Em pauta!

domingo, junho 09, 2013

Chamada: mangá de Sailor Moon no Brasil...

Capa do primeiro volume japonês de Sailor Moon (divulgação).

No distante ano de 1996, este humilde blogueiro teve contato visual com um certo anime que havia estreado na finada Rede Manchete de televisão. Até aonde a memória permite recordar, foi no dia 29 de abril daquele ano que Sailor Moon se fez estrear, no horário das cinco e meia da tarde, o que iniciava um conjunto de animações japonesas da rede (que seguia depois com Samurai Warriors, Shurato e, finalmente, Saint Seiya). Durante um bom tempo (ao menos até ver Tenchi Muyo!, em 2001) as aventuras das guerreiras lunares serviram como a obra preferida de minha pessoa, no que tange à animação japonesa.

Por sua vez, no igualmente distante ano de 1998 (mais precisamente no mês de maio), foi recebido via correios (após uma compra na paulistana Fonomag via telefone) uma edição do mangá de Sailor Moon, mais precisamente o décimo oitavo volume (em outras palavras, o último). A alegria foi proporcional em virar cada página da obra impressa, com todo o cuidado possível. Até hoje tal exemplar se mantém intacto e bem conservado, chegando ao ponto de parecer que foi adquirido há pouco tempo atrás.

Os dois parágrafos tem uma razão de existirem, desta forma substancial. Isto se deve ao fato pelo qual minha pessoa aguardou durante muito tempo, e que agora estará sendo convertido em realidade. Por mais que informações complementares ainda não se façam tão presentes (referência direta à valores e data de lançamento), ao menos o principal já é possível aqui salientar.

Grupo de guerreiras lunares, na fase clássica de Sailor Moon.
- Ilustração de Naoko Takeuchi (divulgação) -

Foi oficializado que Sailor Moon será publicado no Brasil. Quem estará a frente da empreitada será a Editora JBC, a mesma que já agraciou este blogueiro com outras obras de apreço pessoal, além de também ter feito a alegria de outras pessoas com várias obras por ela aqui lançadas. A revelação de tal fato ocorreu na capital paulista, durante uma palestra de nome Henshin +, na qual diversos blogueiros se fizeram presentes e puderam conferir, na íntegra, as informações sendo repassadas.

Outros que não estavam presentes souberam canalizar bem os momentos da palestra por meio de enviados especiais ao evento, desde o seu início (sobre o mercado nacional de publicações) até as revelações dos novos mangás da Editora JBC (além de Sailor Moon, também será aqui publicada a obra Ao no Exorcist), ainda passando por uma chamada inesperada da citada Editora (referência direta a um concurso nacional de quadrinhos que será feito por ela). No caso, o blog parceiro Gyabbo! foi quem realizou com eficácia tal "cobertura à distância", que contou com o pronto auxílio do nobre Wagner (blog parceiro Troca Equivalente) e da jovem Gabriela (redatora do Gyabbo!).

Este humilde blogueiro foi convidado para prestigiar o evento na cidade de São Paulo, mas o momento não era propício para tal viagem (desculpas ao nobre Leonardo Kitsune, do blog parceiro Video Quest). Ainda assim, foi possível ver toda a sinergia proporcionada por tais anúncios e palavras proferidas durante o Henshin +, uma vez que a rede social Twitter se viu bombardeada de informações acerca do mesmo onde, seguramente, muito do ali apresentado pôde ser compreendido com grande tranquilidade.

A jovem Tsukino Usagi, em uma de suas expressões faciais mais corriqueiras.
- Ilustração de Naoko Takeuchi (divulgação) -

Enfaticamente, se faz conhecer um histórico em demasiado complicado sobre as negociações que envolvem a publicação de Sailor Moon fora do Japão. Segundo foi mensurado na palestra, a vinda oficial do mangá das guerreiras lunares para o Brasil teve uma negociação que se alastrou por muitos anos, até que finalmente se fez chegar ao ponto de real impacto (o apresentado em 8 de junho último). Há méritos em tal conquista, e certamente um público certo já está a espera de que o mangá chegue para a venda e pronta aquisição.

Muito embora seja um tipo de consentimento da maior parte das pessoas (que o traço e a história no mangá Sailor Moon no mangá sejam ruins), a opinião deste blogueiro é deveras contrária. O anime apresenta um enredo um tanto mais feliz e repleto de momentos mais sutis, uma vez que o mangá consegue ser mais adulto e obscuro em boa parte de suas passagens. Nada que venha à fugir de uma regra estabelecida, mas ainda assim é algo que mereça alguma atenção. Entretanto a espera continua saudável e, certamente, este mangá irá para a coleção deste humilde blogueiro.

É bem verdade que deve-se aguardar por outras informações de respaldo que, presume-se, deverão ser do conhecimento de todos para breve. Entretanto, o fato de Sailor Moon ser publicado no Brasil já é um fato consumado e muito bem recebido por minha pessoa. Assim que mais informações se fizerem presentes, certamente o NETOIN! buscará trazê-las até você, nobre visitante.

Capa do décimo volume japonês de Sailor Moon (divulgação).

Sailor Saturn - Esta é a personagem que este blogueiro aguarda em ver na publicação do mangá Sailor Moon (Hotaru Tomoe).

Até a próxima, visitante!

Veja a cobertura da Henshin + no blog parceiro Gyabbo!, clicando aqui

Veja a outra versão da Henshin + no blog Mais de Oito Mil, ao clicar aqui

Veja a review do anime Sailor Moon aqui

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

2 comentários:

  1. Olá!!

    Taí uma notícia para animar os fãs de mangás e animes de todo o Brasil.
    E pensar que a alguns anos atrás, se me lembro bem, a própria autora chegou a proibir Sailor Moon no mundo, parece que inclusive no Japão.

    Esse mangá com certeza eu irei adquirir. Já havia dito que se Sailor Moon fosse lançado aqui eu compraria com certeza!! o/

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Sailor Moon é compra certa para mim também, jovem Natália.
      Com todas as honrarias.^~

      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!