Em pauta!

segunda-feira, dezembro 30, 2013

O NETOIN! e seus destaques da animação japonesa em 2013!

A Frau e todo o seu sarcasmo estendem o tapete vermelho...

Quando se faz lançar uma proposta com o título de "melhores do ano", "destaques em um período" e afins, você já se sente parte de um pequeno universo. É neste exato momento que as opiniões se colidem, não no intuito da competitividade, mas sim no propósito de estabelecimento de um novo elo, no qual é possível haver uma troca de informações entre todas as pessoas interessadas pelo tema.

É com esta mentalidade que, desde o ano de 2010, o NETOIN! vem apresentando um post especial com os destaques na animação japonesa, ano após ano. A ideia, bastante disseminada na blogosfera mundial, tem um objetivo bem conciso. Para tanto basta observar como cada blog ou site dá o seu enfoque nas mais variadas listagens.

Dito isto, você é convidado neste momento à acompanhar aquilo que este humilde site tem à lhe oferecer, como base opinativa, sobre os destaques anuais provenientes dos animes japoneses. Desde agora, minha pessoa lhe deseja uma boa leitura, visitante.

Recapitulação: de 2009 à 2012...

Higashi no Eden.

Nos três anos anteriores, este site apresentou pontos de vista bem pessoais sobre a animação japonesa em si, dentro de sua base e empregabilidade. Por mais não tenha existido um post com os destaques de 2009, tudo terá início com este ano em citação. Irá se iniciar, neste instante, uma pequena viagem ao tempo.

No ano de 2009, a relação dos melhores animes ficou assim configurada:

1 - Higashi no Eden
2 - Clannad After Story
3 - Casshern Sins
4 - Eve no Jinkan
5 - Bakemonogatari

O drama presente no segundo cour da obra máxima da Kyoto Animation naquele ano foi deveras importante para a consolidação de tal título entre os destaques do citado ano. A história do herói que odiava a sua própria existência, em uma Terra pós-apocalíptica, também mereceu presencial citação. Por fim, a grande surpresa daquele ano atendeu pelo nome de Higashi no Eden, com um apelo voltado para questões político sociais, além da apresentação da figura de um pseudo "messias japonês".

Bungaku Shoujo.

Para 2010, a listagem final contou com as seguintes obras em equivalência:

1 - Bungaku Shoujo (movie)
2 - Kami Nomi zo Shiru Sekai
3 - Angel Beats!
4 - Working!!
5 - Katanagatari

No ano em destaque, a prerrogativa foi totalmente da descontração. Com exceção ao drama da garota literária, que fez a mente de minha pessoa balançar naquele ano, os demais animes listados tiveram pouca diferença entre um e outro. Todos eles possuíram suas razões de se fazerem presentes em tal listagem, desde a figura do conquistador Katsuragi Keima, passando pelas aventuras de Kanade e companhia na busca pela "libertação" de suas almas, passando pelas desventuras com o pessoal do Restaurante Wagnaria, até pousar nos longos mas preciosos episódios das aventuras presenciais de Katanagatari. Destaque especial para Otome Youkai Zakuro, uma grata surpresa no ano de 2010.


Usagi Drop!.

Em 2011, o hall da fama no NETOIN! teve a presença de:

1 - Usagi Drop!
2 - Puella Magi Madoka Magica
3 - Fate/Zero
4 - Ano Hana
5 - Tamayura ~Hitotose ~

A safra que o ano de 2011 apresentou foi muito digna para a minha pessoa. Diversas obras poderiam estar presente com grande e irrefutável seguridade nesta listagem. Os cinco animes listados fizeram por onde merecer tamanha representatividade, mas outras obras como Mawaru Penguindrum, Steins;Gate e Hanasaku Iroha também merecem ser aqui citadas, evidenciado uma listagem ainda mais nobre e consistente.


Hyouka.

