Em pauta!

quarta-feira, janeiro 28, 2009

Sentimentos completos o aguardam em "Clannad".

Um anime com a marca de qualidade da Key.

Quando se trata de animes que possuem em suas estórias elementos de romance, drama, comédia, e fatos escolares, muitos são os nomes de títulos que podem vir à cabeça. Ainda mais quando se trata de gigantes nestes aspectos como a Key e o CLAMP.

Será tratado aqui de um anime que leva a marca registrada da Key. Por sua estória, seus personagens, traços e trilha sonora. Tudo se encaixa com a mais perfeita harmonia em "Clannad".

A escola como ponto de partida...

Furukawa Nagisa e Okazaki Tomoya.

O anime apresenta seus protagonistas logo em seu início. Eles possuem diferenças de comportamento, mas o modo como a amizade entre eles flui durante o anime realmente desperta atenção.

Ela é Furukawa Nagisa, uma garota meiga e de fala muito mansa. Repetiu o ano letivo por ter faltado muito às aulas, conseqüência de sua frágil saúde. Ela sente-se abatida por não conhecer mais ninguém na escola, pois todos seus amigos haviam passado de ano.

O rapaz é Okazaki Tomoya, que é rotulado como "delinqüente" na escola, por gazear aulas e às vezes arranjar uma encrenca ou outra. Entretanto, trata-se apenas de um rótulo social o fato de ser conhecido como delinqüente, tendo em vista seus problemas familiares e de pouca esperança com seu próprio futuro.

É possível não se encantar com um sorriso como este?

Nagisa e Tomoya se conhecem ao acaso, na ida para a escola. Da mesma forma começou a amizade entre eles, onde a frágil garota acaba chamando a atenção de um rapaz que, aparentemente, não queria mais nada com a vida.

O Tomoya passa à tentar encorajar a Nagisa em fazer novas amizades, mostrar-se presente perante os demais estudantes. É neste ato que começa toda a trama presente em "Clannad", que passa por vários acontecimentos, felizes e tristes.

Esse pessoal...

A Fujibayashi Ryou.

Na escola, diferentes personalidades e modos de vida se fazem presentes, onde logo de cara temos as irmãs gêmeas Kyou e Ryou Fujibayashi, que são o exemplo dos opostos. A Kyou é violenta, de fala nada suave, principalmente quando alguém inventa de atazanar a Ryou, que é bem mais calma e meiga, além de ser muito tímida.

O amigo de todas as horas do Okazaki chama-se Sunohara Youhei. Ele está sempre envolvido em encrencas, dada a sua personalidade sarcástica e pouco sútil. Entretanto, quando necessário, mostra-se estar pronto para ajudar.

Fuko-chan! Kawai!

Uma jovem de nome Sakagami Tomoyo chama a atenção pela sua incrível força e senso de urgência. Ela tenta sempre evitar brigas, por questão de seu passado e dos seus planos para o futuro ( de ser a presidente do conselho estudantil ). Mas em uma escola onde Sunohara estuda, nem sempre é possível evitar as brigas...

A pequena e intrigante Ibuki Fuko carrega consigo um grande mistério. Ela está sempre talhando estrelas-do-mar em pedaços de madeira, o que lhe causa alguns ferimentos na mão. Contudo, ela tem uma grande motivação para fazer isso. Trata-se de uma criança muito especial, em vários sentidos.

A garota gênio, Ichinose Kotomi.

A Ichinose Kotomi é uma garota que ama livros. Cultiva a arte da leitura em todo o canto, e não freqüenta a maior parte das aulas por ser super-dotada. Além de tudo isso, adora um violino ( por mais que isso não seja um ponto positivo para ela ). O Tomoya acaba ajudando a Kotomi também à fazer novas amizades, uma vez que ela é quieta e muito resguardada.

Outros personagens aparecem durante o anime, com um destaque especial para os pais da Nagisa: Sanae e Akio. A Sanae é a mãe jovem, dedicada, mas muito emocional. O Akio é brincalhão, não mede palavras, mas se mostra sério quando se faz necessário.

A envolvente trama...

O Tomoya na casa da família Furukawa.

A jovem Nagisa tem o sonho de participar do clube de teatro da escola, fato este que leva o Tomoya a ajudá-la para realizar seu sonho. Entretanto, várias situações se fazem presentes em questão da aprovação da reabertura do clube, o que levará os dois à enfrentar muitas situações adversas.

Como mencionado, a pequena Fuko carrega um grande mistério consigo, pois está sempre sozinha em uma sala talhando madeiras. Tanto o Tomoya quanto a Nagisa tentam ajudá-la, e quando descobrem a razão para tanto esforço da pequena Fuko, algo muito triste ocorre...

Jamais discuta ou provoque a Fujibayashi Kyou...

A Kyou sempre tenta proteger a sua irmã, Ryou. Mais do que isso, a Kyou tenta ajudar sua irmã na perda de sua timidez para tentar finalmente se aproximar adequadamente de quem ela gosta. Curiosamente, e muito embora a Kyou não demonstre isso, ambas gostam do mesmo rapaz...

