Em pauta!

quarta-feira, abril 11, 2012

Análises em Geral - parte #52: a volta do mahjong em Saki Achiga-hen - Episode of Side A

O logo do anime.

No já distante ano de 2009 fazia-se estrear, em sua temporada de primavera, um anime que se tratava de um tipo de jogo muito conhecido entre os asiáticos, em especial os japoneses e os chineses. Este jogo, possuidor de elementos e modos de se praticar diferentes, chama-se mahjong. O anime em questão atendia pelo nome de Saki.

Em Saki se fazia contar a história de um grupo de garotas que, motivadas pela prática do mahjong, levaram a sua escola ( até então sem nenhum renome na prática de tal jogo ) ao campeonato intercolegial de sua cidade, que valia vaga para o campeonato japonês interescolar. Além disso, um pouco de fanservice aqui e muito de shoujo-ai ali ( visitando o blog parceiro Kono - Ai - Setsu você descobrirá mais sobre o universo do shoujo-ai ) deram aquela apimentada certeira para o anime, que teve o seu ponto de destaque entre os títulos exibidos em 2009.

O anime acabou deixando uma bela expectativa de continuidade, dados os eventos finais de sua exibição. Durante muito tempo, os fãs da série esperaram pelo prosseguimento direto de Saki. E três anos após a exibição do citado anime, eis que o mesmo volta à tona, mas como um tipo de spin-off e não uma continuação propriamente dita.

Haramura Nodoka, quando criança.

Saki Achiga-hen - Episode of Side A: este é o nome do anime que estreou recentemente no Japão e que buscará, à sua forma, trazer novamente todos aqueles elementos que o título de 2009 deixou na mente de quem o assistiu. Trata-se de uma grande responsabilidade à ser levada adiante mas que, certamente, deverá trazer os seus frutos.

Para que a frase acima ganhe poder de veracidade, pode-se dizer que o primeiro episódio conseguiu resgatar uma parte do todo que pôde ser visto em Saki. Leve em consideração que tal episódio fez questão de usar-se do flashback em mais da metade do mesmo. E foi justamente tal característica a responsável pela ótima impressão deixada pelo mesmo.

Trata-se de um saudável retorno ao passado sendo, mais precisamente, para a tenra época da infância. Época esta em que a futura brilhante praticante de mahjong, Haramura Nodoka, já mostrava alguns de seus dotes sem grandes cerimônias. Além disso, a sua forma de falar, de se vestir e de pensar mostram-se ser realmente de berço...

Nodoka entrando no clube de mahjong...

Duas garotinhas, chamadas Shizuno e Ako, estudam em uma escola chamada Academia para Garotas Achiga ( Achiga Girl's Academy, no original ). Elas praticam mahjong nesta escola, ao lado de outra garota chamada Kuro, sendo todas elas cuidadas por uma universitária que possui grande fama na instituição, em razão de suas épicas partidas de mahjong em um passado não tão distante. O nome desta jovem é Harue.

A Nodoka é uma aluna transferida de Tóquio. Apesar do certo resquício de grosseria por parte da Nodoka no ar, a Shizuno pede para ambas serem amigas. Além disso, a Nodoka é convidada para visitar o clube de mahjong local, onde demonstra um pouco de sua grande habilidade para tal prática.

Planos são feitos, muitas palavras se fazem lançar. Até que algo inesperado ( em termos, deve-se ressaltar ) envolvendo a Harue acontece. Após isso, o grupo de amigas participantes do clube de mahjong dissolve-se aos poucos, pelas mais diferentes razões para cada garota. E o tempo se faz passar...

Inspiração é tudo!

Aqui começa a razão de ser deste anime. Em um dia qualquer, a Shizuno acaba vendo a Haramura Nodoka pela televisão, justamente quando ela acabara de ganhar o torneio regional interescolar individual ( tal evento ocorreu, cronologicamente, antes do começo do anime Saki ). À partir deste ponto um forte sentimento passou à tomar conta da Shizuno que, em sua mente, criou a ideia de refazer o clube de mahjong da Academia Achiga. O objetivo é claro, pois trata-se de reencontrar a Nodoka e poder jogar ao seu lado, uma vez mais.