Por sua vez, o ano de 2012 contou com as seguintes obras em sua lista final:

1 - Hyouka
2 - Jinrui wa Suitaishimashita
3 - Sakamichi no Apollon
4 - Kokoro Connect
5 - Tonari no Kaibutsu-kun

Eis que 2012 também teve a sua representatividade. Muitas obras chamaram a atenção justamente naquilo que este blogueiro mais aprecia, que é o gênero drama. Contudo, títulos diversos mereceram um forte destaque e citações de valor. À respeito disto, os cinco animes acima listados enfatizam muito bem isto. Entretanto, algumas menções honrosas se fazem muito necessárias, pois tais animes foram tão valorosos quanto estes acima listados. Para tanto mencionam-se obras como Hotarubi no Mori e, Ano Natsu de Matteru e Fate/Zero 2.


Falando de 2013...

Kill la Kill.

Antes de mais nada, é necessários que você se atenha quanto aos critérios utilizados por esta casa, para determinar a listagem final de destaques dentro de um período (o ano de 2013 no caso). Na verdade, trata-se de uma observação simples, porém bem sagaz e direta no ponto.

Os animes que tiveram segundo cour no início de 2013 (cujas estreias foram na última temporada de 2012), são elegíveis para quaisquer categoria deste ano que está para se encerrar. São eles: Robotics;Notes, Shin Sekai Yori, Magi, Little Busters!, Sakurasou no Pet na Kanojo e Shirokuma Cafe, dentre aqueles que minha pessoa estava acompanhando no referido período.

Vale lembrar que os animes que terão segundo cour no início do próximo ano somente serão elegíveis para tal, ou seja, 2014. Dentre as obras que estão sendo acompanhadas por minha pessoa, se faz citar: Kill la Kill, Magi II, Nagi no Asukara, Yowamushi Pedal, Kuroko no Basket 2 e Golden Time.

Passadas as explicações, o NETOIN! dará início à mostragem dos destaques da animação japonesa em 2013. Nobre visitante, tenha uma boa leitura.

2013 - os destaques negativos

Meganebu!.

O ano de 2013 teve início com uma sórdida premissa. A mesma vinha juntamente com o segundo cour de Robotics;Notes. O último episódio exibido em dezembro de 2012 havia deixado no ar a ideia de que o anime saberia explorar muito bem seu enredo à partir de janeiro de 2013. Porém, o que ocorreu foi totalmente o contrário. Em si, a obra não apresentou a evolução que se podia dela esperar. Em seu lugar, uma série de eventos anti-clímax foram sendo passados sequencialmente.

Mesmo com seus três últimos episódios que mereceram algum destaque, ao final da média Robotics;Notes acabou devendo bastante. Desta forma, este site classifica este anime como a grande decepção de 2013. Porém, prevaleceram nele a presença de uma certa e inóspita personagem, bem como a apresentação de uma OST digna de todo e qualquer respeito.

Contudo, é necessário apresentar o anime que merece em sua vanguarda o título de pior  no período em avaliação. Com tal prerrogativa, a obra que acaba despontando para tanto vem diretamente da última temporada, sendo que a mesma ousou ser diferente em alguns aspectos, mas acabou pecando justamente nesta vã tentativa.

Muromi-san e seu peixe-remo.

Tal primazia vai para o anime Meganebu!. Em si, a ideia da obra não era ruim (embora não conseguisse ir muito além de um clichê básico). O anime narrou as desventuras de cinco garotos do ensino médio japonês que participam de um clube, sendo este o de pessoas que usavam óculos. A obra até buscou apresentar algum humor, mas as tentativas mostradas acabaram ficando muito aquém de todo e qualquer prognóstico. Com um visual chamativo (mesclando o surrealismo e o efeito psicodélico, especialmente no uso das cores), este anime acabou ficando como o grande destaque negativo do NETOIN! em 2013.

E quando se imagina que tudo havia parado, surge também a escolha do pior personagem do ano. Para tanto, minha pessoa teve que remoer oito dos cinquenta e sete animes vistos ao longo deste ano, com a finalidade de chegar a um consenso digno sobre tal escolha. E a mesma, ainda assim, poderá soar levemente injusta, pois se trata de um personagem que é legal, penando negativamente por ser muito masoquista e totalmente inútil.

Com tais palavras, o Peixe-remo do anime Muromi-san fica com a menção honrosa de pior personagem deste ano. Como frisado anteriormente, o mesmo acabou enquadrando-se na questão de sua gritante inutilidade como ser vivo naquele ambiente humorístico. Mas isso não deixa para trás a sua principal qualidade, que fica à vista clara de quem com ele topar por aí.

