Em pauta!

quarta-feira, dezembro 22, 2021

[N! 15 Anos] Uma festa simples, mas sincera!


Uma festa simples...

O início deste texto especial será com uma opinião direta para você, nobre visitante, que visita esta humilde casa na internet, cujo décimo quinto aniversário se comemora de maneira oficial nesta data. E tal linha reta na mensagem a ser passada pode ser resumida na palavra orgulho. Decididamente, a minha pessoa possui este sentimento quando se fala do Netoin!, desde a sua criação totalmente descompromissada em dezembro de 2006 até o presente momento, no qual ocupações e ações de ordem maior fazem com que este blog tenha uma redução no número de posts mensais.

Quinze anos é um período mais do que considerável, principalmente ao se levar na mente tudo que a minha pessoa tentou realizar e conseguiu concretizar, de fato, com a simples e honrosa existência deste pequeno espaço na grande rede mundial de computadores. Disparadamente, a maior realização está na palavra amizade. Graças ao Netoin!, amparado pela temática da animação e cultura japonesa como alicerce, este humilde blogueiro pôde conhecer inúmeras pessoas - de diferentes partes do Brasil - cujo apreço pelos animes e mangás convergiram aprazivelmente, como ocorrido em 2011 e 2012, por exemplo. A experiência com um anime em 2013 também serviu para este propósito. E ainda tem as amizades virtuais, mas tão importantes como as presenciais, que originaram-se desde meados de 2007, passando por 2011 e sendo uma vertente até os dias atuaisAqui têm-se pontos de orgulho.

E quando se fala de pessoas, muitas coisas aconteceram ao longo desta década e meia de vida do Netoin!. O blog serviu tanto de gatilho, como também de estopim, para que grandes amizades viessem à tona. Neste caso, fala-se majoritariamente dos nobres que não possuem sites e/ou blogs sobre animes e mangás, ou que ao menos não os tinham nas épocas em que os primeiros contatos foram estabelecidos. Para este escopo, o ano de grande impacto de 2013, pois foi nele que uma amizade se formou graças a comentários no blog, enquanto outra se deu graças a um contato com uma digna artista, que mais tarde escreveu sobre Pretty Cure neste blog, e ambas conversaram pela primeira vez em um post escrito pela primeira delas citada. Antes disto, em 2012 este humilde blogueiro foi convidado para ingressar em um grupo que buscava levar adiante trabalhos com contos e desenhos pela internet, o que foi uma experiência extremamente válida e bem-vinda. Outros pontos de orgulho foram aqui citados.


Quando este humilde blog cravou a palavra orgulho como alicerce do presente aniversário, não foi uma obra ao acaso. Nos dois parágrafos acima, foram exemplificadas grandes amizades que surgiram com o Netoin!, direta e/ou indiretamente, e que se mantém até hoje. A partir deste momento, o post retrará algo mais restrito ao blog aniversariante em si. Leve em consideração que quinze anos é um período no qual muita coisa aconteceu, dentro e fora do âmbito central que serve como alicerce deste espaço na internet. E nada melhor do que ressaltar todas as experiências possíveis que ocorreram durante esta uma década e meia, repleta de histórias e com direito a muito aprendizado. Sim, um blog sobre animação e cultura japonesa pode, também, proporcionar experiências acerca deste tópico.

No sétimo aniversário do Netoin!, em 2013, ocorreu a única vez - até hoje - em que o blog realizou um sorteio entre os seus visitantes. Esta campanha tinha um slogan, nomeado como "Sete anos do Netoin! com presente para mim". Na época, o mangá Aventuras de Menino e a primeira edição brasileira de Shingeki no Kyojin foram os alvos das pretensões dos participantes, cujos contemplados foram conhecidos em sorteio transmitido ao vivo em 17 de dezembro do citado ano, cujo post publicado na data seguinte destacou o sorteio como um grande evento para a história do blog bicolor. Lembrar deste evento é algo que trás, consigo, mais do que nostalgia para este humilde blogueiro. É bem verdade que algo assim poderia ter sido feito agora, em 2021, mas honestamente oportunidades melhores para tanto poderão aparecer no futuro.

