Em pauta!

domingo, junho 28, 2015

[Semanal] Mahou Shoujo Lyrical Nanoha Vivid #12 (Final): o significado do resultado!

A chamada oficial.
Tudo que é bom termina um dia...

Este trabalho multiblogs, idealizado em meados de janeiro deste ano (quando foi dada a confirmação da exibição de Nanoha Vivid), está chegando ao seu ponto de chegada. Por mais que seja momentâneo (pois o anime terá uma segunda temporada já confirmada), a pausa está na sua porta de entrada e, com isso, a minha humilde pessoa está para encerrar esta empreitada, junto da companhia da nobre amiga Nayara.

Todos os comentários anteriores no blog parceiro Alchemist Nany

Sendo conhecida a essência da causa, é chegado o momento de se apreciar os comentários referentes ao último episódio desta obra. Houveram problemas de todos os segmentos possíveis para a execução deste trabalho, deste pessoais até os mais técnicos. Mas a recompensa chegou. E com ela, vem junto toda a motivação necessária para que você não apenas curta este post (paralelo ao blog parceiro Alchemist Nany), como principalmente venha à se preparar para o que virá pela frente.

Tenha uma boa leitura.

Mahou Shoujo Lyrical Nanoha Vivid #12 (Final)
"O significado do resultado!"

O logo da obra.
Pontos de interpretação...

Antes de tudo, um ponto tem de ficar bem salientado aqui, nobre visitante. Se a nova temporada deste anime não tivesse sido previamente anunciada, possivelmente este seria um dos piores últimos episódios exibidos até aqui, em 2015. Isto é fato, uma vez que o décimo segundo capítulo de Nanoha Vivid limitou-se à ser um ponto de ligação entre uma poderosa batalha (no episódio anterior) e as lutas de igual tolerância que se seguirão (mais adiante, no novo cour de Nanoha Vivid). É necessário que isto fique bem claro, pois influenciou tanto na avaliação deste capítulo em especial como também na média final do anime em si.

Passadas as explicações necessárias, é chegado o momento de se falar das partes mais positivas presentes neste final de cour para Vivio, Einhart e companhia. Em si, o nome do episódio foi deveras sugestivo e aprazivelmente ligado aos eventos nele contidos, pois o real significado de todas as lutas tem uma palavra como definição. O termo para tanto atende por amizade. Como se trata de um torneio de caráter amistoso, onde existem rivais mas inexistem inimigos, a maior parte dos os embates realizados até aqui finalizaram com novas alianças sendo criadas, ou ao menos com antigos vínculos sendo bem fortalecidos.

Primando por tal ideia, o final do confronto entre Einhart e Corona iniciou este capítulo do anime com brilhantismo, mostrando justamente que grandes amizades podem ser provenientes das situações mais inusitadas (ou complicadas) possíveis. A pureza de ambas nas falas resumiu bem todo este ideal. Além disto, o ponto das rivalidades também foi ressaltado muito bem, com a aparição de uma pequena bruxa no torneio (dona de um poderoso ataque psicológico) e das menções para os embates que virão nas próximas fases deste Torneio Interescolar. Nanoha Vivid promete, desde agora, fortes emoções na sua sequência.

A preocupação da Einhart...
...foi também o alívio da Corona.
No que tange ao enredo em si, mais batalhas foram mostradas. Personagens como a Lutecia, representante em bom nível de Mahou Shoujo Lyrical Nanoha Strikers, apresentou para todos na arena de combates o seu estilo de luta mágica e, seguramente, ela figura como uma das grandes favoritas para chegar às finais e abiscoitar o grande prêmio. Ela não está sozinha nisto, pois a lista é deveras extensa. Mas a ideia é válida e, com novas rivalidades à caminho, tudo se torna ainda mais possível.

Tecnicamente, o último episódio de Nanoha Vivid manteve a escrita de todos os demais deste anime. Se isto é bom ou ruim você decidirá depois, após ler os comentários sobre a obra em um todo mais à frente. Mas aqui pode ser adiantado que nas lutas a animação fluiu de maneira impecável. O ponto forte deste título esteve longe de ser a trilha sonora, mas inegavelmente tal característica teve atuação distinta e elogiável neste capítulo de encerramento.

O lado emocional, aquele identificado como fã incondicional, deu nota máxima para este episódio. Já a parte mais crédula e responsável pela avaliação sucinta acabou atribuindo uma nota diferenciada, ainda assim de grande peso. Mahou Shoujo Lyrical Nanoha Vivid encerrou-se deixando no ar uma premissa bem agradável para a sua sequência. O Torneio Interescolar está longe do seu final e, para todas as vertentes, isto basta para se crer em um cour ainda mais precioso do que este acabou sendo.

E o anime irá por mais, certamente...

