Em pauta!

segunda-feira, fevereiro 20, 2012

Análises em Geral - parte #49: um pouco de Solanin para todos...

As capas da edição brasileira de Solanin ( divulgação ).

Amigo visitante, seja bem-vindo ao NETOIN!. Que esta estadia seja muito proveitosa para você pois, à partir deste momento, você está sendo convidado a acompanhar mais uma análise de mangá publicado no Brasil.

Quando se faz citar mangás no Brasil, deve vir à cabeça alguma obra sendo publicada pelas editoras mais tradicionais. Até esse ponto não há qualquer exagero nesta linha de raciocínio, pois a mesma possui respaldo.

Entretanto, a obra que será aqui comentada apareceu em terras brasileiras por intermédio de uma editora que, muito embora seja conhecida por outros tipos de publicações, resolveu aparecer com as suas primeiras investidas na linha de mangás. O resultado final, na opinião deste blogueiro, aparecerá neste texto.

E o mangá em questão chama-se Solanin. Uma obra que pode prender facilmente a atenção e cativar como poucas histórias conseguem. Contudo, não é uma leitura que possa agradar à todos, mesmo com a sua grande qualidade.

Quer saber um pouco mais sobre esta obra? Então o texto que irá se seguir poderá ser útil. Este blogueiro recorda à você que a postagem é opinativa e que, em nenhum momento, deve ser interpretada como um tipo de verdade absoluta. Portanto, caso queira comentar ao final do texto, sinta-se à vontade para fazê-lo.

Tenha uma boa leitura.

A história de Solanin e sua publicação nacional...

Os mangás de lado, destacando-se suas lombadas ( divulgação ).

Escrita por Inio Asano, Solanin é uma obra muito conhecida em diversos locais do mundo. Sua publicação original ( ou seja, no Japão ) é datada de 2005 e 2006, contendo dois volumes ao todo. A obra apareceu em outros Países, tais como a França e os Estados Unidos. Em 2011, Solanin veio ao Brasil por intermédio da Editora L&PM, muito conhecida por suas publicações estilo pocket ( de bolso ) e sempre primando pela qualidade ( tanto física quanto na leitura em si ) das mesmas.

A história de Solanin é um convite para a realidade, passada de uma forma expressiva e muito natural. Nela se faz apresentar uma jovem de nome Inoue Meiko, que trabalha como assistente em um escritório. Em si, a Meiko não é uma garota forrada de bom comportamento e palavras dóceis, pois ela passa por grandes provações em sua vida.

Aliás, não é apenas a Meiko que possui tais problemas. Seu namorado de nome Taneda Naruo ( com o qual divide o mesmo teto ) também passa por grandes questionamentos em sua mente. Este casal, que vive em Tóquio oriundos do interior japonês, procura respostas para muitas questões desde o início do mangá.

Como se pode imaginar, Meiko e Naruo possuem diferentes linhas de pensamento. Para tanto, basta mencionar o quanto que a moça se mostra responsável ( ao seu modo, ressalta-se ) e a forma que o rapaz tem de ver as coisas ao seu redor ( onde a vida tem de ser uma aventura, com certos riscos ).

Entretanto, Solanin não fica propriamente preso ao dia a dia do já conhecido casal. Outros personagens, que se fazem presentes, ajudam muito à garantir todas as medidas possíveis de alegria e de tristeza no prosseguimento da obra. Impossível não notar a presença impactante da dupla Billy e Kato que, com as suas rotinas tão similares, conseguem dar tantos ares diferenciados para a obra como um todo. Uma jovem de nome Ai também coopera bastante pela causa.

Passagem do volume 1 de Solanin ( divulgação ).

No que ainda diz respeito à história da obra, o grupo apresentado conheceu-se na faculdade. Juntos chegaram à formar uma banda. Mas, atualmente ( na linha cronológica do mangá ) os rapazes se encontram duas vezes ao mês para ensaiarem um pouco, sem tanto compromisso. Nesta banda está um importante elo de ligação em Solanin, seja na amizade entre estes jovens, seja no relacionamento do casal Meiko e Naruo.

É bem verdade que o slice of life pode ser o gênero primário da obra. Mas há espaço para a comédia ( como se pode imaginar ) e para o drama, caracterizado especialmente por um acontecimento que tende à mudar a vida de todos os personagens citados, o que acaba dando espaço para a inclusão de um novo integrante na história de Solanin.

Agora que a história já se faz conhecer, você pôde ter em mente o quanto que a mesma é especial. E a Editora L&PM ( L&PM Editores ) fez a sua parte primorosamente, pois a publicação de Solanin está impecável.

