Life Sexy comandando tudo... ~shabadadu |
O ano de 2015 iniciou-se da maneira já esperada por muitos no fandom animístico em geral. Em outras palavras, com obras que se mostram não sendo exatamente do apreço de todos e que, em grande parte, acabam fazendo valer uma triste tradição que a temporada de janeiro (inverno japonês) carrega consigo há tanto tempo. Se isto vem à tona como uma afirmativa consolidada para uma boa parte das pessoas, no que tange à enredo e afins dos animes, em um tópico este período acabou mostrando ter uma grande visibilidade.
Trata-se, claro, daquilo que tange às aberturas e encerramentos da temporada janeiro'2015. Neste quesito, o presente período animístico está apresentando um trabalho bem interessante. É mais do que óbvio que nem tudo acaba sendo de real agrado ou digno de palavras positivas, porém a maioria dos títulos mostraram sequências de início e fim merecedoras de grande atenção. Isto, claro, ao menos no ponto de vista deste humilde blogueiro que vos escreve.
Em virtude disto, é necessário que você tenha em mente que a listagem de destaques da temporada, em aberturas e encerramentos, irá se fazer seguir via ciclo opinativo básico. Desta maneira, cada escolha acabou sendo feita ao se levar em consideração a música entoada, o quanto que a mesma combina com o anime ao qual pertence e, por fim, o nível de harmonia que a mesma possui com tal obra. É bem verdade que certos apelos acabam passando desapercebido, da mesma maneira que outros são conotados e indicados de maneira direta no post.
Vale-se a tradição da casa, que é de citar unicamente as obras vistas por minha pessoa, sendo tais pertinentes à atual temporada (janeiro'2015) e englobando aquelas que começaram em outubro'2014 e que continuam em prosseguimento. Assim sendo, os animes que poderão ser aqui citados serão os seguintes: Absolute Duo, Akatsuki no Yona, Aldnoah Zero 2nd Season, Assassination Classroom, Binan Koukou Chikyuu Bouei-bu Love!, Bishoujo Senji Sailor Moon Crystal, Cross Ange: Tenshi to Ryuu no Rondo, Death Parade, Dog Days", Durarara!!x2 Shou, Go! Princess Precure, Jojo's Bizarre Adventure Stardust Crusaders 2nd Season, Kamisama Hajimemashita 2, Kantai Collection: Kancolle, Kiseijuu: Sei no Kakuritsu, Koufuku Graffiti, Kuroko no Basket 3rd Season, Military!, Nanatsu no Taizai, Rolling Girls, Saenai Heroine no Sodatekata, Shinmai Maou no Testament, Shigatsu wa Kimi no Uso, Shirobako, Yowamushi Pedal: Grande Road, Yuri Kuma Arashi.
Abaixo, se seguirão os tops'5 de aberturas e de encerramentos. Após isto, você verá os destaques negativos da referida temporada. Desde agora fica feito aqui o convite para que tu manifeste a opinião que desejas sobre o referido ranqueamento, bem como você pode e deve se sentir à vontade para deixar expresso nos comentários a sua própria lista de preferência.
Tenha uma boa leitura!
Nota: a convenção usada nos tops de abertura e encerramentos é começando pelo quinto colocado e encerrando com o primeiro. O pódio apresenta coloração diferenciada no símbolo ao lado do nome da obra, que visa salientar uma ligação com os procedimentos olímpicos (bronze, prata e ouro, respectivamente).
Top'5 - Aberturas
Death Parade. |
* Kuroko no Basket 3rd Season
Música: "Punky Funky Love" (GRANRODEO)
* Koufuku Graffiti
* Assassination Classroom
Música: "Seishun Satubatsu-ron" (Sannen E Gumi Utatan - os Seiyuus da Classe E)
* Dog Days"
* Death Parade
Música: "Flyers" (BRADIO)
Koufuku Graffiti. |
Momento de citar algo sobre os quatro animes que se posicionaram mais acima no referido ranqueamento. E tudo começou com Koufuku Graffiti, o estranho anime de culinária no qual suas personagens acabam tendo um envolvimento maior do que deveriam com a comida em si. Sua sequência de abertura faz uma dócil analogia com a conhecida obra infantil Alice no País das Maravilhas e, como se isso não bastasse, a música em muito auxiliou para que a ambientação ficasse sumariamente perfeita. Acima deste anime, e ficando com o bronze da temporada, esteve Assassination Classroom e seu hilário nonsense, tanto quanto a própria obra faz assim conjurar. Ver todos os alunos cantando junto de seu professor, sendo que este é o alvo primário de assassinato por parte deles, é mais incógnito do que qualquer outra coisa. A música possui um sincronismo divertido com a movimentação dos personagens na sala de aula. Soou incrivelmente agradável.
Por fim, as duas primeiras colocações que foram, às suas formas, incontestáveis. Não cabem aqui muitas palavras para delas produzir palavras que expliquem o porque de estarem nos maiores degraus deste ranqueamento. Um empate, talvez, fosse o mais justo. Mas é melhor aplicar-se, aqui, a normativa dos detalhes. E graças à tal é que Dog Days" ficou com a prata e Death Parade levou a primazia máxima consigo. Se na primeira a diversão foi total, com a aparição dos personagens e a voz da Mizuki Nana fazendo acontecer em alto e bom nível, na segunda teve muita simbologia, poses, uma ambientação mais densa e o elenco criando perspectivas das mais interessantes, com o auxílio de uma música das mais chamativas possíveis. Definitivamente, no que tange as aberturas da temporada de janeiro'2015, a premiação final acabou sendo mais do que bem justificada.
