Em pauta!

sexta-feira, janeiro 20, 2017

[Informação] Participação dos animes em Tóquio'2020


Marketing e algo mais...

Quando foi feita a passagem de sede no Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro, na Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016, a prefeita de Tóquio recebeu o símbolo máximo olímpico e o seu país, como próximo anfitrião, foi apresentado. Tal ação ocorreu novamente semanas mais tarde, na finalização dos Jogos Paralímpicos, no mesmo local. Em ambos os cerimoniais, a capital nipônica foi representada com uma introdução daquilo que se entende como sua realidade tecnológica e social.

Voltando ao cerimonial olímpico, a frase "Warming Up!" serviu de slogan para Tóquio'2020. Após a entoação do Hino Nacional Japonês, um vídeo foi mostrado à todos e, nele, alguns dos mais conhecidos personagens da cultura pop nipônica acabaram aparecendo, com direito ao Primeiro Ministro "converter-se" no Super Mario e este, com a ajuda do Doraemon, ter recebido o pontual auxílio para comparecer em tempo no Maracanã para ver a passagem de sedes.

Naquele momento, era possível conotar que as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2020 deveriam ter o marketing expressivo com focos estabelecidos. Um destes direcionados aos amantes de sua cultura pop, que é conhecida mundialmente. Ver Pac-Man, Hello Kitty e o Oliver Tsubasa no cerimonial foi apenas uma parte daquilo que estava por vir. Até porque, antes disto (em julho de 2016), já era sabido que diversos personagens vindos dos animes estavam encabeçando o conceito dos Jogos de 2020 (clique aqui para ver um texto sobre tal fato).

 No encerramento da Olimpíada Rio'2016, a passagem de sedes já tinha dado a introdução.

Os Jogos de Tóquio'2020 já tem propaganda maciça desde agora.

Feita toda esta apresentação, faz-se aqui salientar que o protagonista máximo da série Dragon Ball, sendo ele o carismático Goku, está dividindo as atenções pelo mundo afora com este tema olímpico, uma vez que diversos sites já o aclamam como embaixador de Tóquio'2020 (exemplo aqui), ao mesmo passo que outros portais colocam seu nome como um dos possíveis ícones de tal evento desportivo (clique aqui para ver um novo exemplo). Aparentemente, o site Segment Next pode ter iniciado isso, ao confirmar Goku e outros personagens como embaixadores do próximo ciclo olímpico e paralímpico (clique aqui para ver o texto referente). De toda a forma, o site oficial de Tóquio'2020, à princípio, não tem evidências de tal fato (acesse-o aqui).

A bem da verdade, nobre visitante, o fato é que séries como Dragon Ball, Sailor Moon, Precure, One Piece, Astro Boy, dentre outras, já estampam seus personagens em produtos oficiais dos Jogos de 2020 desde antes do encerramento da Rio'2016 no Maracanã (vide link presente no terceiro parágrafo). O frisson erguido e exaltado quanto a Goku e outros personagens serem embaixadores é também justificável, uma vez que eles estão nas propagandas oficiais de merchandising para Tóquio'2020. No contexto completo e unificado, tudo isto é apenas uma amostra daquilo que os japoneses poderão fazer com sua conhecida grade de possibilidades com personagens de sua cultura pop, em prol dos próximos Jogos.

Os devaneios aqui são variados da parte de minha pessoa. Não apenas no contexto estabelecido de embaixadores e propagandas, mas também quanto ao futuro mascote do evento nipônico. O Rio'2016 já tinha apresentado dois excelentes mascotes para os seus Jogos Olímpicos e Paralímpicos (Vinícius e Tom, respectivamente). É provável que o Japão utilize daquilo que foi mostrado neste post para fazer um ótimo trabalho nisto, também. Os animes, no foco, poderão ter um papel ainda maior do que se espera para 2020. Mas se esta ideia é verdadeira ou não, o tempo responderá.

Aguardar é preciso...

Vinícius, o mascote da Olimpíada Rio'2016. Mário indo ao Brasil, com a ajuda de Doraemon.
De um lado, um carismático mascote. Do outro, um exemplo da tendência japonesa. 

Dica de leitura aqui do NETOIN!

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]

Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!