Em pauta!

quinta-feira, fevereiro 12, 2015

[N! Drops] Fev'2015 #19: sentimentos aguçados...

O Kousei, entregue ao momento...
As descobertas sentimentais...

Entender o que se passa na mente e no coração de uma pessoa já é algo complicado em separado. Se isto for trabalhado de maneira unificada, piora consideravelmente. Não se trata de falas ao léu, visitante, mas sim de algo que consegue ter um grande nível de veracidade em sua conjuntura. Lidar com a paixão, a frustração, o ódio, o receio, a ganância, o querer bem, até desejar o mal, são bases de algo que transcende aquilo que se entende por convivência humana.

O jovem Kousei parece se fixar muito no dito nas linhas acima. Seu receio tem grande razão de existir, pois ele almeja que certos eventos do passado não mais ocorram. E tudo leva justamente para que tais fatos não apenas apareçam em sua frente novamente, como também tender a envolver alguém muito especial para ele. Neste caso, talvez seja justo da parte de minha pessoa mensurar o todo como a união irrestrita da paixão com o temor. São muitas dúvidas, poucas certezas e a clara evidência de que tal rapaz terá o maior de seus desafios muito em breve.

Se tudo em Shigatsu wa Kimi no Uso se resumisse à ele, Kousei, talvez o anime não fosse tão dramático. Contudo, não é o caso. Especificamente, as vertentes afunilam quando duas moças entram em cena. De um lado está a Tsubaki, que tenda de todas as maneiras possíveis esconder do alvo de seus sentimentos aquilo que por tal guarda em seu coração, sendo isto uma verdadeira mistura de pensamentos que foi ganhando força e consistência ano após ano. Na outra extremidade está a Kaori, vítima de uma doença degenerativa que está acabando com as suas forças, ao ponto de mal conseguir sair do leito hospitalar onde se encontra. Seus sorrisos e expressões mais confiantes, na verdade, formam uma barreira para que sua verdadeira dor não apareça tão abruptamente.

A Kaori ainda tenta ser forte...
O décimo sétimo episódio deste anime conseguiu, entretanto, ir um pouco além em todo este escopo e cenário apresentados. Até porque a pequena e intransigente Nagi está, aos poucos, cedendo o espaço de seus sentimentos para algo menos agressivo, no que tange à presença do Kousei. Por assim dizer, um convite feito à ela pelo citado rapaz deixou-a com algumas esperanças de "vingança", que tão logo acabou perdendo espaço para o que pode ser chamado de consistência emocional. A jovem musicista está enfrentando um outro medo que possui e, por sinal, a presença do rival de seu irmão mais velho (ao seu lado) poderá ajudá-la muito a superar tal momento.

A grande síntese que se pode tirar do capítulo que foi ao ar na data de hoje é que, seguramente, Shigatsu wa Kimi no Uso planeja avançar mesmo para um tipo de final triste. Se a obra animada terá o mesmo encerramento que o mangá é algo um pouco incerto, mas à rigor tudo parece convergir para o mesmo ponto em comum, sendo este o do drama sentimental (e até existencial) extremamente profundo e arrebatador. A música nada mais é que um pretexto ligado ao enredo, muito embora a mesma tenha sido fundamental para o enlace promovido pelo seu elenco.

De maneira geral, a palavra sentimentos domina amplamente o anime em seu segundo cour. Pode vir a ser apenas um devaneio mental passageiro da parte de minha pessoa, mas o anime tem buscado trabalhar tanto as alegrais e tristezas de seu elenco que, realmente, o toque tem aparentado ser aquilo que se esconde na mente e no coração de cada personagem. Difícil prever o que virá pela frente, mas o correto para se afirmar é que este anime está sabendo agradar demasiadamente.

Aguardar é preciso...

Momentos...


"A pequena Nagi também entregou-se ao seu 'eu' mais profundo..."


"Momento de fofura extrema do episódio..."

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!