Em pauta!

domingo, setembro 20, 2015

[Fim de Temporada] Baby Steps 2nd Season

A chamada da vez...
Faltou um melhor trato na obra...

Se existe um anime que soube manter todo e qualquer escopo mostrado em sua temporada anterior (abril e julho de 2014), este é Baby Steps. A continuação deste anime, por sinal, não apenas apresentou tal características como também manteve (feliz ou infelizmente) todos os pontos positivos e negativos já conhecidos, sem aumento ou diminuição em nenhum destes.

Focado no amadurecimento do protagonista Maruo Eiichirou como atleta e também no seu lado mais pessoal, Baby Steps 2nd Season começou com o rapaz finalizando os seus treinamentos nos Estados Unidos e encerrou, de maneira bem positiva, com as finais do Torneio de Kanto, que valia preciosas vagas para o Torneio Nacional Japonês. Pode-se dizer que, sobre o enredo, o anime soube sobressair-se. Se em 2014 a obra usou e abusou de análises e conceitos técnicos do desporto em pauta, nesta sequência tudo isto foi direcionado para o ponto de vista do protagonista em si.

O lado atleta do jovem Maruo teve excelente consistência, foi bem trabalhado e, por mais que os episódios do Torneio de Kanto possam ter sido muito lentos em uma perspectiva básica, a verdade é que cada evento inerente à tal teve um trato condizente e justo. Os treinamentos que antecederam tal competição foram tão valorosos quanto, com direito à Takasaki Natsu ter uma participação das mais importantes no anime, não apenas auxiliando o protagonista como mostrando mais de seu lado pessoal.

Vale lembrar que ela, Natsu, foi o ícone máximo de simpatia neste anime. Não apenas pelos seus sentimentos, mas também pela maneira que a moça mostrou possuir para lidar com as mais diferentes situações, incluindo nisto os eventos solo com o Maruo. Outros tantos personagens mereceram amplo destaque, incluindo nisto grandes adversários que o citado rapaz teve (como o Nabae Yuu). Princípios de inimizades logo foram apaziguados por momentos de plena sensatez na obra (que podem ter soado, para muitos, como forçados). Baby Steps 2nd Season preferiu seguir adiante pelo aprendizado e não por envolvimentos mais poderosos entre membros do seu elenco.

Maruo em um momento de tensão...
Se por um lado o enredo mostrou manter os pontos positivos da temporada antecessora (acrescidos de ótimas partidas), no outro extremo o anime também manteve os dados técnicos aquém de quaisquer expectativa. Pode soar abusivo e até exagerado isto mensurar, mas Baby Steps 2nd Season foi uma obra que realmente mereceu um trato melhor em seu visual, na sua acústica e na animação em si. Eis um exemplo de título que, infelizmente, não mostrou muita progressão em tais características.

A abertura teve mudanças esperadas em seu prosseguimento animado, mas a música foi a mesma de 2014, o que pode acabar entrando como ponto negativo. Os cenários, embora polidos, estavam sendo apresentados de maneira tão simplória quanto na temporada antecessora. A animação dos personagens, em certos momentos, não parecia muito condizente com o que os eventos faziam propor (sem mencionar as falhas em detalhes como os olhos e as proporções corporais). A OST, embora não seja ruim, também não possui nenhum elemento que venha à te fazer vibrar com a obra em andamento. Tecnicamente, a atuação dos seiyuus é que manteve o ótimo trabalho mostrado em 2014. Nos demais pontos, como os citados anteriormente, o anime poderia ter se sáido um tanto melhor.

Fazendo um justo balanço de tudo que foi aqui descrito, Baby Steps 2nd Season merece uma recomendação positiva. O anime, embora tenha ficado abaixo de seu potencial nos dados técnicos, mostrou um enredo bem trabalhado, sustentado por momentos deveras interessantes, partidas chamativas e um elenco de personagens que conseguiu exalar muito carisma. Existem inúmeras obras que possuem excelente qualidade técnica e baixo nível de história e personagens e, fazendo valer o ditado "há males que vem para bem", a obra em pauta seguiu o caminho contrário de tal frase.

Nobre visitante, caso não tenhas assistido ainda este anime, ele realmente vale a conferida. Não é uma obra esplendorosa e dificilmente será lembrada por muito tempo, mas chama a atenção positivamente nos pontos de impacto e, dentro do gênero esportivo, merece muito a menção honrosa de bom nível.

Siga em frente, Maruo!


"Nabae, o experiente adversário nas quadras de tênis..."


"Maruo, o jogador 'normal', pronto para a ação..."


Baby Steps 2nd Season
Estúdio: Pierrot  /  Total de episódios: 25
Temporadas: abril'2015 e julho'2015

* avaliação final do anime: 6,5 pontos de 10,0 possíveis *


"Até aonde o Maruo anseia chegar..."

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!