Em pauta!

terça-feira, maio 01, 2012

Ichiban Brasil 3: os resultados do público com considerações...

O logo do Ichiban Brasil ( divulgação ).

No mesmo primeiro de maio, em 2011, este blog fez uma chamada sobre os resultados finais da segunda edição do Ichiban Brasil ( clique aqui e reveja o post ). Na oportunidade em questão houveram grandes surpresas entre os eleitos pelos votantes. Como se faz imaginar, esta simbólica premiação visa justamente unificar as mais diferentes opiniões não sendo, propriamente, algo que tenha como meta estabelecer parâmetros de qualidade ou algo do gênero.

No Ichiban Brasil 3, cuja edição ocorreu no último mês de abril, houve um grande número de votantes. Isto representa muito positivamente não apenas para quem esteve à frente da simbólica premiação em si ( os donos dos blogs parceiros Gyabbo! e Mithril ) como também para quem auxiliou com a mesma, neste caso, o grupo de jurados que concordou em participar desta empreitada. Este humilde blogueiro vem para agradecer pelo convite enviado sendo que, desde este momento, fica pronto no anseio pela edição do Ichiban Brasil à ser realizada em 2013.

Feitas as devidas apresentações e explicações iniciais, é chegado o momento de se conhecer um pouco sobre quem ganhou a disputa do Ichiban Brasil. O blog NETOIN! foi jurado nas categorias anime e mercado brasileiro de mangá sendo que, mais recentemente, votou nas escolhas pessoais ( sim, pois haverá um resultado à parte do Ichiban com a votação dos jurados ) dentro da categoria anime.

Desta forma, você é convidado à acompanhar os resultados das citadas categorias. Se fará conter o resultado final do público, bem como as escolhas que este humilde blogueiro havia feito. Aprecie o texto e tenha uma boa leitura.

Resultados da categoria anime

Steins; Gate venceu entre o público votante.

Este humilde blogueiro é claro na sua opinião, de que Usagi Drop foi o melhor anime de 2011. Uma escolha difícil, se levar em consideração que o referido ano apresentou várias obras de qualidade que poderiam concorrer pela ponta ( clique aqui e relembre a postagem ). O voto para este anime foi mantido para o Ichiban Brasil onde, na visão do público votante, Steins; Gate levou a melhor. Não há um rastro de demérito nisso, tendo em vista a grande aceitação que o anime teve entre os brasileiros.

Entretanto, Usagi Drop não figurou no top'3 do Ichiban, que se completou com as presenças de Puella Magi Madoka Magica e de Ano Hana ( segundo e terceiro colocados, respectivamente ). Por mais que tenha sido uma surpresa negativa para este blogueiro, deve-se ponderar que os dois outros títulos ( em especial as aventuras de Madoka e companhia ) realmente chamaram mais a atenção entre os votantes.

Era previsível que as escolhas deste blogueiro não iriam muito longe, no que diz respeito ao melhor OVA e ao melhor longa metragem de 2011 ( o NETOIN! escolheu Nichijou Episode 0 e Colorful, respectivamente ). Venceram Hellsing Ultimate OVA III e Sengoku Basara - The Last Party em cada categoria, seguidamente.

Quando o assunto remete aos personagens preferidos do público, o Ichiban Brasil 3 conseguiu se mostrar mais cauteloso e tradicional nas escolhas feitas pelo público. Basicamente não houveram surpresas gritantes ou estrondosas, por mais que a discordância venha à existir no que diz respeito, especialmente, ao destaque feminino.

Para o NETOIN!, os principais personagens masculino e feminino foram o Yadomi Jinta ( de Ano Hana ) e a Homura Akemi ( de Puella Magi Madoka Magica ). Ainda que a garota mágica tenha aparecido no top'3 do público, o protagonista de Ano Hana não teve similar sorte. Na visão do público, Okabe Rintarou ( Steins; Gate ) e Saber ( Fate/Zero ) levaram as coroas da categoria. No tradicional jogo das personalidades, venceu o cientista quase maluco e a heroína mais séria e dedicada do ano.

A Anjou, de Ano Hana, se superou...

No que tange aos destaques entre os personagens secundários masculino e feminino, este humilde blogueiro pôde sorrir de felicidade. As escolhas feitas foram as mesmas das eleitas pelo público votante, sendo elas o Rider ( um dos heróis de Fate/Zero ) e a Naruko Anjou ( também conhecida por Anaru, de Ano Hana ). A forma simples de pensar do herói conquistador de reinos e o jeito tsundere de ser da personagem de Ano Hana não tiveram vida fácil no pleito em questão, especialmente a garota ( a Tomoe Mami de Puella Magi Madoka Magica e a Mayuri Shiina de Steins; Gate ficaram rigorosamente no encalço dela ).

