Em pauta!

segunda-feira, junho 02, 2014

[N! Drops] Jun'2014 #29: hora de tênis em Baby Steps!

O logo da obra.

Um dos mais fidalgos desportos trabalhado em anime.

Assim se pode imaginar a premissa central por detrás de Baby Steps, obra esta que iniciou a sua exibição no último mês de abril. Com a previsão de encerramento para setembro deste ano corrente, a animação chama a atenção em duas vias bem distintas, coroando o trabalho com palavras de bom grado e apresentando, de certa forma, alguns pontos de melhoria.

O primeiro ponto positivo está na temática. Muito embora seja um anime esportivo, o tênis aparece como um tipo de assunto à parte, embora seja trabalhado com coerência e de forma paralela ao real alicerce do anime, que está no amadurecimento desportivo (e de auto-confiança) do seu protagonista, o jovem Maruo Eiichirou. O rapaz é conhecido por ser um estudante exemplar, que faz anotações até de detalhes mínimos em sala de aula. Para muitos, um tipo perfeito de "cdf". Em certa oportunidade, a aparição da Takasaki Natsu acabou fazendo com que Eiichirou, após algumas conversas com ela, tentasse praticar um esporte. No caso, o tênis. E a moça tem ajudado o rapaz de todas as formas, variando de dicas ao encorajamento, visando a melhora de seu amigo na prática deste esporte.

Diferentemente de várias modalidades desportivas, o tênis tem de ser praticado desde cedo, visando um aperfeiçoamento minucioso de tendências do desporto em sua jogabilidade. O Eiichirou vê isso constantemente, desde que começou a frequentar uma conceituada escola de tênis (Souther Tennis Club, STC). Tanto isto é verdade que, após perder para um garoto bem mais novo do que ele, se tornou evidente o quanto que ele tinha para melhorar. Neste meio tempo, apareceu um dos mais respeitáveis praticantes de tênis no STC, sendo o seu nome Egawa Takuma. Dono de fala e expressões faciais (incluindo nisto as corporais) frias, o Takuma acaba vendo um potencial no Eiichirou, muito embora não tenha a intenção de dizer isso abertamente para o rapaz. Inclusive, o aclamado jogador da STC trata o novato com muita rispidez em diversas oportunidades.

O tempo é de seguir em frente.

Em nove episódios, Baby Steps já apresentou alguns saltos temporais necessários, mostrando que o Eiichirou aprendeu bastante sobre o tênis mas que, ainda tem, precisa evoluir ainda mais. Por esta razão, o primeiro ponto positivo deste anime está no crescimento e amadurecimento do seu protagonista, que tem de enfrentar o seu dia-a-dia na escola (ele continua se aplicando nos estudos, embora suas notas tenham decaído um pouco) e no clube de tênis (suas anotações e práticas sobre tais chamam a atenção, mas cada treino e nova partida sempre reservam uma surpresa à mais para o jovem Eiichirou).

O segundo ponto de destaque deste anime vai para o tênis, em si. A melhor colocação, no caso, vai para as explicações sobre os fundamentos do desporto, que variam dos mais básicos até chegar aos mais difíceis. Baby Steps age, neste quesito, de uma maneira muito similar a outros animes de esporte em exibição, como Yowamushi Pedal, Ping Pong The Animation e Haikyuu!!, que fazem a acertada decisão de explicar o que podem sobre suas temáticas desportivas únicas (onde cada qual obedece uma maneira própria de levar a proposta adiante). No caso da obra em pauta, muito das definições vem acompanhadas das anotações feitas pelo Eiichirou. Entretanto, tais explicações e observações vão ganhando outras dimensões com o passar dos episódios, mostrando que o tênis não é um esporte deveras difícil de se compreender. Ainda assim é correto afirmar que dados os conceitos técnicos do anime, o mesmo acaba perdendo telespectadores em potencial.

Partindo para conceitos mais técnicos (referentes ao visual, som e afins), Baby Steps não é uma obra que cause espanto ou admiração em demasia. Na verdade, o anime é deveras simplório nestes quesitos (o que originou uma certa discordância por parte das pessoas que acompanham o mangá da obra). Entretanto, tal simplicidade consegue manter o título adiante. Ressalta-se aqui o tema de abertura da obra, a música "Believe in Yourself", que nela própria dá um belo alento sobre o que você pode esperar deste anime, nobre visitante. O NETOIN! indica esta obra para ser por você vista, pois lições sobre o tênis e crescimento pessoal estarão à sua espera  em tal.

Acredite em você!

Momentos...


Doído - a vida não é fácil. Em um treino com o Takuma, o jovem Eiichirou acabou sentindo isso na própria face...


Treino - somente as anotações não são o suficiente. A prática mostra para o rapaz o quanto sua ideia é importante, mas que ela sozinha não o ajudará...


Auxílio - basicamente, eventos do cotidiano também aparecem em Baby Steps. No caso, Eiichirou não se recorda porque aceitou a arriscada aposta promovida pelo Takuma...


Torneio - a face de um atleta, pronto para estrear em seu primeiro torneio oficial. E então...


Acredite - isso é sempre importante e dignificante...

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!