O próprio Tomoya tem seus problemas. Seu futuro como jogador de basquete foi encerrado graças a uma briga que ele teve com seu pai, que acabou afetando de forma grave e irreversível um de seus braços. Sua vida em casa não é das melhores, fazendo em muitas oportunidades o Tomoyabuscar refugio no apartamento do Sunohara. Entretanto, a Nagisa o ajuda de uma forma que o próprio não poderia esperar...

Momento cômico: Sunohara apanhando da Tomoyo...

A Sakagami Tomoyo possui um temperamento forte, que ela consegue controlar e adequar conforme a situação. Seus anseios são nobres, que se introduzem em uma tentativa de esquecer o seu passado. Não que esse passado fosse ruim, mas tornou a sua pessoa temida e ao mesmo tempo reverenciada entre muitos na cidade.

A Kotomi é quieta e recatada por sua própria escolha. Apesar de falar pouco, é bem educada. Além de tudo isso, é muito inteligente. Entretanto, algo relativo ao passado a persegue e a deixa muito infeliz e confusa. De forma intrigante, apenas o Tomoya consegue iniciar uma conversa com ela...

Aprofundamento da estória...

O clube de teatro.

Como já pôde ser notado, o anime tem um ponto de partida e de enlace, que está no entorno da Nagisa querer participar do clube teatro. E em meio à esse fator, várias outras situações seguem-se paralelamente, o que deixa o anime interessante e muito gostoso de se assistir.

Entender a aproximação entre o Tomoya e a Nagisa não é difícil. Ver como o Tomoya se relaciona com as outras garotas, e como elas passam a ver o rapaz de outra forma, também não é complicado de se averiguar. Ver as dores, frustrações e perspectivas dos persoangens é o que deixa "Clannad" prendendo a atenção de quem o assiste.

A estória da Nagisa também possui as suas variantes, principalmente quando da concretização de seu sonho. Aliás, não apenas desta concretização em si, como também de um outro inesperado acontecimento. E o aparecimento da irmã mais nova do Sunohara ( de nome Sunohara Mei ) também deixa mais interessante o anime.

Objetivamente

Momentos felizes e tristes se seguem em "Clannad".

Contando com muitas passagens que envolvem drama, comédia, romance e vida escolar, "Clannad" prende a atenção de quem o assiste de uma forma convincente e atraente.

As músicas presentes no anime, sendo algumas variantes dos temas de abertura ( "Megu Meru" ) e de encerramento ( "Dango Daikazoku" ), completam o ambiente do título, que nos é apresentado de uma forma caprichada, com traços bem feitos e personagens bem detalhados, ao melhor estilo da KyoAni ( vide "Suzumiya Haruhi no Yuuutsu", "Kanon2006" e "Air TV" ).

Diferindo-se do filme feito pela Toei Animation, o anime da KyoAni está enfocado apenas no primeiro semestre na escola onde estudam a Nagisa e o Tomoya. Como complemento, conta com um episódio especial. E para os fãs da Tomoyo, tem um OVA feito especialmente para ela, onde a própria Tomoyo e o Tomoya acabam se entendendo ( o chamado mundo paralelo, onde o Tomoya não chegou a conhecer a Nagisa ).

Mediante à tudo que foi aqui mostrado e muito mais, "Clannad" é um ótimo título. Anime mais do que recomendado.

[ made in NETOIN! ]

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse o site oficial de "Clannad" ( da TBS ) clicando aqui. Ou pode visitar o site da Key sobre "Clannad", clicando aqui.

3 comentários:

  1. Olá Carlírio.

    Fico muito feliz q tenha gostado do meu blog.
    Não acho estranho vc gostar + de Chobits, pois até onde eu vi gostei muito, e cada um tem um gênero de anime que mais precia.

    Podemos fazer parceria sim ^^

    Sobre Clannad.. Adorei a review, super detalhada, e mostra pontos interessantes do anime, pois comédia e romance são gêneros q aprecio, mas tb não consigo ficar sem um pouco de ação. Esse anime veem me chamando a atenção, por estar tendo um 2ª temporada, pois a tantos animes para se ver q acabo tendo mais interesse nos "novos", do que antigos(que já foram lançados e não são mais destacados pelas pessoas).
    Estou certa de q quando eu ver este anime irei gostar dele, pois dicifilmente não gosto dos animes q vejo.
    Claro q a diferenças entre os "preferidos" e os q "gostei".
    Até ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi

    Já coloquei o link lá, vc tem algum botton q queira q eu coloque.
    Qualquer coisa é só me avisar
    Até ;)

    ResponderExcluir
  3. Não consigo falar da 1ª temporada d Clannad sem mencionar a segunda, mas pra não dar spoilers desnecessários aqui,só posso dizer uma coisa: Clannad é um excelente anime,com a maior gama de bons personagens que eu já vi,um enredo simples, mas cativante e uma e uma boa mescla de romance e comédia. É diícil se ver uma obra assim, certamente, já dizia Tomoya, é uma pérola em meio ao estrume...aheuahueahuahua

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!