Em pauta!

terça-feira, janeiro 03, 2012

NETOIN! apresenta: os destaques da animação japonesa em 2011

Sakai Yuji e Shana: altas emoções para a continuidade de
Shakugan no Shana III Final até março'2012...

Amigo visitante, seja mais uma vez bem-vindo ao NETOIN!. Desejos sinceros e humildes para que, esta postagem, lhe seja convidativa e do agrado ao ponto da manifestação de opiniões sobre o tema proposto.

O presente texto iniciou-se ainda em 2011. Tudo que aqui for mostrado teve a iniciação na segunda parte da Retrospectiva'2011, que tinha como tema os mangás e animes do ano passado. Além disso, uma clara referência e oportunidade de visitação também se faz citar para o texto sobre os destaques de 2010 na animação japonesa, segundo a opinião deste humilde blogueiro.

Partindo da temática proposta este texto trará, uma vez mais, as opiniões deste humilde blogueiro sobre os destaques da animação japonesa em 2011. À partir de agora, e tendo por base a já citada retrospectiva do ano anterior, você estará em sintonia com aquilo que o NETOIN! julgou ser como merecedor de ser destacado em 2011. Mas trata-se apenas de uma opinião pessoal, que não pode ser identificada como a verdade absoluta sobre as coisas ou algo deste gênero.

Aprecie o texto e tenha uma boa leitura.

As decepções e as surpresas de 2011...

Oretachi ni Tsubasa wa Nai: um capricho estilizado com um enredo estranho...

Não é nada comum este blog apresentar textos negativistas, ou que exprimam um sentimento de negação sobre uma obra sendo ela animada ou publicada. Entretanto, esta postagem começará com a apresentação das obras que poderiam ter sido melhor aproveitadas em 2011.

Com um grande sentimento crítico, o anime Oretachi ni Tsubasa wa Nai acabou sendo a grande decepção de 2011. A questão não ficou pertinente apenas à história dispersa de forma exagerada, causando grande confusão para o seu pleno entendimento: entrou também em cena o festival de fanservice descarado que, certamente, não foi do apreço deste blogueiro.

Animes que poderiam ter sido melhores: C3, Hidan no Aria, [C], Fractale, Hoshizora e Kakaru Hashi, Astarotte no Omocha!.

Caster e Uryuu Ryuunosuke, de Fate/Zero: uma dupla doentia e cruel...

Certamente, ao ler uma publicação, ver um filme ou um animação, você deve ter se deparado com personagens detestáveis. Criaturas que estão inseridas nas obras pelas mais diversas razões. Para 2011, este humilde blogueiro tem também a sua forte menção quanto à isso.

Diretamente do universo de Fate/Zero, o servo Caster e seu mestre Ryuunosuke formam aquilo que pode ser definido como o escopo perfeito da falta de caráter e de humanidade. As atitudes desta dupla são esdrúxulas, sempre na busca por diferentes formas de praticar o ato preferido deles: matar. Um convite à insanidade absoluta.

Dog Days: um anime que cativou de uma forma inusitada...

Houveram as obras animadas que, em 2011, estiveram minimamente dentro daquilo que se fazia esperar delas, ou então, superaram as expectativas iniciais depositadas de forma positiva. Vários gêneros se fizeram representar, todos eles com as suas qualidades ou peculariedades únicas.

Neste caso, Dog Days serve como um exemplo perfeito. Ele cativa pelo design fofo de seus personagens e pelo ótimo uso das cores nos cenários. Uma ambientação perfeita para uma história de cunho mais infantil que, quando inventa de afunilar...

Animes que surpreenderam e/ou ficaram dentro do esperado: Moshidora, Boku Wa Tomodachi Ga Sukunai, 30-sai no Hoken Taiiku, A-Channel, Shinryaku!? Ika Musume, Working'!!, Gosick, Kimi ni Todoke 2nd Season, Kami Nomi zo Shiru Sekai II, Un-GO, Level E, Baka to Test to Shoukanju Ni!.

As estrelas de 2011...

Yune, de Ikoku Meiro no Croisée: o destaque feminino.

Quando se fala de personagens femininas, pode-se enfatizar que 2011 brindou os fãs de animes com um seleto e potente grupo de candidatas ao título de destaque no citado ano. Sem maiores exageros, basicamente os títulos exibidos usaram e abusaram do poder de imersão que pode ser protagonizado pelas garotas nos animes.

Para este humilde blogueiro, o destaque em 2010 foi a Taneshima Poplar, a simpática personagem do anime Working!!. A mesma se fez presente com o seu conhecido carisma e jeito de ser no ano passado. Contudo, outras candidatas de peso se fizeram aparecer o que resultou, para este blogueiro, na merecida troca de coroa.

Desta forma, a personagem feminina à se destacar em 2011 é a simpática, meiga e carismática Yune, representante do belo slice-of-life Ikoku Meiro no Croisée. Para este blogueiro, é difícil não se sentir emocionado com tamanha meiguice e jeito tão caridoso e sútil de ser da pequena Yune. Um destaque há ser considerado.