Uma ação que a minha pessoa sempre gostou de fazer, com o passar dos anos, foi tratar os blogs parceiros com imenso respeito e admiração. Não à toa, o apelido de "Padrinho da Blogosfera" acabou surgindo graças às ações ligadas com tais parcerias. Por vezes, o sentimento era tão grande, que a resposta para os mesmos ia muito além do que qualquer ideia original existente em sua época. Para exemplificar, em fevereiro de 2015, o Netoin! publicou um post de homenagem sobre o quinto aniversário do eterno e ilustre parceiro Elfen Lied Brasil e, entre as reações da Roberta Caroline (a Beta Blood) e a resposta publicada em seu próprio blog, a minha pessoa pôde notar que estava em um rumo muito satisfatório e digno com este humilde espaço na internet.


Um trabalho bacana que ocorreu entre 2013 e 2016, mas que desde 2017 não mais tem se repetido por diferentes razões, está na participação de várias pessoas nas festividades do Netoin!, no que tange aos aniversários comemorados no referido período. Tratavam-se de amigos com ou sem blog, e até mesmo visitantes do Netoin!, que faziam guest posts com todo o carinho, contribuindo assim para as festividades bicolores. Exemplos de grandes trabalhos não faltam, até porque todos foram muito especiais, cada um a sua própria forma. Mas apenas para citar alguns, vocês podem visualizar o texto sobre a Yui Horie publicado em 2016, ou então um trabalho sobre as visual novels yuri publicado também em 2016. Houve também espaço para uma análise caprichada da obra Aishiteruze Baby em 2015, além da grande paixão ao anime Major devidamente enaltecida no mesmo ano. Para encerrar as exemplificações desta temática, em 2014 um post bem interessante sobre o contexto de fandom fez parte das comemorações do Netoin! naquele ano.

Com base em tudo que tu leu até aqui, nobre visitante, é bem notório averiguar o quanto o significado de orgulho transborda na mente e no coração deste humilde blogueiro. É bem verdade que o Netoin! nunca foi um blog a figurar no top de lista dentre os portais brasileiros sobre animação e cultura japonesa, e almejar isto tenderia a ser bem arriscado. Mas, tal como foi comentado no Twitter junto aos parabéns pelo presente aniversário deste espaço na internet, além de ter sido ressaltado um ponto de curiosidade com a idade do blog bicolor na sequência, quinze anos é uma vida. No alto teor da palavra e sendo guardadas as devidas diferenças, é a idade de um filho adolescente em xeque. Em 2006, nunca se imaginava que este humilde blog chegaria a tão longo período de atividades e, entre momentos nos quais este mesmo blog quase encerrou-se ou entrou em longa pausa, a verdade é a satisfação e a alegria por este momento de comemorações enaltece-se grandiosamente.

A minha pessoa queria muito ter se dedicado mais aos quinze anos do Netoin!. Era para ser algo grandioso desde a sua essência mais básica. Contudo, as ocupações de momento - entenda-se como trabalho, casa e universidade - merecem por direito serem tratadas como prioridade. Este blog bicolor jamais será levado ao limbo na mente e no coração deste humilde blogueiro. É bem provável que, em algum momento no futuro incerto, o Netoin! venha a parar, sendo isto inevitável. Mas, por agora, comemorar o aniversário deste blog é o que realmente importa e assim deve se seguir.

Grato a você pela leitura, nobre visitante...


"Um jeito diferente de apreciar a cultura japonesa..."

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ netoin15anos ]

2 comentários:

  1. Olá, Carlírio!!!
    Primeiro... Feliz Natal! hehehe
    Segundo... Parabéns pelos 15 anos de Netoin!!!
    Essa é uma longa jornada de blogagem e que você pode ter certeza que foi feita com muito respeito, carinho e cuidado. Obrigada por suas palavras sempre gentis e sua paciência. É muito merecido o apelido de "Padrinho da Blogosfera"!
    Que o Netoin continue comemorando vários aniversários e trazendo esse olhar sempre crítico, educado e gentil na nossa comunidade otaku. Obrigada por existir! \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Primeiramente, Kimono, peço desculpas sinceras na demora em responder ao seu comentário.

      E sequencialmente, tu foi a única que comentou aqui. Ao mesmo tempo em que fiquei contente, me entristeci. Feliz, claro, de ver que alguém opinou com sinceridade sobre o aniversário do blog. Triste, porém, em notar um fato que sempre cismei em ignorar ou, pelo menos, não ser tão invasivo quanto ao mesmo, estando o mesmo no ponto de que poucas pessoas ligam para o que aqui escrevo.

      De momento, vou me ater mais a parte feliz do que a triste, nobre Kimono. Novamente, muito obrigado pelas suas palavras.

      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!