A conversa durante o episódio...
Com direito aos surtos!

Alguém se esforçou muito por aqui...
Carlírio: Eu falei que a Einhart é demais. E o episódio começou com o flashback digno.
Nayara: Eu vou chorar! Não quero me despedir de Nanoha Vivid!
Carlírio: A Einhart é uma rainha! Ela foi levantar a Corona e cumprimentá-la pela ótima batalha. Vejam só.
Nayara: É o poder da amizade! É só o início do episódio, mas acredito que já posso dizer que esta cena foi uma das mais fofas dele. Mais que adversárias de um combate, Einhart e Corona são amigas.
Carlírio: Isso está errado. Após uma luta de tão grande impacto, a Corona tem apenas um curativo no rosto. Mas, como?
Nayara: Poxa, Carlírio, tinha uma faixa no braço dela também! Entretanto, ter tão poucos ferimentos só prova que Corona-ojou-sama é forte, assim como a Otto disse!
Além de destacar os laços de amizade, esse episódio já começou bem ao dar espaço para o relacionamento entre mestra e discípula com Nove e Otto consolando a Corona.
Carlírio: E a Corona estava com mais faixas no corpo. Falhei no comentário anterior.
Nayara: Lutecia! Lutecia! Lutecia! Lutecia! Lutecia! Não tem esta parte no mangá, mas não tem problema! Vai, Lu-chan! Vai, Lu-chan! Vai, Lu-chan! E meu Deus, o OTP é o que está no time de apoio dela! Erio e Caro forever!
Carlírio: Não! Corta para a luta! Corta para a luta!
Nayara: Por que raios foram interromper a luta da Lu-chan? Porém, tudo bem, Victoria contra Sieg é puro amor e muito válido de mostrar. Ambas são lutadoras apelativas e em combate são completamente sem piedade, diferente da verdadeira personalidade delas que mostram ser carinhosas. Mas cadẽ a Lu-chan? Queremos porrada!
Carlírio: A Lutécia não teve a mínima dificuldade na luta dela. Mas, a rival dela lá está...
Nayara: Alguém tava com saudade de Nanoha The White Devil? Livro das Trevas? Uma bruxinha apareceu pra tomar o lugar deles...

Momento das conversações...
Carlírio: E essa bruxinha é perigosa...
Nayara: O que será que ela vai aprontar nos próximos episódios de Vivid? Fez até o técnico jogar a toalha do outro lado do ringue! Mas diferente dos animes anteriores da franquia em que as lutas determinavam o destino de um planeta, em Vivid as lutas são meramente um esporte, em que alguém tem que perder e alguém tem que vencer. Isso ficou ainda mais explícito durante o diálogo entre Nove e Einhart, pois se antes as lutas Velka traziam morte e tragédia, a perda de uma batalha em um torneio não representa o mesmo impacto porque sempre haverá uma nova oportunidade, o próximo ano, o próximo campeonato.
Einhart já mostrou amadurecimento, mas ainda não se desligou totalmente do passado de seu ancestral Claus. E oh my fucking God! Que fofa a Cronoa dizendo que vai torcer para a Einhart ganhar todas as lutas! [risos descontrolados]
Carlírio: Estamos plagiando Yu-Gi-Oh! aqui...
Nayara: Com certeza, vamos vencer! Vivio, Rio e Corona são muito fofas!
Carlírio: Rio e Corona são eternamente fofas e olhe quem a Einhart enfrentará. Que digno!
Nayara: Quando falei que se adaptassem só um cour não veríamos as melhores lutas era disso que tava falando! Einhart contra Sieg vai ser demais, mas uma pena que só veremos mais para frente, assim como Vivio contra Miura! Não, Nanoha Vivid não pode acabar! Volta com o meu mahou shoujo de porrada, por favor!

Momentos...
Clique nas imagens para vê-las em tamanho real...


"A Lutecia esteve pronta para o combate, também."


"Reencontros amigáveis..."


"O vislumbre na batalha!"


"Uma pequena bruxinha entre as magas do torneio..."


"Após o duro embate, a Einhart ganhou toda a atenção e devoção da Corona..."


"Efeito surpresa!"


"Parece que toda a torcida valeu a pena, meninas..."


Mahou Shoujo Lyrical Nanoha Vivid
Episódio #12 (Final) - "O significado do resultado!"

*** avaliação final (do episódio): 4,0 pontos de 5,0 possíveis ***

Como se saiu o anime...
Avaliação final!

Sorrisos para todos os fins.
Vendo todos os pontos possíveis...