2013 - os melhores personagens

Chamber, de Suisei no Gargantia.

Para alguns, 2013 mereceu ser marcado como o ano dos coadjuvantes. Para outros, foi o período no qual os protagonistas se sobressaíram. Independente de qual lado você esteja, é vem interessante verificar que este ano em questão apresentou um bom leque de possibilidades, no que tange à escolha de um personagem mais digno para ser mencionado como destaque positivo.

E para dar início aos trabalhos, faz-se aqui necessária a chamada para um personagem que ousou acompanhar seu dono (e mestre) em uma jornada para outro planeta. Diretamente de Suisei no Gargantia vem a figura dele, o robô Chamber, como o melhor personagem masculino em 2013. Toda a sua nobreza e fidelidade foram cruciais para tamanha escolha e representatividade. A disputa, obviamente, não foi fácil. Mas seguramente, este simpático robô fez por onde merecer este posto de destaque.,

À saber, outros personagens também merecem forte menção aqui. Este é o caso do Rivaille, de Shingeki no Kyojin. Ao mesmo grupo podem ser conotadas as presenças do Kyousuke (Little Busters! Refrain), Hachiken (Silver Spoon) e Accelerator (To Aru Kagaku no Railgun S). Isto sem contar outro grande leque de personagens, proporcionando diversas possibilidades para a escolha deste ano.

Koto, de Kyousougiga.

No âmbito feminino a escolha também se fez bem acirrada. O ano de 2013 apresentou memoráveis personagens, na mesma proporção na qual se fez mostrar aquelas figuras mais irritantes e indesejáveis. Com isso, pode-se aqui definir que chegar à uma escolha dentre as personagens femininas foi ainda mais difícil do que na masculina, tendo em vista que aqui a disputa foi acirradamente superior.

Levando em conta "o todo" que se fez prosseguir até o último momento de cada anime, o NETOIN! apresenta a Koto, de Kyousougiga, como a personagem feminina de maior destaque em 2013. Arteira, simpática, atrevida, carinhosa e verdadeira são os atributos que recaem diretamente para a protagonista do citado anime. E vale muito vê-la em ação na obra em questão que, à sua forma, também mereceu amplo destaque ao longo do ano corrente.

Para que você tenha uma breve ideia sobre quem estava no páreo para destaque do ano como personagem feminina, faz-se citar personagens como a Mikasa (Shingeki no Kyojin), Misaka Mikoto (To Aru Kagaku no Railgun S), Frau (Robotics;Notes), Rin (Little Busters! Refrain!), Setsuna (White Album 2), Shiori (Kyoukai no Kanata), Ibara (Coppelion), Hanekawa e Nadeko (ambas de Monogatari Series Second Season).

2013 - os animes em destaque

Yama no Susume.

O ano corrente despontou com uma serventia bem meticulosa, no que se refere ao consenso sobre o dito "melhor anime em 2013". As aspas se fazem mais do que necessárias para tal afirmativa, uma vez que várias obras poderiam ter cravado um um tipo de empate técnico nas mais diversas posições, ao mesmo passo. Além disto, definir algo em um top tão arriscado como esse não busca ultrapassar linhas, necessariamente.Há muito informe presente, que varia da opinião pessoal em seu resplendor até chegar à pontos técnicos mais críveis.

Antes de dar início a listagem do ano, é necessário enfatizar as gratas surpresas que apareceram em 2013. Elas se iniciaram com os animes de curta duração, que apareceram em boa quantidade no decorrer deste ano. Destaca-se, para tanto, a singela estória promovida por Yama no Susume, anime no qual carisma e montanhismo caminharam lado a lado com relativa elegância. A obra Da Capo III apresentara uma busca saudável e de respeito às origens da série em si. O dia-a-dia de um ambiente de trabalho, promovido por Servant X Service, também merece ser aqui conotado como uma grata surpresa no ano.

O vislumbre de Konotonha no Niwa foi algo perto do mágico (Makoto Shinkai mostrando que realmente possui um tato elogiável para tais animações e enredos de impacto emocional). Mágica esta que se fez presente com amplitude em Little Witch Academia, uma obra independente que teve um imenso e inolvidável valor. E não se pode esquecer de Shin Sekai Yori, disparadamente o anime com a maior quantidade de plot twists deste período, ousando trabalhar diversas vertentes de trama e se tendo se saído muito bem com tal execução.

