturn tem esta mesma conversação, porém animada (veja a sua animação inicial, além da prévia contra as quatro Sailors restantes). Diga-se de passagem, no console da Sega ainda existe pouco de anime para cada personagem que tu escolher (veja um exemplo aqui).

De toda a forma, existe ainda um detalhe mais chamativo quanto às duas versões do jogo em destaque. O mesmo está inserido em apenas uma única personagem, sendo ela a Super Sailor Chibi Moon. Isto porque a citada guerreira aparece de maneira bem diferenciada, não apenas na tela de seleção como também durante o desenrolar de um combate, sendo isto bem notório pela altura dela. Enquanto no PlayStation ela é menor, no sega Saturn a Chibiusa é bem maior, quase na altura das demais Sailors (veja aqui o vídeo de comparação da Chibi Moon nas duas versões). Trata-se de um ponto de discrepância, o qual a minha pessoa dificilmente notaria na época de lançamento do jogo, tendo como salvo opinativo o fato de apenas ter tido acesso à versão PlayStation (o que levava a pensar que algo assim não teria ocorrido).

 Seleção de personagens inicial, no PlayStation (à esquerda) e Sega Saturn (à direita).

 A tela de versus, nos consoles da Sony (à esquerda) e da Sega (à direita).

Mais abaixo no texto tu poderá observar outros detalhes de diferença neste jogo, entre o Sega Saturn e o PlayStation. Isto, obviamente, sem mencionar o que você já leu até o momento, amparado pelas imagens presentes no corpo do texto até aqui. Desde a tela de versus, passando pela seleção de cenários (os locais de luta são diferentes entre as versões da Sega e da Sony), incluindo a tela na qual tu administrará os pontos de habilidade para a sua personagem, basicamente existem muitos pontos chamativos que evidenciam como o jogo foi trabalhado em suas duas versões. A minha pessoa indica, fortemente, para que tu assista a este vídeo comparativo entre ambas.

Este humilde blogueiro ressalta, no contexto geral, que se divertiu bastante com este jogo no PlayStation, mesmo com os pontos de atenção já mencionados no decorrer do post. Atualmente, os mesmos representariam um sério entrave para se jogar este título por vezes seguidas mas, nos idos de 1998, era comum para a minha pessoa jogá-lo por horas à fio, sem nem pensar duas vezes.

Por fim, espera-se aqui que tenhas gostado deste post, nobre visitante. Não esqueça de deixar nos comentários as impressões que tu teve com o texto, além de poder também citar exemplos como este de Sailor Moon, ou seja, de jogos que tu conhece que se saíram diferentes em duas ou mais versões existentes do mesmo.

E assim se segue...

Imagens diversas...


Balanceamento - após escolher a sua guerreira, é chegado o momento de aplicar os pontos disponíveis em diferentes características, o que poderá alterar o parâmetro de jogabilidade de sua personagem durante os embates. À direita, no PlayStation. Do lado esquerdo, o Sega Saturn.



Combates - as lutas em andamento na versão PlayStation do jogo.



Lutas - o jogo com partidas em andamento em sua versão no Sega Saturn.


Seleção completa - ao jogar no modo versus (dois jogadores) ou de treinamento, você será contemplado com todas as guerreiras de Sailor Moon SuperS para serem escolhidas. Existem diferenças evidentes no visual, mas a Sailor Chibi Moon Super merece um forte destaque (em tamanho na tela de seleção e durante o combate). As imagens mostram a versão PlayStation (à direita) e Sega Saturn (à esquerda).


Fim da luta - quando encerra-se um combate, a guerreira vencedora sobre na tela. Logicamente, a perdedora acaba descendo. À direita está a versão PlayStation. Na esquerda, a versão Sega Saturn.


Vitória - quando você vence todas as guerreiras, acaba terminando o jogo. Uma tela aparece com a personagem que tu escolheu para jogar, lhe parabenizando pela performance. Em ambas as versões, isto é idêntico.


"Sailor Moon SuperS"

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in Netoin! ]


Conheça o autor do Netoin!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!