Em pauta!

sábado, outubro 06, 2012

Corrente de Reviews: uma ideia certeira!

Corrente de Reviews.

Este blogueiro já participou das mais diversas ações envolvendo a blogosfera animística brasileira. Em todas as oportunidades houve um empenho bem presente e saudável. Desde a primeira vez em que isto ocorreu (em 2008) até a última ação, que será aqui tratada, os trabalhos em conjunto engrandecem e motivam. Não apenas  a minha pessoa no sentido de dono de um blog, sendo que isto deve ser bem compreendido, mas principalmente a atenção que isto proporciona para quem visita os blogs.

Por sinal, uma ação que se encerrou na data de 5 de outubro mostrou ter atingido o objetivo com grande êxito. Idealizada pelo nobre amigo Diogo Prado (do blog parceiro Anime Kenkyuukai) a Corrente de Reviews reuniu um total de trinta e um blogs, protagonizando um evento coletivo que pode sim ser considerado de larga escala.

A Corrente de Reviews em si...

Across the Starlight.

A ideia da Corrente de Reviews era muito simples e direta. Cada blog/site participante iria indicar um anime (ou um mangá) para quem o sucederia nesta ação coletiva. Obviamente, toda a ordem de participantes foi definida por sorteio, à exceção do próprio Anime Kenkyuukai que, como bom anfitrião, fez a primeira indicação. No caso, foi o anime Genshiken para o blog Across the Starlight.

À partir do citado início, cada semana que se fez passar apresentou um total de três reviews. Salvo algumas exceções, o calendário foi bem cumprido e todos os participantes inscritos apresentaram os seus posts para o público visitante. Entre surpresas inesperadas e algumas indicações já esperadas, pode-se aqui afirmar que a Corrente de Reviews foi realmente grandiosa. Não apenas na quantidade de participantes, mas principalmente por outros detalhes que aparecerão na sequência deste post.

O blog parceiro Argama foi que indicou Kaiji para o NETOIN! resenhar.

De textos mais resguardados e simples, passando pelas reviews mais completas e culminando com os posts mais diretos possíveis sobre as obras por eles resenhadas: tudo isto se fez presente nesta ação multi blogs. Independente de quaisquer outra característica, a Corrente de Reviews conseguiu deixar em clara evidência o modo com o qual cada blog participante busca fidelizar o seu público, os seus visitantes.

Voltando para a questão do foco desta ação: era fácil e direto presumir que a chance de haver indicações sem aquele "peso da seriedade" era alta. Entretanto, a mesma quase não ocorreu. Felizmente, o que mais se pôde notar neste evento é que as indicações partiram do ideal básico do mesmo, no qual a indicação à ser feita teria de ser com alguma obra que, dificilmente, os blogs participantes resenhariam.

 
O Anime Kenkyuukai resenhou Boku no Pico. A indicação foi feita pelo Video Quest.

Em um evento que contou com trinta e um blogs participantes, fica bem fácil imaginar as mais diferentes indicações que se fariam existir. De certa forma, algumas delas até acabaram se concretizando. E não pense que apenas obras mais novas se fizeram aparecer pois, à bem da verdade, títulos mais datados foram indicados e no evento devidamente resenhados.

Alguns blogueiros, entretanto, não conseguiram escapar da chamada "situação indigesta". Caso você prefira uma definição mais conhecida, esta seria a trollagem. Um ótimo exemplo disto acabou recaindo para o próprio idealizador da Corrente de Reviews, que teve de encerrar o evento de uma que muitos enxergaram como indigesta. Como se diz pelos mais diferentes cantos, faz parte da brincadeira.

 
O Gyabbo! fez uma resenha de um anime mais antigo...

Uma característica que mereceu enorme destaque neste evento foi a união de blogs e sites. Em uma definição mais direta, faz-se aqui tratar de participantes com blogs e sites bem conhecidos na internet trabalhando lado a lado com sítios menos conhecidos na grande rede. E graças a tal fato, muitas surpresas positivas e chamativas puderam ser constatadas.

Muitos textos chamaram a atenção não pelos blogs em que estavam inseridos, mas sim pela qualidade de seus textos. Isto foi realmente um adendo positivo para o evento. É óbvio que alguns destes textos ainda conseguiram sobressair-se por fatores como pesquisa e caça às mais diferentes informações sobre as obras resenhadas, ao mesmo passo em que houveram posts feitos por blogueiros que usaram e abusaram do fator criatividade em um ótimo nível.

 
O Chuva de Nanquim resenhou um "anime diferente".

Alguns posts do evento receberam muitos comentários de seus leitores. Outros, nem tanto. Isto é algo perfeitamente normal, já se fazia esperar. Uma coisa que a Corrente de Reviews auxiliou a deixar em clara evidência é que participar de um evento como este não significa, necessariamente, um aumento substancial nos números de pageviews e de comentários em cada blog participante.

Na visão de minha pessoa, participar de um evento como este é sinônimo claro de aprendizagem. Visitas, pageviews e comentários tendem à ser unicamente reflexo da união de diversos fatores, entre os quais se fazem presentes a propaganda e o modo como cada texto foi redigido. Questões como público alvo e similares também endossam fortemente tal ideal.

 
O Anime Portfólio resenhou uma obra que, na normalidade, não apareceria por lá tão cedo...