O material usado pela citada editora é bem diferente do costumeiro ( entenda-se por outros mangás em circulação ). O formato pocket, que até fazia o medo de várias pessoas, acabou sendo muito bem-vindo para o mangá. Interessante citar que as páginas ( não há nada colorido, caso questione-se sobre isso ) são costuradas em pequenos blocos, estando estes devidamente grudados para a formação de cada um dos dois volumes da publicação. O nível da tradução é excelente, propiciando uma experiência de leitura muito proveitosa e harmoniosa.

A editora, com isso, lançou com brilhantismo o selo L&PM Pocket Mangá. Uma publicação tão honesta quanto primorosa em todos os sentidos possíveis, fazendo jus para cada centavo investido na aquisição da mesma.

Uma opinião reflexiva...

Passagem do volume 2 de Solanin ( divulgação ).

O mangá em questão se trata de uma história fictícia mas que, na verdade, pode ser a síntese do que alguém pode estar vivendo em algum lugar deste mundo, neste momento. Não existem muitas palavras que possam definir, com grande exatidão, o quão primorosa é a proposta lançada por Solanin. Mas algumas coisas merecem citação para fazer valer uma reflexão pessoal e sincera sobre a obra como um todo.

Este blogueiro teve diferentes sentimentos em vários trechos do mangá. Houveram momentos nos quais risadas sinceras fizeram-se entoar ( inclusive em diferentes proporções ), sendo muitas delas graças à dupla Billy e Kato. Cenas da citada dupla em ação fazem valer cada palavra aqui citada como elogio para a mesma. Algumas passagens levaram ao raciocínio profundo, especialmente nas tomadas de decisões propiciadas pelo casal Meiko e Naruo, onde a diferença entre a manutenção do relacionamento e uma separação chegou à ser mínima.

Mas foram as partes mais dolorosas da obra que chamaram a atenção deste humilde blogueiro. Toma-se como exemplo uma passagem na qual o Billy é o centro das atenções, em seu trabalho rotineiro em uma farmácia, pois trata-se de um momento humano e filosófico, de conduta e de princípios, onde o emocional pode falar mais alto ( por mais que possa não parecer ).

Em outra vertente dramática aparece a Meiko que, com sua aparência frágil que esconde a real idade que ostenta, consegue consolidar a sua importância na obra. Um trecho do segundo volume dá veracidade à tal afirmativa por si só, servindo de exemplo de conduta e de responsabilidade.

Solanin se trata de uma história de vida. O mangá prende a atenção sem necessitar de grande esforço para tanto. A juventude é complexa, os sentimentos humanos são complexos e a vida, principalmente, é complexa o bastante. Desde as mais simples decisões, passando por amostras de sentimentos verdadeiros até chegar a consolidação do caminho à se seguir na vida, Solanin dá claros sinais de ter sido uma escolha saudável e atraente ( ao lado de outra obra, Aventuras de Menino ) por parte da Editora L&PM.

Objetivamente

As capas traseiras da edição nacional de Solanin ( divulgação ).

Muitos julgam Solanin como uma obra obrigatória, não apenas pelas características da obra aqui apresentadas, como também por todo o cuidado que a mesma recebeu em sua publicação nacional.

Contudo, a história do mangá pode não ser do agrado de todos. Por ser tratar de fatos da vida, sendo mostrados com todos os requintes de realidade possíveis, Solanin pode acabar não sendo de seu gosto ( pelo ritmo imposto, comum em uma obra de tal segmento ). Este humilde blogueiro, na abordagem do mangá, procurou deixar esta característica ( do gênero ) em destaque.

Solanin ganhou pontos incontestáveis pela sua história, pela narrativa e pelo grupo de personagens. A publicação brasileira foi a melhor que este blogueiro teve em mãos, próxima da perfeição. Não há aqui nenhum desmerecimento quanto a nenhuma outra ( obra e editora ) já publicada, mas o trabalho da Editora L&PM tem de ser citado e repassado adiante.

Sendo assim, a recomendação para Solanin é muito positiva. Amigo visitante, caso tenha sido de seu agrado a história aqui comentada, a compra desta publicação passa a ser muito válida.

[ made in NETOIN! ]

----------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse o site da L&PM Editors clicando aqui.
Leia um trecho do volume 1 de Solanin aqui ( site da L&PM ).
Leia um trecho do volume 2 de Solanin aqui ( site da L&PM ).
Acesse o site oficial de Solanin no Japão ( pela Young Sunday ) ao clicar aqui.

O autor do NETOIN! é...
Carlírio NetoCarlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

Um comentário:

  1. Muito bom!
    Gostei da postagem Netoin!
    Solanin não é um mangá pra otakus hardcore que buscam violência, ação, peitos e calcinhas aparecendo ou variantes.
    É 200% mais pé-no-chão e por isso mesmo, até gente comum pode ler ele e gostar.
    Por sinal, chorei em certas passagens de Solanin. É muito bom! Ç_Ç
    Eu só quero ver o que a L&PM ainda vai trazer de mangás pra gente, mas ela começou bem!
    Abraços!

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!