Falar de seiyuus ( os dubladores ) é algo bem complicado, mas não tão difícil de entender. O público brasileiro votou da forma que achou mais consciente. Os destaques de seiyuus masculino e feminino foram, respectivamente, Daisuke Ono e Mizuki Nana ( que, no caso dela, foi a escolha deste blogueiro no pleito final ). Interessante notar que o fato da Mizuki Nana ter vencido gerará discussões por algum tempo e que a seiyuu que este blogueiro escolheu, na pré-votação, não apareceu nas finais: Oogame Asuka ( a Towua Erio, de Denpa Onna to Seishun Otoko ).

Este blogueiro sofreu uma nova e inapelável derrota nos destaques de abertura e de encerramento. Para o público, o anime Ao no Exorcist levou a melhor abertura, com "Core Pride" ( Uverworld ). Ainda entre os votantes, o melhor encerramento ficou para o anime Hunter X Hunter, com "Fear, and Loathing in Las Vegas" ( Just Aawake ). Muito embora tenham ficado nos respectivos top'3 das citadas categorias, as escolhas deste blogueiro haviam sido Fate/Zero para a abertura ( Lisa, com "Oath Sign" ) e Ano Hana para o encerramento ( Secret Base, com "Kimi ga Kureta Mono" ).

No que diz respeito à melhor trilha sonora, a de Puella Magi Madoka Magica foi a vitoriosa, ficando à frente de Fate/Zero e de Ano Hana. Neste caso foi uma escolha similar, tanto por parte deste blogueiro como por parte do público. No que diz respeito ao melhor estúdio, a escolha do público foi clara e objetiva ao eleger a MadHouse como o melhor estúdio de 2011, prevalecendo algo como popularidade. Este blogueiro havia votado na SHAFT ( Puella Magi Madoka Magica, Denpa Onna to Seishun Otoko ) que ficou com o segundo posto, tendo a Production IG em seu encalço.

Resultados da categoria mangá no mercado brasileiro

Editora Panini Mangá ( divulgação ).

O destaque de melhor editora coube à Panini. Foi um voto em comum, ou seja, tanto deste blogueiro como do público. De um modo geral, a Editora Panini teve um ano de 2011 bem melhor que a sua tradicional concorrente, a Editora JBC. Mas o final do ano passado reservou para todos o aparecimento da Editora L&PM no ramo de mangás ( com os ótimos Solanin e Aventuras de Menino ). Neste caso, pode acontecer uma grande surpresa no Ichiban Brasil em 2013.

O melhor shoujo/jousei foi Kimi ni Todoke entre os votantes. Tal destaque soa como justiça feita, sem maiores complicações, que teve Kaichou wa Maid Sama e D.N. Angel em seu pronto encalço. No que diz respeito ao melhor shounen/seinen o destaque ficou para Bakuman entre os votantes. Este blogueiro nada leu ou assistiu desta obra até hoje, onde tudo que se faz conhecer é por meio das opiniões de outros blogueiros e de visitantes deste humilde blog. O pouco que pode aqui ser dito é que Bakuman pode ser uma obra de peso, mas ainda assim divide opiniões em razão de seu conteúdo ou de momentos contidos em sua história. Na escolha do NETOIN! o melhor shounen/seinen foi Bem-Vindo à NHK ( NHK ni Yokoso ).

O melhor lançamento de 2011, para o público, foi algo que este blogueiro tende à questionar um pouco ( muito embora entenda o processo ). Isto porque entre os internautas brasileiros o destaque nesta categoria foi, novamente, Bakuman. Na visão deste humilde blogueiro, Solanin merecia esta primazia de todas as formas possíveis e imagináveis. Mas foi legal ver uma obra nacional presente no top'3 da categoria, sendo ela Ledd da Jambô Editora. Tal top foi completado com Air Gear.

Muito embora este blogueiro não tenha indicado uma obra como a mais esperada para publicação em 2012, o público fez a sua escolha: Ao no Exorcist. No encalço surgiram Toriko e Sailor Moon. É bem verdade que este blogueiro aguarda faz muitos anos pela vinda do mangá das guerreiras lunares e, por mais que sempre existam boatos favoráveis sobre tal publicação no Brasil, a melhor indicação possível é aguardar algum pronunciamento oficial à respeito.

Este foi o Ichiban Brasil 3 ( ou Ichiban Brasil'2012, se preferir ). Outros blogs deverão publicar, com o tempo, seus textos sobre os vencedores. Um dos blogs idealizadores desta simbólica premiação já adiantou o processo todo, sendo ele o parceiro Gyabbo! ( clique aqui para acessar o post ).

Fica aqui feito o convite para que você, visitante, acompanhe o prosseguimento do Ichiban Brasil no próximo ano. Mas, de momento, o que achaste dos escolhidos pelo público em 2012?

[ made in NETOIN! ]

O autor do NETOIN! é...
Carlírio NetoCarlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

Um comentário:

  1. Acho bem legal quando os autores mostram realmente as suas escolhas particulares no texto e não ficam " Ah, eu escolhi uma que não ganhou, ou ficou muito atrás, vou nem citar, povo vai rir... D: "

    Bem, ótimo texto.

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!