Mahou Shoujo Lyrical Nanoha Vivid poderia ter sido um grande marco para a franquia. Após tantos anos sem uma continuação após o fim da série Strikers, o fandom de Nanoha e companhia sofreu com uma grande queda de participação dentro do mesmo. Isto era algo esperado e natural. Por muitas vezes, a minha pessoa imaginou que esta obra, estrelando a dupla Vivio e Einhart, poderia ter uma serventia ainda maior do que a que foi vista, pois abraçar a causa da franquia no todo seria ótima não apenas com citações, mas também com flashbacks pontuais e precisos das aventuras de todo o elenco antigo nas séries passadas. A obra, em si, deveria ter tido tal foco.

Infelizmente, Nanoha Vivid falhou neste ponto em especial. Se a obra teve o ideal de chamar a atenção do público atual para assistir as séries anteriores, a execução para que este objetivo tivesse êxito sequer saiu da pasta de projetos, literalmente. Em nenhum momento o anime se preocupou com isso, beirando a falta de importância para a causa citada. Isto é algo para se lamentar. Sequencialmente, este anime apresentou uma grande e temida inconsistência em sua parte técnica, mais precisamente na animação. Em alguns momentos, houveram partes de certos episódios cujos trabalhos beiraram o amadorismo. A franquia Mahou Shoujo Lyrical Nanoha merece muito mais atenção do que a que foi mostrada em sua atual obra.

Estes foram, seguramente, os maiores pontos negativos do anime durante toda a sua exibição. Por sorte, os pontos positivos foram bem maiores. Começando pela atuação de cada seiyu (dublador) desta obra, que não se limitaram a incorporam suas respectivas personagens. Na sequência, a mesma parte técnica (que foi mal citada no parágrafo acima) sobressaiu-se onde não poderia falhar sob nenhuma hipótese, ou seja, durante as lutas. Cada combate parece ter recebido uma atenção à parte, aquele cuidado especial, seja na movimentação, no desenho e também no uso de cores. Fui tudo muito vívido e simplesmente fantástico.

O enredo e sua execução, em si, foi classificado por este humilde blogueiro como um ponto positivo. Contudo, isto foi perceptivelmente um fator de franca divisão em Nanoha Vivid. Quem esperava pelo dito shoujo-ai e/ou yuri ganhando força e esplendor neste título, deve ter tido uma grande decepção. Logicamente, este anime já dava amostras de que não teria tal caraterística como foco, mas a crença ainda existia e se acabou não sendo realizada. Agora, quem esperava por grandes lutas e combates, com certeza se sentiu extremamente realizado neste título em pauta. A minha pessoa se sentiria feliz de ambas as formas, então neste ponto a obra foi de amplo agrado.

Em si, Mahou Shoujo Lyrical Nanoha Vivid acabou sendo merecedor do selo de obra recomendável pelo NETOIN!. Tudo que foi descrito ao longo de cada post deste anime, desde abril, contribuiu para tal conclusão. A obra soube agradar bastante, mesmo com o pesar de seus pontos negativos duramente citados. Não serviu à todos os propósitos, mas a sua execução na maior parte foi honesta. Desde agora, a minha pessoa fica na espera pela nova temporada desta obra, com total seguridade.

Aguardar é preciso...


Mahou Shoujo Lyrical Nanoha Vivid
Temporada abril'2015 - Total de doze episódios

*** avaliação final do anime: 7,0 pontos de 10,0 possíveis ***


Nobre visitante, tanto o NETOIN! como Alchemist Nany agradecem à você
por ter acompanhado esta aventura lírica desde o seu início, em abril.
E se faz lançar um convite já neste momento pois, assim que esta
obra tiver a sua nova temporada se iniciando, o trabalho em conjunto
voltará com força revitalizada e total, com toda a dignidade possível.

Isto é Mahou Shoujo Lyrical Nanoha Vivid.


"O trabalho continuará na nova futura temporada de Nanoha Vivid!"

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]

2 comentários:

  1. Olá, como comentei lá no blog da Nany, foi um episódio "sem cara de final", deixando a impressão de que sequer faria pausa, um episódio "normal"... totalmente normal D:

    No fim, Nanoha Vivid não chegou com aquela força esperada pelos fãs, mas foi bem agradável poder assistir algo novo de Lyrical Nanoha, depois de tanto tempo :3
    Nessa segunda parte em outubro(?) acredito que teremos um ritmo maior, com mais ação etc, torcer pra voltar com tudo! (e sem erros)


    ps: Nanoha Vivid faz uma pausa, mas a página continua, kd você lá participando?
    https://www.facebook.com/LyricalNanohaBrasil vem! xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Infelizmente, eu não alimento muitas esperanças no que tange a um desenvolvimento mais acentuado (tecnicamente) da obra...

      Mas, com certeza, ficarei feliz se Vivid continuar com este enredo tão cheio da dócil "magia lírica".

      Grato por sua visita, rapaz.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!