A Corrente de Reviews, entre outras particularidades, conseguiu fazer com que várias obras "esquecidas" pelos blogueiros fossem resenhadas prontamente. A alusão aqui é direta a questão do chamado anime que outrora havia sido deixado de lado, sem a mínima previsão sobre quando seria encerrado. Pode ser definido também como um tipo de cutucada não intencional.

Além disto tudo, nem todas as resenhas foram necessariamente positivas. Houveram, sim, as reviews negativas sobre algumas obras. O fato de ser um evento multi blogs não implicou, em nenhum momento, de que todos os textos teriam que ser necessariamente positivos. Cada blog participante fez valer o seu senso próprio e crítico, fazendo textos bem honestos sobre as obras indicadas para cada um deles. Ponto positivo.

 
Blogs não focados exclusivamente em animes também participaram. 
O parceiro Abstrações foi um ótimo exemplo.

Outro fator extremamente positivo da Corrente de Reviews está atrelado à participação de blogs que não possuem, em seus alicerces, a temática da cultura pop japonesa (ou mais fixamente os animes e mangás). Em um evento aberto à quem se interessasse, a presença de blogs multi temáticos foi recebida de uma forma muito positiva e bem-vinda.

E nem somente de posts viveu esta ação multi blogs. Cada participante podia usar de seu método de trabalho mais conhecido para participar deste evento. Um bom exemplo foi o Video Quest e a sua resenha áudio visual do anime Angel Beats!. Por sinal, os prenúncios de uma segunda edição da Corrente de Reviews, apara 2013, já se faz possível escutar...

Planejando indicações...

 
O blog parceiro Mundo Mazaki resenhou o ótimo mangá Solanin.

Este humilde blogueiro quer compartilhar com você, visitante, uma visão bem interessante sobre o evento que encerrou-se recentemente. Isto se deve ao fato de que, após terem sido conhecidos quais seriam os blogs participantes, a mente já trabalhava com algumas possibilidades de blogs a serem sorteados e quais obras seriam destinadas para eles, por parte de minha pessoa.

Um bom exemplo é o próprio Video Quest que, caso sucedesse o NETOIN!, teria que resenhar o anime Kage Kara Mamoru!, com seu escopo de harém inocente e descompromissado. O Anime Kenkyuukai por sinal, iria ter que resenhar Ai Yori Aoshi, O destino reservaria ao Anime Portfólio o anime Kanon 2006 que, se por um lado é o preferido deste blogueiro, por outro não é bem visto pelo jovem Evilásio. O Denys do blog parceiro Gyabbo! iria se ver às voltas com Futakoi Alternative.

 
O blog parceiro Elfen Lied Brasil não conteve os seus famosos surtos nos posts.

A amiga Roberta teria que resenhar Lamune no Elfen Lied Brasil. Para o parceiro Chuva de Nanquim o NETOIN iria indicar o anime Bokusatsu Tenshi Dokuro-chan (as duas temporadas). A jovem Mazaki teria que resenhar no blog parceiro Mundo Mazaki o anime Onegai Teacher. O Argama teria que invadir o espaço do anime Uta-Kata. O blog parceiro Abstrações teria de apresentar a review do descompromissado anime Narue no Sekai. O nobre "Ojudeuateu" iria reservar um espaço do Mangás Undergrounds para resenhar a publicação Um Litro de Lágrimas. O Leo Kusanagi teria de fazer uma review de Potemayo no Mithril. Isto para se citar algumas indicações que seriam feitas...

No caso, o blog que sucedeu o NETOIN! foi o parceiro Visual Novel Brasil que, tal como se faz lembrar, resenhou o anime Sister Princess Re Pure.

Objetivamente

Kaiji: um anime que, dificilmente, seria resenhado no NETOIN!.

A Corrente de Reviews foi um evento memorável, com todas as honras. Não apenas pela participação massiva, como também pelo comprometimento estabelecido por parte dos blogs participantes e, além disto, pelos textos que se fizeram apresentar.

Deve-se aqui frisar que o evento não foi perfeito, existindo detalhes que podem ser trabalhados para uma  possível segunda edição do mesmo. Entretanto, isto não entra como um demérito e nem retira os elogios que a Corrente de Reviews fez por onde merecer. Se uma nova edição realmente vier à acontecer, certamente o NETOIN! estará pronto para participar.

Veja os links para todos os textos da Corrente de Reviews ao acessar o blog parceiro 
Anime Kenkyuukai. Clique aqui e prestigie!

Se quiser ver a review de Kaiji, que foi a indicação do blog Argama, clique aqui.

Acompanhe o NETOIN!: curtindo, seguindo e opinando!

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

2 comentários:

  1. Que bom que o Netoin gostou da Corrente. Posso dizer que fiquei imensamente satisfeito com o resultado e espero que os leitores também o tenham ficado. Com certeza a 2ª Corrente de Reviews já está sendo programada! Fiquem no aguardo!

    ResponderExcluir
  2. Acompanhei a maioria das postagens, e mesmo se "autointitulando" bom conhecedor de obras japonesas, boa parte desconhecia, e sabendo diferenciar o porque dos comentários positivos, ou não. Fiquei com uma imensa lista de assistiveis para o futuro. A maioria seguiu com sua personalidade ao fazer os comentários, isso foi louvável. Só achei uma pena que Angel Beats tenha caido na mão justamente do Video Quest. Gosto do trabalho dos caras, mas acho que o anime merecia uma rewiew melhor.

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!