* Menção honrosa em abertura: Yuri Kuma Arashi, com "Ano Mori de Matteru" (cantada por Bonjour Suzuki); Ligações externas com MyAnimeList, AniList e o seu site oficial.
Top'5 - Encerramentos
Dog Days". |
* Akatsuki no Yona
Música: "Akatsuki" (Shitaka Akiko)
* Shigatsu wa Kimi no Uso
* Go! Princess Precure
* Death Parade
* Dog Days"
Música: "Stay With Me" (Horie Yui)
Go! Princess Precure. |
O quarto lugar acabou indo para Shigatsu wa Kimi no Uso. O encerramento acabou sendo tão triste quanto o enredo que se faz prosseguir no segundo cour do anime. A visão da musicista Kaori estirada no solo, olhando para o céu e algo pensando acaba tendo uma ligação muito harmoniosa com a melodia que, em si, já envolve o bastante. E abrindo os portões para o pódio da temporada em encerramentos, se faz apresentar uma revigorante surpresa. Sim, pois trata-se de Go! Princess Precure e sua sequência final, com uma música das mais dignas para a obra em si e uma animação feita em CGi que prima pela qualidade. Cada movimentação, passo da dança e acolhimento ao ambiente são dos mais dignos e este mahou shoujo não apenas desbancou fortes candidatos, como principalmente fez por merecer (com muito estilo) seu lugar no topo da temporada.
Agora, as duas primeiras colocações são exatamente as mesmas obras listadas no top das aberturas. Sem o menor exagero, mereceram aqui levar o ouro e a prata também. Contudo, nos encerramentos apenas as posições finais se inverteram. Dito isto, Death Parade acabou ficando com o segundo lugar em sua sequência tão "dark and evil", em um trabalho extremamente digno de nota. E Dog Days" levou a primazia máxima graças a uma ótima música cantada pela Horie Yui, que teve o auxílio pleno e convicto da amigável e carismática sequência de encerramento, com três personagens em SD correndo por entre integrantes do elenco feminino da obra, até chegarem ao destino final e se depararem com alguém que não poderiam acordar. Sem dúvidas, mais duas menções de bom peso para o top da temporada.
* Menção honrosa em encerramento: Durarara!!x2 Shou, com "Never Say Never" (cantada por Three Lights Down Kings); Ligações externas com MyAnimeList, AniList e o seu site oficial.
Destaques negativos...
Cross Ange. |
Abertura em citação
* Cross Ange
Música: "Shinjitsu no Mokushiroku" (Takahashi Yoko) - episódio #15 (à partir de 01m23s)
Encerramento em citação
* Military!
Música: "Militarism!" (Touyama Nao)
Military! |
O primeiro caso pode até ser considerado como uma afronta, pois Cross Ange entra como a pior abertura da temporada justamente por aquilo que tanto se aguardava da mesma. A música em si é muito boa, agradável e resplandece um pouco daquilo que a obra visa transmitir em seu derradeiro cour. Mas a sequência de abertura em si foi apenas um "copiar e colar" da temporada passada, com pequenas e quase imperceptíveis mudanças. A ideia era trazer a mesma como se fez aparecer no episódio #13, porém a citada mais acima dá uma ideia do quanto a música é boa e, principalmente, também do tanto que se podia esperar da Sunrise neste aspecto.
Por sua vez, citação no encerramento acabou aparecendo unicamente por equivalência pessoal. é bem verdade que a sequência combina e transmite "o todo" da obra, mas em si nem isto conseguiu salvar o anime Military! de uma avaliação negativa e de singular desapego. Mesmo sendo uma obra de curta duração episódica, a mesma poderia ter sido melhor trabalhada no todo.
Aproveite e deixa a sua opinião acerca disto, seja com as listas do
blog ou então com o seu próprio ranqueamento.
Até a próxima!
[ made in NETOIN! ]
Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Achei que teria a OP de Absolute Duo aí, ela ficou tão bem animada e gostei muito da música. :/
ResponderExcluirSaudações
ExcluirOlá, Heloísa.
A abertura de Absolute Duo é deveras muito boa mesmo. Contudo, a concorrência final acabou sendo tão forte quanto.
Mas sempre pode haver mudanças com o tempo...
Lhe agradeço pela visita e pronto comentário.
Até mais!
Meu amigo, cadê Jojo? Essa temporada esta com op e ed ambas fantásticas e mereciam muito entrar no top de qualquer um, afinal ORA ORA ORA ORA!!! ORA ORA ORA ORA!!! ORAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirSaudações
ExcluirNobre Léo, entendo a sua afeição pela OP e ED de Jojo nesta segunda temporada de Stardust.
Contudo, gostei muito mais da OP anterior (e da ED também) do que as atuais. E sobre a ED da temporada que segue em prosseguimento, faltou pouco para ela adentrar no top'5 daqui.
Grato pelo seu comentário.
Até mais!