Em pauta!

segunda-feira, abril 30, 2012

ISML'2012: conceituando a Fase Regular!

O chart oficial das qualificadas às Regulares.
- Fonte: site do ISML -

O International Saimoe League terá, em breve, o início da Fase Regular na temporada 2012. Ao todo, setenta e duas contestantes se farão presentes, divididas igualmente em duas áreas distintas, promovendo a maior mudança já presenciada na história deste torneio.

Sendo disputado desde o ano de 2008, o ISML apareceu como um torneio para fazer frente ao conhecido e popular Anime Saimoe Tournament ( ou Japan Saimoe ). Atualmente em sua quinta edição, o ISML nunca repetiu uma mesma campeã. Sempre houveram personagens distintas entre si nas finais, por mais que em alguns casos o dito moe tenha sido deixado abruptamente de lado para consagrar as tsunderes, por exemplo.

Sempre que se faz citar as campeãs, torna-se importante frisar que apenas uma delas não se fará presente nas Regulares deste ano. Trata-se da Testarossa Fate, do universo de Mahou Shoujo Lyrical Nanoha, que foi justamente a campeã do ISML'2008 ( a primeira edição deste torneio ).

Todas as campeãs do ISML, de 2008 à 2011.

Hinagiku Katsura, Akiyama Mio e Mikoto Misaka estarão na disputa principal do ISML'2012. Contudo, falar de um favoritismo franco e concreto chega à ser uma questão perigosa. É bem verdade que as três personagens citadas ( em especial as duas últimas ) possuem uma base de fãs muito grande mas, mesmo elas, poderão começar à cair nas votações. Logicamente, isso acontecerá apenas se as suas imagens sofrerem um grande desgaste, tal como ocorreu com a detentora da Tiara do ISML'2008.

No ano de 2011 a Mikoto Misaka conseguiu realizar uma campanha primorosa onde, durante toda a disputa ( desde as Preliminares até o top'16 ) ela teve apenas um revés ( ante a Tachibana Kanade durante as Regulares ). Interessante notar que a Shana chegou pela segunda vez à grande final pela Tiara mas, tal como ocorreu no ISML'2009 frente a Hinagiku Katsura, caiu uma vez mais. A Akiyama Mio fez do ISML'2010 o seu playground particular até enfrentar a Mikoto Misaka na decisão, vencida pela representante de K-ON! com uma expressiva vantagem de votos.

Todas as campeãs anteriores estarão juntas na divisão Stella. Por mais que elas possuam uma força de nome bem representativa entre os fãs, elas não as únicas à serem colocadas como favoritas ( ou como assim se possa presumir ). Nesta mesma divisão surgem nomes como o da Nagato Yuki que, por bem pouco, não teve a sua condecoração no ISML'2011. O mesmo vale para a sempre perigosa Aisaka Taiga e a meiga Nakano Azusa.

Por sua vez, a divisão Nova apresenta um leque de nomes que poderão fazer valer várias análises e, quem sabe, até alguns estudos para se chegar aos nomes que poderão seguir até a disputa pela Tiara. Notoriamente, a Homura Akemi desponta como uma das grandes forças desta divisão, que tem na Tachibana Kanade o seu nome de maior prestígio. Porém, não se deve esquecer da Kuroneko, que aprontou bonito no ano passado. Além delas, nomes como os da Touwa Erio, da Kousaka Kirino e da Makise Kurisu podem ser colocados aqui como representantes de força dentro desta divisão.

Um grupo não muito seleto:
as últimas colocadas das edições anteriores do ISML.

Não se deve esquecer, jamais, que uma disputa plena não se faz unicamente entre quem disputará o topo. Há também quem deseje apenas o famoso "lugar ao Sol" ou, se assim preferir, ser lembrado como aquele que fez uma boa campanha ou que aprontou irresistivelmente no meio da competição. Deste ponto para baixo, há apenas quem se sinta realizado com algumas vitórias ou então por apenas poder ter participado do torneio.

Dentro do histórico do ISML, as últimas colocadas da Fase Regular nunca venceram um duelo sequer. Na imagem mais acima pode ser colocado em evidência as quatro últimas colocadas, de 2008 à 2011. Em comum está justamente o fato de nenhuma delas ter conseguido obter uma única vitória nas Regulares em que participaram. Deve-se ressaltar que nenhuma destas quatro personagens se faz presente nas Regulares do ISML'2012, mas algo diferente poderá ocorrer na presente edição...

Ao se partir do princípio básico de que existem duas divisões neste ano, existe a clara definição de que se pode haver ( minimamente ) duas Regulares que correrão paralelamente uma à outra. Desta forma, caso o histórico das últimas colocadas seja mantido, então poderão existir duas personagens na última posição da Fase Regular sem nenhuma vitória obtida. Não se trata de um projeto ambicioso, mas sim de uma dura e penosa constatação.

Em outro aspecto, este pode ser o momento de alguns paradigmas serem criados ou estão excluídos. Para ponderar com clareza, basta citar o fato de que a campeã do Anime Saimoe Tounament'2011 ( Tomoe Mami, de Puella Magi Madoka Magica ) sequer conseguiu avançar às Regulares deste ISML. Por mais que a visão dos fãs ocidentais seja diferenciada ante a visão dos fãs orientais, o ISML deste ano poderá confrontar vários ideais existentes no fandom. Até porque, uma surpresa sempre é bem-vinda nestas ocasiões...

Homura Akemi e um dilema à se levar adiante...

Independentemente de tudo que se faz presente nos parágrafos acima, está para se iniciar mais uma Fase Regular. Será a quinta edição. A primeira com uma reformulação total nas regras do torneio e no possível chaveamento final do mesmo.

No dia 6 de maio de 2012 começarão as votações. Será a sua oportunidade de levar, cada vez mais adiante, a sua personagem preferida para o topo do ISML, na oportunidade de obter a Tiara que está sob a tutela, atualmente, da estudante de nível 5 da Cidade-Escola.

Para uma revisão mais prática, se faz sugerir a leitura de dois posts anteriores à este. O primeiro sobre as novas regras, que você poderá ler ao clicar aqui. Por sua vez, o segundo contém a listagem completa com todas as qualificadas para a Fase Regular, que pode ser aqui visualizado.

Amigo visitante, por quem você torcerá?

[ made in NETOIN! ]

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse o site do International Saimoe League, clicando aqui.

O autor do NETOIN! é...
Carlírio NetoCarlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!