Em pauta!

quarta-feira, setembro 23, 2015

[Fim de Temporada] Akagami no Shirayuki-hime

A obra da vez.
Algo próximo do impecável...

Akagami no Shirayuki-hime teve um início despretensioso, no que se refere aos seus quatro ou cinco minutos iniciais do primeiro episódio. O que se viu na sequência foi uma boa história em plena formação, com personagens dignos (tanto os protagonistas como também os secundários), uma ambientação bem trabalhada e um visual de simplesmente fazer com que aquele sorriso sincero sempre viesse à tona na face de minha pessoa. Um anime que mostrou ter brio, uma direção competente e um nível de carisma bem considerável.

Foram doze episódios nos quais o sentimento foi uma vertente, porém distante de ser o único alicerce de sustentação deste anime. Uma inicial busca de fuga fez com que a jovem Shirayuki descobrisse um novo rumo para a sua vida, especialmente após ter conhecido acidentalmente um rapaz de nome Zen. O que parecia ser uma obra ao acaso foi se convertendo, aos poucos, em algo que iria além de apenas uma conduta entre amigos. O primeiro episódio, em si, já havia mostrado quem era realmente o moço que acolhera a fugitiva do reino vizinho. Muito mais do que isto, tinha deixado em evidência que nesta obra a palavra "valor" possuiria um significado mais amplo do que se poderia especular.

Na medida em que os episódios eram exibidos, Akagami no Shirayuki-hime foi mostrando os pontos fracos do elenco e, paralelamente, o crescimento do mesmo mediante as mais diversas ocorrências. Certas temáticas de respaldo foram também citadas e trabalhadas no decorrer deste anime, estando entre as quais o preconceito de classes sociais, a desconfiança e as vertentes do sentimento humano. Tudo isto foi sendo dosado e explanado a cada capítulo, sem nenhum tipo de sobre-passo ou algo que pudesse tirar o sentido dos eventos em desenvolvimento.

É válido aqui ressaltar, de maneira intuitiva, o quanto que a Shirayuki mostrou ser uma pessoa forte, com ímpeto e muito humilde. Ela foi uma protagonista digna de elogios, enfrentando os desafios do cotidiano de frente e buscando vencê-los dentro de uma perspectiva coerente e saudável. A moça, detentora de belos cabelos vermelhos e quase uma mestra herborista, mostrou possuir uma afinidade notável com os seus sentimentos mais profundos, além de ter um grande senso de justiça no seu comportamental. Realmente, uma moça cativante e carismática. Não muito diferente era o jovem Zen, dotado de grande senso comum e totalmente contrário à qualquer tipo de injustiça. Ele percebera, na Shirayuki, alguém com quem poderia realmente se abrir em sua vida e lhe acompanhar em todos os momentos da mesma. A segunda metade do anime mostrou bem que ele não está imune aos conflitos sentimentais internos (o ciúme básico está nele presente), mas o jovem príncipe é mesmo mais protagonista de alto respeito nesta obra.

O olhar penetrante da Shirayuki...
É importante lembrar que o último episódio deste anime pouco acrescentou à trama em si. Akagami no Shirayuki-hime evidenciou, assim, que seu objetivo com estes doze episódios foram totalmente cumpridos, indo desde o contato inicial da dupla de protagonistas até deixar claro que o sentimento entre ambos é o amor mais puro e respeitoso que existe, fortalecido massivamente após ter passado por algumas provações. Convém destacar que o fluxo de enredo existiu, mas alguns capítulos acabaram mostrando carecer de uma ocorrência à mais, algo que instigasse a curiosidade ou fizesse um apontamento mais aguçado no envolvimento do elenco. Isto caracterizaria a perfeição no anime, caso viesse à tona.

Com a segunda temporada anunciada há algumas semanas (para janeiro'2016), este anime provavelmente deverá elevar o grau de seu enredo na citada sequência. Aceitando como verídico o fato de que esta temporada teve as apresentações como sustentação, é possível imaginar que a continuação do título em pauta deverá apresentar mais elementos de atenção, incluindo nisto algum conflito (necessário para a elevação da obra em si). De toda a forma, pode-se afirmar categoricamente que as aventuras de Shirayuki e companhia acabaram sendo uma ótima experiência, em um ano no qual os shoujo animes realmente têm sabido despontar positivamente.

Tecnicamente, o estúdio responsável pelo anime fez um trabalho digno de muitos elogios. O visual da obra pode ser mensurado como o mais bonito da temporada e um dos mais bem apresentados de 2015, tanto pelo desenho dos personagens como (e principalmente) pela sua ambientação vívida, caprichada e atraente. O uso das cores salta aos olhos com extremo vigor, tanto quanto os mínimos detalhes presentes em cada episódio. Na parte acústica a obra não acabou se sobressaindo tanto quanto no visual, mas é inegável aqui ressaltar que tal característica acabou combinando perfeitamente com a sequência do enredo. Uma sensível harmonia.

Não basta apenas a recomendação positiva. Akagami no Shirayuki-hime mostrou ser um verdadeiro prêmio para a temporada de julho'2015, por tudo que foi descrito neste post e muito mais. O anime poderá consolidar um espaço merecido no conjunto de obras com destaque, neste ano. É uma obra que não preza unicamente o capricho visual, mas também pela qualidade do elenco e enredo. E isto, no todo, é digno o bastante dos mais sinceros aplausos.

Avante sempre...


"Um belo exemplo de vilão que é o herói..."


"O sentimento existente..."


"O sorriso final..."


Akagami no Shirayuki-hime
Estúdio: Bones  /  Temporada: julho'2015


* avaliação final do anime: 9,0 pontos de 10,0 possíveis *


"Uma demonstração de carinho quase única..."

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

10 comentários:

  1. Com certeza um dos destaques dessa temporada os Shoujos desse ano vem me cativando mais e mais e esse anime com seus personagens bastante carismáticos e com seu clima leve me ganhou um bom passatempo, aguardando a segunda temporada já confirmada.
    Meus personagem em Destaque dessa série é a própria Shirayuki que além de linda e corajosa em momentos importantes se mostrou uma protagonista digna.
    E espero que o enredo dele cresça bastante e que trabalhe mais os Antagonistas na segunda temporada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Akagami no Shirayuki-hime deixou uma marca muito positiva nesta temporada. O anime soube agradar de diferentes maneiras e modos, sem nem um sinal de "barra forçada".

      Tudo se encaixou bem harmoniosamente na obra. Com isso, já estou ansioso para acompanhar a continuação de tal em janeiro de 2016.


      Até mais!

      Excluir
    2. Quando vai lançar a 2 temporada?

      Excluir
    3. Saudações


      A segunda temporada de Akagami no Shirayuki-hime foi exibida entre janeiro e março de 2016, nobre.

      Mas, se tu faz referência a um texto aqui, planejo o mesmo para breve.


      Até mais!

      Excluir
  2. ^^, concordo justamente com suas sabias palavras.

    ResponderExcluir
  3. Alguem sabe quando vai lançar a 3ª temporada??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Nobre Letícia, seja bem-vinda ao blog.

      Infelizmente, não existe quaisquer previsão para uma terceira temporada deste anime.


      Até mais!

      Excluir
  4. Eu encontrei recentemente esse anime, amei demais de verdade, mas eu queria saber quando haverá a terceira temporada?? Pois eu vi que tem algumas que precisa ser presentes, tipo a declaração de Zen. Mas por favor quando terá a continuação??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Infelizmente, não existe - desde que o anime encerrou - nenhum anúncio oficial de que o mesmo receberá uma nova temporada, apenas chamadas extra-oficiais ou especulativas.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!