Em pauta!

terça-feira, novembro 29, 2016

[N! Drops] Nov'2016 #38: garotas mágicas em guerra...


Eventos trágicos...

Nove episódios se passaram. Pode-se aqui ressaltar que apenas o primeiro deles, no início de exibição para Mahou Shoujo Ikusei Keikaku (apelidado sabiamente na internet como "mahou shoujo sofrimento"), foi leve (e ainda assim com atenuantes). Após isso, este anime sempre fez questão de mergulhar quem o assiste em um clima de tensão absoluta, que é ainda pouco perante a ambientação bonita (visualmente) e doentia (pelo enredo) que rege o título em pauta como um todo. E pensar que o ocorrido com a Nemuri (relembre aqui) foi apenas uma parte daquilo que tem acontecido desde então.

O que se nota com facilidade, neste anime, é que as garotas mágicas são mais humanas do que se podia esperar. O sentido da frase vem de encontro ao escopo central da obra, no qual o mascote Fav escolheu as guerreiras unicamente pelo tempo e/ou pontuação no jogo para smartphones, onde questões como caráter e comportamento não foram levados em consideração para tanto. Talvez isto fizesse alguma diferença, mas a "sorte" já foi devidamente lançada e da pior maneira possível. O momento revela uma verdadeira guerra pela supremacia entre as garotas mágicas, mesmo que nem todas elas (como a Snow White) possuam tal ambição.

O elenco é diversificado, mostrando que os poderes outorgados à tais pessoas causaram efeitos variados, interessantes e, por vezes, maquiavélicos. Desta maneira, nomes como o da Cranberry aparecem com destaque (uma vez que ela queira matar quem julga ser detentora de grande poder, tal como fizera com La Pucelle). Além dela, quem realmente se mostrou digna de atenção total foi a Swinswin, que continua quieta e de voz baixa como sempre, porém liderando agora a equipe em lugar da Ruler (eliminada no terceiro episódio em uma ação protagonizada por suas próprias seguidoras) e, a cada instante, mostrando ser hiperativa e fria em suas ações. Não bastou ela estar por detrás da morte de Weiss Winterprison no capítulo oito, pois agora ela conseguiu ir ainda mais longe, causando uma ira descomunal por parte deste humilde blogueiro.


 Das recordações felizes ao presente hostil.

No episódio mais atual (o nono), ela (Swinswin) se aproveitou do desfecho da luta entre a Calamity Mary com a dupla Ripple e Top Speed, de uma maneira covarde ao extremo. Não poupo-se para eliminar a simpática bruxinha pelas costas, enquanto esta comemorava uma vitória. O pior é que esta mesma personagem, então conhecida como Top Speed, deixou à vista clara a razão pela qual vivia dizendo que não podia morrer em menos de seis meses (ela estava grávida de seu marido, o qual foi apresentado no oitavo episódio), sendo este o mais trágico momento do anime, além de ser extremamente sério e pesado em seu enfoque. Evidentemente, a Swinswin está com as palavras de sua antiga líder em mente, levando as mesmas ao exagero extremo.

Extremamente acachapante, também, foi ver até aonde chegou o desespero e a solidão da Sister Nana. Desde que sua companheira (e namorada) Weiss Winterprison foi eliminada em ação liderada pela Swinswin, ela não conseguiu mais se controlar. Remédios fortes, bebidas e lágrimas, além de um sentimento de vazio profundo e atordoante, levaram a mais pacífica das guerreiras deste anime a um ato de execução própria, com o aterrorizante cenário das chamas na cidade pela janela de sua casa. Como se isto não fosse o bastante, o Fav trouxe à tona novas regras para as garotas mágicas, que atualmente são em sete e o número terá de cair para quatro. Desnecessário enfatizar o quanto este personagem está sendo mais odioso que o Kyuubei (de Puella Magi Madoka Magica), na opinião de minha pessoa.

Mahou Shoujo Ikusei Keikaku está sendo um anime de causar controvérsias, raiva, tristeza ao ponto de lágrimas e digno o bastante em mostrar que os desejos nem sempre são bons. Mais ainda, este anime clama pela atenção e retém a mesma justamente pelo que foi explicitado há pouco. Não é um tipo de obra que todo o fandom assistiria com facilidade, mas para um anime o qual a reclamação inicial pela internet afora se baseava em seu visual moe e fofo demais, pode-se aqui ressaltar que o momento consegue ser divergente até nisto. O título será visto até os eu final e, certamente, haverá de ser comentado neste humilde blog novamente.

Aguardar é preciso...

Momentos...
Todas as imagens abaixo referem-se ao episódio #9 de Mahou Shoujo Ikusei Keikaku




"Ela não podia morrer antes de seis meses. Eis a explicação..."


"As encrencas e situações hostis não param..."



"Quando a terrível perda fez a vontade de viver simplesmente cessar..."


"Fav, o responsável-mor de todas as casualidades deste anime..."


"O olhar de quem trama algo terrível pela frente..."

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]

Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

2 comentários:

  1. Agora eu me lembrei desse anime e o porque eu deixei de assistir ao mesmo.
    "Garotas Mágicas" são lindas, são belas e formosas em suas transformações..."
    E a morte delas não combina de forma alguma. A morte de Nemuri foi um alerta para parar.
    Não consigo aceitar esse tipo de anime com sobrevivência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Tenho que discordar de ti, nobre. As mortes das personagens possuem uma combinação intrínseca ao enredo e o universo mais escuro possível que rodeia a obra.

      Foi uma verdadeira quebra de paradigmas dentro daquilo que subtende-se por mahou shoujo. Não chegou a quebrar tanto tais paradigmas quanto Madoka fez em janeiro/2011, mas está válido.

      Agradecido pela visita e comentário.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!