Menções honrosas: Saber ( Fate/Zero ), Taneshima Poplar ( Working'!! ), Homura Akemi e Tomoe Mami ( Puella Magi Madoka Magica ), Yuuko ( A-Channel ), Anjou ( Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai ), Kaga Rin ( Usagi Drop ).

Katsuragi Keima, de Kami Nomi zo Shiru Sekai II: o destaque masculino.

O universo de personagens masculinos que apareceu em 2011 também merece ser destacado. Talvez tenha havido alguma falta de sincronia ou de força ( em comparação direta com as garotas apresentadas em 2011 ), mas houve relevância.

Como questão para se recordar, em 2010 este humilde blogueiro teve em Yoshinokazura Riken, do anime Otome Youkai Zakuro, o grande destaque daquele ano. Um verdadeiro cavalheiro e dono de costumes e comportamento nobre e leal. Ele acabou passando a coroa masculina para alguém menos nobre, mas dono de um comportamento muito peculiar...

Em 2011, o destaque masculino acabou sendo o Katsuragi Keima, de Kami Nomi zo Shiru Sekai II. Por mais que o citado personagem não goste das garotas reais e prefira as existentes nos jogos de videogame, ele tem o seu próprio carisma. Além disso, passar pelas situações que ele passou ( dentro da premissa do anime ) chega à ser algo tentador para alguns...

Menções honrosas: Yadomi ( Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai ), Kazehaya Shouta ( Kimi ni Todoke 2nd Season ), Lancer e Rider ( Fate/Zero ), Okabe Rintarou ( Steins;Gate ), Kawachi Daikichi ( Usagi Drop ).

Os destacados animes de 2011...

Tamayura ~hitotose~: o slice-of-life como tem que ser.

No que se trata diretamente aos animes exibidos em 2011, a dimensão que se tem para uma escolha de preferência torna-se ainda mais difícil. Isto não é um demérito, pois a dificuldade se faz originar da qualidade apresentada por boa parte das obras exibidas no ano que se passou ( na visão deste humilde blogueiro ).

Assim sendo, este humilde blogueiro apresenta para você, amigo visitante, aquilo que considerou como justo entrar no top'5 de 2011 ( bem pessoal, diga-se de passagem ). E nada melhor do que o trabalho ser iniciado com o anime que, para este blogueiro, soube resgatar com dignidade a essência de um slice-of-life simples, prático e sem maiores apelações...

Este é Tamayura ~hitotose~. Conservando a essência mostrada nos quatro episódios de seu OVA, a série televisa focou-se um pouco no íntimo de suas personagens, sem deixar de lado a essência base do anime. Um convite à calmaria e a uma história bem dirigida. Excelência na simplicidade e no desenvolvimento.

Tamayura ~hitotose~: 5ª colocação.

Ano Hana: um ótimo drama, mas que exagerou nas lágrimas...

Para este blogueiro, animes de drama são um convite para se ficar vidrado em suas histórias. Entender, em muitos casos, o comportamento de seus personagens é algo que dá trabalho em vários casos. Por sinal, o anime da vez mostrou muito deste trabalho e um algo à mais...

Faz parte do top'5 deste humilde blogueiro o anime Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai, também melhor conhecido pelo seu nome diminuto Ano Hana. A obra, infelizmente, pecou no que diz respeito à induzir o seu telespectador à chorar, de forma muito forçada ( e isto deve ter funcionado ). Mas isso não tirou o brilho de sua narrativa, auxiliada por um grupo de personagens que esbanjou carisma, sentimento, raiva, amizade e seriedade.

Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai : 4ª colocação.

Fate/Zero: a primeira parte do anime mostrou muita
qualidade em diversos aspectos.


Ação, drama, mistério e o que mais se pode imaginar. Estas palavras resumem bem a estética presente em mais um anime que este blogueiro admirou demasiadamente em 2011. Uma obra que ainda contará com uma continuação prevista para a temporada de abril'2012 mas que, desde já, deixa imerso em curiosidade quem gostou do anime em si.

Heróis se defrontando em busca de um artefato de grande poder chamado Santo Graal. Em Fate/Zero, não houveram apenas combates. O anime apresentou personagens cativantes em seus modos de agir, trabalhando no mesmo universo de personagens menos convidativos à uma conversação amiga existindo, inclusive, certos nomes odiosos e dignos de pena. Uma mistura de sentimentos e de situações, válida e presente.

Fate/Zero: 3ª colocação.

Puella Magi Madoka Magica: o mahou shoujo ganha uma nova dimensão...

Existem animes que surgem para causar impacto e alvoroço, por razões variadas e distintas entre si. Quando o citado alvoroço extrapola a linha imaginária que entende-se por limite, a obra acaba tendo que seguir por dois caminhos distintos: ou se torna um anime extremamente popular à ser lembrado por muito tempo, ou acaba se tornando um anime odiado e lembrado por características nada amigáveis.

