Em pauta!

segunda-feira, junho 09, 2014

[N! Drops] Jun'2014 #30: indefinições em Yowamushi Pedal...

Olhos fechados para algo...

Não é um jogo de interesses, mas sim psicológico...

Os últimos três episódios de Yowamushi Pedal apresentaram interessantes e contundentes circunstâncias para serem analisadas. Nada fora de um escopo com fácil compreensão. Porém, isto não faz com que os devaneios mentais sejam menores sobre tal. E o anime tem feito um papel deveras interessante (e intenso) neste aspecto.

Por mais que as corridas nesta obra abusem da criatividade (no sentido de extrapolarem conceitos da realidade), a verdade é que elas chamam a atenção (em muito) graças à esta característica. O fator psicológico, em especial, tem sido mostrado como um verdadeiro viral da competição. Não se faz aqui uma atribuição singela ao Onoda, unicamente (até porque ele não tem sido o foco das reais atenções nos últimos episódios). Na verdade, uma nova força apareceu e esta tem se colocado à frente das desventuras do otaku ciclista.

Na verdade, o Midousuji (um dos personagens mais detestáveis deste ano) tem feito a prerrogativa do psicológico ir adiante no anime. Com seu costume inflamado de ir atrás dos pontos fracos de seus oponentes, este jovem sabe usar das palavras e de gestos para intimidar qualquer um que se coloque no seu caminho. A última "vítima" foi o Shinkai, ciclista este que aparece como um forte velocista mas que possui um ponto fraco daqueles bem inesperado (a memória do atropelamento de um coelho o aflige até hoje). Obviamente, Midousuji utiliza à sua melhor forma deste artifício para desencorajar o seu adversário. Mas existe um efeito contrário, que este jovem desconhecia e que foi usado pelo Shinkai.

Aliás, Yowamushi Pedal tem se servido de provocações das mais mais variadas formas. O Midousuji é o campeão neste segmento, porém não é o único a assim agir. É bem verdade que, em uma competição, o natural está em ir atrás de informações para conhecer melhor seus oponentes, a fim de saber como agir contra tais. Mas apenas isso, na verdade, não basta. É necessário algo à mais, que pode vir justamente do fator provocativo, do trabalho psicológico ou, minimamente, do bom uso da lábia.

Tudo isto junto cria um sentimento angustiante sobre este anime, que se aproxima a passos largos de seu final. É sabido que o mesmo tem a sua segunda temporada confirmada (veja aqui), mas tal informação acaba abrindo um certo leque de possibilidades (por exemplo, com o Intercolegial ser concluído apenas na sequência do anime). É bem verdade que falar do psicológico faz o anime ganhar em imersão e lhe atribui muitos pontos positivos. Mas sentir até onde isto irá torna-se bem mais interessante, pois a competição afunila e todos aguardam pelo nome de um vencedor...

E o mistério está em tal nome...


"Concentração na equipe..."


"O início das provocações..."


"O despertar do anúncio fatal..."


"Indicando a passagem para um ponto fraco..."


"Um não acredita no outro..."


"O despertar de um demônio..."

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!