E quando se fala de longa metragens, os mesmos ganharam destaque também. A preferência de minha pessoa ficou com To Aru Majutsu no Index: Endymion no Kiseki, cuja abordagem foi tão fiel à série quanto se poderia esperar em larga equivalência. Outros dois filmes que merecem destaque aqui são Puella Magi Madoka Magica: Rebellion e Steins;Gate: Fuka Ryouiki no Déjà vu. Com suas propostas bem diferenciadas, ambos os filmes acabaram agradando dentro de uma sólida e saudável perspectiva.

Contudo, agora é o momento de se apresentar os animes destacados em 2013, na visão de minha humilde pessoa (que ilustra com alegria a visão do NETOIN! como um todo).


5º lugar: Kyousougiga - A irreverência à serviço do folclore e da aventura por duas realidades distintas, porém paralelas entre si...


4º lugar: Silver Spoon - Aprender a ser um futuro empresário da agricultura nunca foi tão divertido. Ao menos assim poderia se imaginar...


3º lugar: Uchouten Kazoku - Guaxinins nunca foram tão ousados e engraçados. Além disto, tais seres nunca foram tão humanos em suas almas e consciências...


2º lugar: White Album 2 - O romance-mor de todo 2013. A chamada para se aprender como validar (e também ao contrário) o maior e mais precioso sentimento humano está nesta obra...


1º lugar: To Aru Kagaku no Railgun S - A Cidade-Escola não apenas foi muito bem representada, como a obra em si apresentou irrefutável qualidade de seu início até o final...

Chihayafuru II.

Este foi o top'5 para 2013, na visão do NETOIN!. Contudo, várias outras obras fizeram por onde merecerem destaque e apoio. Dadas tais razões, se seguirá mais baixo duas listagens complementares, visando dar prosseguimento a um top'10 e finalizando com um top'20 geral do corrente ano.

Os seguintes animes podem ser alocados para a formação de um top'10 geral, iniciando do sexto posto e encerrando na décima colocação. Na salientada ordem, são eles: Monogatari Series Second Season, Chihayafuru II, Kami Nomi zo Shiru Sekai III, Shingeki no Kyojin e Little Busters! Refrain.

À seguir, surgem mais dez animes, que podem ser alocados entre a décima primeira e vigésima posições (na ordem estipulada, sequencialmente), perfazendo e finalizando o chamado top'20 em 2013. Para tanto, seguem-se as seguintes obras, tal como se fez definir: Shin Sekai Yori, Kotonoha no Niwa, Kyoukai no Kanata, Servant X Service, Free!, Aku no Hana, Sakurasou no Pet na Kanojo, Gingitsune, Gatchaman Crowds e Suisei no Gargantia.

Vale lembrar, entretanto, que tudo aqui apresentado é uma opinião deste site, na visão de minha pessoa. Nenhum dado presente pode ser constatado com um tipo de verdade absoluta do universo, e nem deve ser assim ostentado. Entretanto, o convite está mais do que aberto para que você exponha o seu top, suas sugestões, observações e críticas na área de comentários deste site, nobre visitante.

Espera-se, desde este momento, que este post tenha servido para o propósito e, desde agora, ficam válidos os votos para um 2014 bem chamativo e repleto de alegrias no âmbito da animação japonesa.

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

12 comentários:

  1. Sendo sincero, chega a ser um acinte colocar Hyouka em primeiro no lugar de Jinrui na temporada de 2012. Só isso já tiraria qualquer credibilidade do seu texto, mas como se isso não bastasse, em 2013 você ainda coloca Kyousougiga em 5° lugar???

    Isso até parece piada de mau gosto. Você deveria, urgentemente, reavaliar seus critérios. Tenho a nítida impressão que o seu gosto pessoal fala mais alto ao fazer suas avaliações. Reflita sobre seus conceitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Nobre Guto, me lembro de ter deixado explícito no texto que o dito gosto pessoal foi fator preponderante em cada top. A aplicabilidade técnica diferente em demasia e, querendo aceitar isso ou não, o dito gosto pessoal acaba entrando em influência.