Como se pôde observar pelos parágrafos acima, Saki Achiga-hen tem uma história que poderá resgatar tudo que se fez apresentar no anime predecessor, de 2009. Fique certo de que alguns elementos que fizeram a fama de Saki não deram as suas boas-vindas neste primeiro episódio. Ao menos, não em sua totalidade...

Outro ponto que merece ser levado em consideração está na narrativa da história, pois a mesma desenvolveu-se de uma forma simples e direta. O efeito moe até fez a sua parte, como poderia se imaginar, em alguns momentos interessantes deste episódio. Porém não com aquele ímpeto que algumas pessoas poderiam esperar.

O ressurgimento do clube de mahjong da Escola Achiga. Possível?

Quando se faz citar o visual da obra, você pode ter certeza de que Saki Achiga-hen demonstrou grande potencial neste episódio inaugural. O uso das cores é um ponto que merece destaque positivo evidente. O desenho das personagens apresenta, enfaticamente, o nível de detalhamento um pouco abaixo do mostrado em Saki, sendo que tal fator não compromete na experiência de se assistir o episódio.

A parte sonora conseguiu mesclar, em harmonia, os elementos clássicos de Saki e os novos arranjos para o anime que se fez estrear. Tal como ocorreu com o título de 2009, o encerramento deste episódio inaugural mostrou a música e a sequência animada de abertura. De forma concisa e esperada, tal música é alegre e envolvente, lembrando um tanto o primeiro tema de abertura do anime Saki.

O primeiro episódio de Saki Achiga-hen mostrou um pouco do potencial que o anime tem para desenvolver e demonstrar. Contudo, tudo foi o suficiente para assegurar a estreia deste titulo como sendo bem positiva. Espera-se, com isso, grandes emoções com o mahjong e momentos quase certeiros de shoujo-ai em Saki Achiga-hen - Episode of Side A.

Agora se pôde notar o porque do anime ter, em seu nome, "episode of side A". Será uma coincidência?

[ made in NETOIN! ]

O autor do NETOIN! é...
Carlírio NetoCarlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

3 comentários:

  1. Saki \o/
    Uma estreia para animar nossos dias e quem sabe me fazer voltar a jogar mahjong online (alias, vamos marcar uma partida caro colega XD)

    Adorei o post, vou começar a ver a série o quanto antes ^^ (hah! Quem sabe conseguir algum material para o kono-ai-setsu). o/

    ResponderExcluir
  2. Para ser sincera, não sei ao bem o que eu esperava, mas quando o primeiro episódio terminou, eu fiquei com um ar de: Hã?! Foi só isso? - Alguma coisa fez com que eu achasse ele fraquinho, talvez tenho sentido a falta de uma certa frenesi. Eu sei, claro que seria pedir demais, já que o primeiro episódio foi mais explicativo ...

    Quanto ao detalhamento, realmente é inferior, apesar de que o character design das duas série é o mesmo, mas o estúdio de animação é diferente.

    Que fan-service desnecessário foi aquele no final hein Nodoka? ... ¬¬' No entanto, foi nostálgico ver Yuuki chamando ela para jogar. E com certeza vou sentir falta dos raios saindo dos olhos da Saki, kkk! (*o*)

    E mais uma vez, bom texto Carlírio! ^^

    ResponderExcluir
  3. Saudações


    Amiga Mazaki, tenho absoluta certeza que conseguirás um ótimo material para o KaS em Saki Achiga-hen.
    Quanto às partidas online: ótima ideia.
    Maiores detalhes coloquei no Twitter.

    Calma, amiga NinhaPaz. Foi apenas o primeiro episódio e, julgando pelo número de episódios que terá ( apenas 12 ) então desenvolvimento deverá ser acelerado daqui para frente.
    Espero muita coisa bem interessante e legal vindas deste anime.


    Até mais!

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!