Desta forma, Puella Magi Madoka Magica mostrou que um gênero de anime não precisa seguir, de forma tradicionalista, aquele "abecedário" tão conhecido e difundido. Contando com situações variadas e personagens chamativos, a citada obra conseguiu estabelecer uma definição à frase: "não julgue um anime antes de seus três primeiros episódios". Épico.

Puella Magi Madoka Magica: 2ª colocação.

Usagi Drop: simplicidade, honestidade e muito charme...

Animes que tratam de temas mais pertinentes à sociedade, ao mundo atual ou situações que podem ser aplicadas à vida de qualquer pessoa, geralmente, acabam não agregando o mesmo apreço que animes de outros gêneros acabam conquistando com facilidade. Contudo, uma obra em especial ganhou um lugar especial na mente deste humilde blogueiro, dada à simplicidade de sua apresentação e à qualidade irretocável de sua narrativa.

Este anime é Usagi Drop. Um livro aberto para ser apreciado de forma cautelosa e responsável. Uma obra animada que não fez questão de introduzir uma visualização de última geração, mas que teve a felicidade de apresentar uma história contundente, emotiva e que dá algumas lições de moral e de civilidade, especialmente no que atém aos laços familiares. Para este humilde blogueiro, Usagi Drop foi o melhor anime de 2011.

Usagi Drop: 1ª colocação.

Menções honrosas: Steins;Gate, Mawaru Penguindrum, Nichijou, Denpa Onna to Seishun Otoko, Mashiro Iro Symphony, Ikoku Meiro no Croisée, Hanasaku Iroha, Yuru Yuri.

Objetivamente

Chihayafuru também promete a sua dosagem de emoção,
até o fim da exibição do anime em março'2012...

Com tudo que foi aqui apresentado, fez-se concluir a lista de destaques dos animes exibidos em 2011, na opinião deste humilde blogueiro. É bem verdade que, por ser um texto de caráter pessoal e sem o chamado cunho jornalístico, o mesmo não pode ( e nem deve ) ser tratado como um tipo de verdade suprema ou livre de críticas.

Este blogueiro espera que o texto lhe tenha servido, unicamente, como fonte de pesquisa. Opiniões diferentes formam "o todo" e dão a real graça ao mundo que vivemos. Com isso, você deve se sentir livre para questionar o texto em si, seja na totalidade ou de forma parcial. De igual forma, você poderá concordar em alguma parte ou apenas dar as suas sugestões ( apresentar a sua listagem pessoal ).

Uma análise pessoal. A visão do NETOIN! sobre os animes exibidos em 2011. Faça você a sua parte e deixe registrada a sua opinião.

Até a próxima.

[ made in NETOIN! ]

O autor do NETOIN! é...
Carlírio NetoCarlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

5 comentários:

  1. Acho que faltou Hourou Musuko, se é que voce assistiu. A animação é muito boa e o roteiro é bem interessante.

    ResponderExcluir
  2. Saudações


    Desculpe, Vinícius. Não assisti ao anime [Hourou Musuko].

    Preferi fazer este texto, bem como a base das escolhas nele apresentadas, apenas com os animes que vi no ano de 2011 ( onde, dadas as exceções do top'5 pessoal e dos destaques entre decepções e surpresas, todos os demais vistos por mim estão em caixa baixa, mencionados em diferentes segmentos ).

    Grato por seu comentário.


    Até mais!

    ResponderExcluir
  3. Discordo apenas de alguns pontos, mas é bem por ai também minha lista. Mudando posicionamentos. Só não acho que o Keima seja isso tudo como personagem. E sou completamente aveso a Puella Magica, assisti o anime inteiro, mas para mim foi mais um e fraco até. E Tamayura foi dropado antes da metade por ser massante demais. Steins Gate, Ikoku Mero e Hanasakura substituem a dupla tranquilamente no meu Top, só se KimiTodo for mesmo deste ano entra ele e a briga fica para os outros 3(preferencia para Yune). Mas concordo que Usagi foi o melhor do ano, principalmente pela sua leveza e simplicidade.

    ResponderExcluir
  4. Admito que considero alguns animes á frente de Usagi Drop em meu ranking pessoal do ano, mas com certeza este é o melhor slice-of-life do ano.

    Um ótimo post de destaques, com certeza bem honesto e justo. E reforço a indicação do Vinicius Souza para assistir Hourou Musuko; é um anime de pura arte e sensibilidade. =D

    ResponderExcluir
  5. Eu não assisti nenhum anime citados acima (^^') mas li tudo com muito gosto e anotei os seus respectivos nomes para os downloads futuros xD

    Só mais uma coisa: Use moderadamente, da próxima vez, o 'para este humilde blogueiro'. Seu texto ficou ótimo e deve ter dado um pouco de trabalho para você reduzi-lo à uma questão subjetiva apenas.

    Parabéns à todos! O blog é fantástico! ^^

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!