      Se tu usa da expressão "tira credibilidade de seu texto" para o fato de minha pessoa ter colocado anime "x" em certa colocação no ano, e ainda enfatizando ter de rever conceitos ao final, o seu gosto pessoal pode estar sendo refletido de igual forma em suas palavras (por mais que possa ter vertentes técnicas no ideal).

      Ao usar da expressão "parece piada de mau gosto", tal chamada acaba ficando em mais clara evidência para a minha pessoa. Respeitar a opinião alheia é algo nobre e de bom gosto.

      Críticas de quaisquer espécie são bem-vindas aqui, sendo sempre respondidas na base da boa conduta e disciplina. Mas taxar uma opinião da forma como fizeste, em razão da sua ser diferente, é algo que não consigo conceder ou entender com positividade.

      E não possuo a intenção de voltar para ti a questão sobre rever conceitos, pois não acho justo fazê-lo.


      Até mais!

      Excluir
    2. Cara, eu também não aprovo Hyouka como o melhor anime de 2009, principalmente na frente da crítica sarcástica à humanidade que Jinrui Shimashita fez, contudo você foi um pouco ofensivo no seu comentário.

      E vale lembrar uma frase que sempre gosto de dizer: "Opiniões pessoais não tiram a razão de quem sabe argumentar". Ele argumentou, você só ofendeu.

      Excluir
  2. Gosto é gosto, o que resta é lamentar, algumas escolhas até concordo outras descordo totalmente como "To Aru Kagaku no Railgun S" como melhor do ano.

    Att,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Nobre Bratz, deixe registrado qual o seu anime preferido do ano. Pode fazê-lo abertamente.


      Até mais!

      Excluir
  3. Diferentemente dos comentários anteriores gosto deste tipo de ranking, principalmente como o seu de gostos pessoais. Porque todos querem que gostemos das mesmas coisas e isso não é lógico do ser humano.

    Não farei um ranking de personagens como os seus porque até agora não tinha pensado nisso, mas concordo com poucos nomes da sua lista. E o Peixe-Remo pra mim é um dos destaques de Muromi-san. Prefiro ele ao Kappa.

    Meu top 5 animes seguiria nesta ordem:Shingeki no Kyojin, Chihayafuru II, Nisemonogatari Second Session, To Aru Kagaku no Railgun II e no quinto posto uma duvida de quem ficaria por ali entre White Album 2, Hataraku Maou-sama e Kingdom 2, mesmo que este ultimo tenha muitos defeitos técnicos, mas gosto muito de sua história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Ah, o peixe-remo foi engraçado...
      O coloquei como pior com certo pesar, uma vez que certos atributos do personagem não eram muito valorosos...

      Top'5 interessante o seu, nobre. Agora este 5º lugar parece estar com uma briga deveras acirrada. Talvez tu pudesse cogitar um empate técnico, ao menos de momento...

      E agradeço pelas palavras...
      Vale aquela máxima: opiniões são opiniões...^^


      Até mais!

      Excluir
  4. Gostei desse Top, só senti a falta de Uchyuu Senkan Yamato 2199, que foi um anime muito bom. Eu nunca tinha prestado atenção nesse To Aru Kagaku no Railgun S, única coisa que sei é que é um spin-off de Index.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também senti falta de Yamato, foi um grande anime e um excelente remake de 1900 e bolinha. Pra mim foi o melhor do ano, com certeza!

      Menções honrosas à Monogatari Second Season e Watamote também. Os outros não me chamaram muito a atenção.

      Excluir
    2. Saudações


      Nobre Shaturanga, Railgun é um spin-off de Index, estás correto sobre isto. Index foca em diálogos e Railgun na ação propriamente dita (diferenças bem críveis estas).

      Infelizmente não assisti à Yamato 2199...^^"


      Até mais!

      Excluir
    3. Saudações


      Nobre M.N., de suas menções honrosas assisti à Monogatari e ele ficou no meu top'10, seguramente...

      Watamote acabei não assistindo.


      Até mais!

      Excluir
    4. Watamote foi bom, mas caiu a qualidade do meio para o final e perdeu-se no diferencial que apresentou inicialmente. Se tornando apenas mais do mesmo.

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!